Da Redação – A Secretaria de Saúde e Higiene avança com o Prontuário Eletrônico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Ribeirão Pires. Esse sistema permite eficiência nas consultas de exames e na oferta de medicamentos pela Internet. Aos munícipes, que podem acompanhar esse andamento, fica mais fácil fiscalizar o Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é que mais de 50% da população já tenha seu atendimento verificado no sistema de controle até o final do ano.
As salas de vacina das UBSs eram cadastradas manualmente até o primeiro semestre de 2016. Com o avanço da informatização, as unidades ganharam computadores que passam a usufruir de um programa online para o cadastro digital. Até o final do ano, todos os postos de saúde deverão adotar o Prontuário Eletrônico. Dessa forma, cada gestor reportará as necessidades daquela cidade ao Ministério, que avaliará cada caso para providenciar a estrutura para a transmissão dos dados.
e-SUS – O Sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão é destinado a municípios cujas Unidades Básicas de Saúde são informatizadas, possuem algum grau de conectividade e contam com profissionais capacitados para apoiar sua implantação. A versão inicial do software desta modalidade com prontuário eletrônico, é conhecido como e-SUS/AB PEC.
A ferramenta inclui cadastro dos indivíduos no território; gestão da agenda dos profissionais; acolhimento à demanda espontânea; atendimento individual; e registro de atividades coletivas. A versão seguinte do sistema já prevê inclusão de outras funcionalidades como abordagem familiar; controle de imunização; prontuário de saúde bucal; gestão da lista de espera de encaminhamentos; gestão do cuidado a doenças crônicas; além de integração com Telessaúde e geração de relatórios dinâmicos. Também será possível monitorar pacientes faltosos e realizar controle de medicamentos e exames pelo computador.
Nenhum comentário on "Prontuário Eletrônico amplia eficiência na Saúde de Ribeirão Pires"