Invenções de Leonardo da Vinci e novas tecnologias são temas de recuperação para alunos de Mauá

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Da Redação – O paraquedas, o tanque de guerra, robô tamborilador, aparelho para mergulho submarino, a asa-delta e até a bicicleta foram algumas das principais invenções de Leonardo da Vinci. Quase 500 anos após sua morte, as criações do artista têm servido para recuperar o conteúdo perdido e para desenvolver habilidades dos alunos da rede estadual de ensino.

O projeto “O homem e a máquina” foi criado pela Diretoria Regional de Ensino de Mauá para os estudantes das salas de recuperação intensiva de ciclo e envolve quatro disciplinas – português, artes, história e geografia. “O mais gratificante é observar que cerca de 80% dos alunos que participaram deste projeto já apresentaram uma significativa melhora na AAP (Avaliação de Aprendizagem em Processo) ”, diz a professora-coordenadora do núcleo pedagógico de língua portuguesa, Rosemeire França.

Os professores-coordenadores do núcleo pedagógico passaram nestas classes de 14 escolas da D.E para identificar defasagens de aprendizagem e, então, pensaram num tema que suscitasse o interesse de jovens e que possibilitasse o desenvolvimento de habilidades não alcançadas.

Durante todo o 1º semestre os professores trabalharam com alunos do 6º e do 9º ano o desenvolvimento de leitura e escrita, o estímulo do desejo de aprendizagem, a necessidade da pesquisa a leitura de diferentes linguagens. A releitura da obra Monalisa e até uma encenação teatral do quadro “A última Ceia”, de Leonardo da Vinci, foram algumas das atividades que os alunos desenvolveram. Ao término do projeto, os professores envolvidos apresentaram um seminário no Senai sobre os resultados obtidos. Neste segundo semestre, o projeto segue em outras escolas da Diretoria de Ensino.

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