Da Redação – Tomaram posse nesta quarta-feira (14) os representantes dos conselhos municipais da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência de São Bernardo do Campo. Cada conselho conta com sete representantes da sociedade civil e sete do Poder Público, com seus respectivos suplentes.
A cerimônia, da qual participaram o prefeito em exercício, Frank Aguiar, o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), Jean Valadares, e conselheiros atuais e eleitos, ocorreu no Centro de Referência do Idoso (CRI), no Centro. Cerca de cem pessoas prestigiaram o evento.
Os conselheiros foram eleitos para o biênio 2016/2018. O Dia Nacional da Pessoa com deficiência é 21 de setembro. Nos dias 27 e 30 deste mês será realizada, às 10h, na agência da Previdência Social (Avenida Newton Monteiro de Andrade, 140, Vila Duzzi) palestra sobre Direitos Previdenciários e Assistenciais das Pessoas com Deficiência. O evento é aberto ao público.
Durante a cerimônia de entrega dos certificados aos conselheiros, Frank Aguiar lembrou algumas das políticas públicas da Prefeitura direcionadas aos idosos e deficientes, entre as quais o atendimento no Centro Dia do Idoso, as oficinas culturais do CRI, e o Programa de Bem com a Vida, realizado conjuntamente pelas secretarias de Saúde e de Esportes e Lazer e que atende pessoas acima de 17 anos.
“A nossa Administração tem realizado nos últimos anos uma série de ações para garantir os direitos dos idosos e das pessoas com deficiência, como aquelas voltadas para o entretenimento, bem-estar e práticas saudáveis por meio de atividades físicas”, disse o vice-prefeito, ao destacar que, ainda este mês, a Prefeitura entrega a reforma realizada no Centro Especializado em Reabilitação, no Jardim Hollywood.
Compete aos conselhos formular, opinar e fiscalizar sobre a política municipal dos direitos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência. Os atuais conselheiros desejaram boa sorte aos eleitos e destacaram que os governantes terão que cada vez mais “estudar” as leis voltadas ao atendimento e cumprimento dos direitos sociais, entre os quais dos idosos e pessoas com deficiência, sob o risco de incorrerem em casos que caracterizem improbidade administrativa.
Nenhum comentário on "Representantes dos conselhos do Idoso e da Pessoa com Deficiência tomam posse em SBC"