Estudantes de São Caetano se preparam para o II Torneio Municipal de Robótica

448 0

Da Redação – Alunos do Ensino Fundamental de 14 escolas de São Caetano estão na fase final dos preparativos para participar do II Torneio Municipal de Robótica da cidade, que será realizado no dia 24 deste mês (sábado), a partir das 8h30, no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Rua Tapajós, 300, Bairro Barcelona). E os jovens não estão medindo esforços para terem sucesso na competição, que incentiva valores como o trabalho em equipe, auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico e estimula o interesse pela programação.

O torneio faz parte das atividades do Programa de Robótica Lego Education, levado às escolas de São Caetano pela Prefeitura em 2014. Os alunos que se interessam pela robótica participam voluntariamente das oficinas, que acontecem no contraturno das aulas do currículo regular, e têm a chance de aprofundar os conhecimentos de uma forma divertida e lúdica.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Fláquer, no Bairro Fundação, a preparação dos estudantes está avançada: em 2015, a equipe da unidade foi a grande vencedora do I Torneio Municipal de Robótica. “Os alunos que participam da equipe de robótica normalmente já têm um bom desempenho escolar, mas as oficinas ajudam a ampliar o conhecimento em programação e o raciocínio lógico. Eles ficam muito empolgados com as atividades”, destaca o professor Gabriel Castaño.

“Participar da competição faz com que os alunos entendam a parte prática da dinâmica de programação. Ajuda bastante no aprendizado”, avalia o professor de Informática Paulo Roberto Xavier de Mendonça, da Escola Municipal de Ensino (EME) Prof. Vicente Bastos, do Bairro São José, que ficou em segundo lugar no torneio do ano passado. Ele ressalta que a atividade ensina aos jovens a importância do trabalho em equipe, inclusive em relação aos colegas de outras escolas no dia da competição.

As etapas nas quais os robôs criados e programados pelos alunos têm de fazer um roteiro com diversas ações são os pontos altos do Torneio Municipal de Robótica, mas não são as únicas atividades do dia. As equipes também são avaliadas pelo design do robô, pela pesquisa relacionada ao tema do torneio (Trash Trek – A Trilha do Lixo) e pelos Core Values, ou valores do trabalho cooperativo. “Os Core Values são os pilares dos torneios de robótica Lego”, explica o orientador educacional Josué Silva, que dá suporte às escolas de São Caetano em relação às regras do torneio.

Os oito valores estimulados na competição são: somos um time; nós nos esforçamos para encontrar soluções com a ajuda de nossos técnicos e mentores; nós sabemos que nossos técnicos e mentores não sabem todas as respostas, mas nós aprendemos juntos; nós honramos o espírito de competição amigável; o que descobrimos é mais importante do que o que ganhamos; nós dividimos experiências com os outros; nós praticamos o Gracious Professionalism em tudo o que fazemos; nós nos divertimos.

O II Torneio Municipal de Robótica é aberto ao público – os interessados em conhecer o trabalho dos alunos das escolas municipais de São Caetano podem acompanhar a competição no Cecape, com previsão de encerramento às 13h.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Estudantes de São Caetano se preparam para o II Torneio Municipal de Robótica"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *