Da Redação – Era uma vez… uma professora de uma escola de Curupá, na região de Tabatinga, que encontrou uma forma criativa de estimular a fluência e a capacidade leitora de alunos dos Anos Iniciais. Com a ajuda de peças de teatro, Karin Groner colocou meninas e meninos da turma de 5º ano da Escola Estadual Professor Fernando Brasil para ler. O resultado deu tão certo que o trabalho é um dos 10 finalistas do prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita.
A primeira obra selecionada foi “O Fantástico mistério de Feiurinha”, escrita por Pedro Bandeira e vencedora do Prêmio Jabuti, de 1986. A abordagem, conhecida como “leitura dramática”, foi desenhada de acordo com as dificuldades identificadas pela própria professora a partir dos resultados da Avaliação de Aprendizagem em Processo – aplicada a cada bimestre na rede. Assim, Karin passou a trabalhar em sala de aula elementos do programa Ler e Escrever.
Para conquistar ainda mais os estudantes, atores de teatro foram convidados para participar de oficinas. Nesses encontros, os alunos puderam diferenciar o papel da leitura dramática e o da dramatização. As visitas à sala de leitura também foram frequentes. Lá eles tiveram contato com diversas obras do gênero teatral e puderam treinar e aprimorar sua capacidade de leitura.
Além de aprimorar a habilidade leitora, o projeto também teve impacto direto no desempenho dos alunos na última avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). A turma obteve uma pontuação duas vezes maior que a meta estipulada pela Secretaria. “Muitos alunos que se sentiam intimidados em ler em voz alta ou até mesmo demonstravam dificuldades de compreensão passaram a ter muito mais facilidade para se expressar”, conta a professora.
Educador Nota 10 será conhecido em dezembro – Em 18 edições, o Prêmio Educador Nota 10 valoriza o trabalho de professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio, além de diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais. Os docentes participantes devem enviar o relato detalhado dos projetos desenvolvidos nas escolas e os resultados. Valem trabalhos de alfabetização, jovens e adultos, além de disciplinas do currículo básico. Neste ano, o vencedor será conhecido em evento marcado para dezembro.
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