Rede de saúde de São Bernardo recebe cinco novos médicos cubanos

559 0

Da Redação – Cinco novos profissionais do Programa Mais Médicos chegaram a São Bernardo nesta quarta-feira (5) para preencher vagas existentes em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os profissionais vieram de Cuba e, após duas semanas de capacitação na rede municipal de saúde, iniciarão o atendimento à população.

Jorge Alvarez Mesa, Ismelis Aldama Hernandez, Maria Luisa Rodrigues Gongora, Mirna Judith Rondon Dinza e Orlando Miguel Liceia Estrada, todos médicos generalistas, foram recepcionados pela secretária de Saúde, Odete Gialdi. A maioria já tem experiência em participar de missões no Exterior, tendo trabalhado no Haiti e na Venezuela.

Antes de viajarem para o Brasil, os médicos receberam, durante um mês, orientações de técnicos do Ministério da Saúde sobre a política de saúde no Brasil e também tiveram aulas de português.

Odete Gialdi explicou a eles que, antes de iniciarem o atendimento à população, passarão por um processo de capacitação para conhecerem como é o funcionamento da rede municipal, os protocolos médicos e o fluxo de trabalho, entre outras informações para se adaptarem mais facilmente ao novo local de trabalho. Também irão visitar algumas UBSs, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), serviços especializados e os hospitais municipais. A previsão é que comecem as consultas no dia 17, inicialmente com o apoio de outros profissionais.

“A exemplo do que ocorreu com os outros médicos estrangeiros que vieram trabalhar no município, certamente vocês serão muito bem recebidos pelas nossas equipes e pela população”, enfatizou a secretária.

Para a diretora do Departamento de Atenção Básica, Isabel Fuentes, a barreira da língua será rapidamente superada: “A avaliação dos conselhos gestores das nossas unidades básicas é muito positiva. Há muita aceitação por parte dos usuários, e o entrosamento deles com as nossas equipes de saúde tem sido muito bom”, disse Isabel.

Desde setembro de 2013, São Bernardo conta com profissionais do Programa Mais Médicos — 39 profissionais foram contratados desde então para atuarem na rede básica do município. No segundo semestre deste ano, porém, seis profissionais se desligaram do Programa e a Prefeitura aguardava a reposição desses profissionais pelo Ministério da Saúde. Outro médico deverá chegar em breve para preencher a vaga que ainda resta.

Os novos médicos irão trabalhar nas UBSs  Nazareth, Vila Marchi, Represa, Finco e Batistini. Os 39 médicos contratados por intermédio do governo federal são responsáveis pelo acompanhamento de cerca de 152 mil pessoas pela Estratégia de Saúde da Família.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Rede de saúde de São Bernardo recebe cinco novos médicos cubanos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *