Cinco grupos artísticos do ABC recebem apoio financeiro do Governo do Estado de São Paulo

1053 0

Da Redação – A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo acaba de anunciar os projetos contemplados de 11 dos 44 editais do ProAC (Programa de Ação Cultural), mantidos pelo Governo do Estado de São Paulo, lançados entre maio e julho deste ano. Até o momento foram definidos os selecionados nos concursos de teatro (produção, circulação e primeiras obras), dança (produção, circulação e primeiras obras), artes cênicas (produção e circulação voltado ao público infantojuvenil; e circulação para a rua), além de festivais de artes I e II. Os demais resultados devem ser divulgados até novembro.

Evento tradicional na região, o ABCDança, realizado no palco do Teatro Clara Nunes, em Diadema, conta, pela segunda vez com o apoio do ProAC. Neste ano, o evento foi contemplado no edital de Festivais de Artes II e realizará a 12ª edição em 2017. A mostra contemporânea de dança é voltada aos artistas e grupos do ABC e da Cidade de São Paulo.

Mais quatro coletivos teatrais do ABC foram selecionados em outros três editais. O Coletivo Pandemônio em Cena, de Santo André, com o projeto “Noite de Reis – um elogio à diversidade”, foi contemplado no edital de primeiras obras de produção de espetáculo de teatro e vai preparar sua primeira montagem em 2017.

O grupo Pequeno Teatro de Torneado, de Ribeirão Pires, foi premiado no concurso circulação de espetáculo de teatro e continuará a apresentar o musical Peter em Fúria, resultado de uma releitura do conto “Peter Pan e Wendy”, de J.M. Barrie, transportado para a realidade de uma favela brasileira.

Outros dois coletivos da região foram escolhidos no edital de circulação de espetáculo de artes cênicas voltados para o público infantojuvenil. A Cia. Jangada, de Santo André, circulará com o espetáculo “Temos Vagas”, que narra as divertidas confusões de dois palhaços que se reconhecem como oponentes ao se candidatarem para uma mesma vaga de emprego. Outra peça selecionada é “Oju Orum”, do Coletivo Quimzumba, que revela as trajetórias de quatro mulheres que viveram algum tipo de violência.

Os resultados estão publicados no site da Secretaria da Cultura do Estado (www.cultura.sp.gov.br ). Confira a lista de premiados na região:

Programa de Ação Cultural (ProAC), na modalidade editais, tem o objetivo de fomentar e difundir a produção artística em todas as regiões do estado, apoiando financeiramente projetos artísticos, selecionados por meio de editais. O ProAC Editais busca descentralizar o acesso da população à arte, estimulando a circulação de espetáculos e a produção em cidades do interior, litoral e da Grande São Paulo. No total, serão disponibilizados 44 editais em 12 linguagens: teatro, dança, música, literatura, circo, artes cênicas para crianças, festivais de arte, audiovisual, museus, diversidade e artes visuais.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Cinco grupos artísticos do ABC recebem apoio financeiro do Governo do Estado de São Paulo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *