Da Redação – Nesta terça-feira (13), às 13h, a Igreja Nossa Senhora da Boa Morte recebe o concerto Madrigal Acalantarte, com o grupo homônimo, no projeto Sons das Igrejas do Centro, promovido pelo Sesc Carmo. O grupo Madrigal Acalantarte é formado por jovens músicos que se reuniram para aprofundar a pesquisa e divulgação do repertório coral, com ênfase nos compositores eruditos brasileiros.
Integram o Madrigal os músicos Albert Andrade, Ana Elisa Portes, Bruno de Sá, Camila Rabelo, Fabio Ferreira, Henrique Diaz, Luiza Biondi e Walter Rodrigues. A Regência e Direção Artística é de Fred Teixeira.
Para o concerto no SESC, o Madrigal Acalantarte apresenta a Missa Ferial, de Osvaldo Lacerda, além de outras peças do repertório sacro brasileiro. Missa Ferial é uma obra brasileira com sofisticação erudita, sendo reconhecida como um dos melhores trabalhos composicionais para missa em português, a capella e a quatro vozes. Composta em 1966, a Missa Ferial é uma obra de solidez técnica que agrega, a uma linguagem erudita de construção harmônico-contrapontística, heranças folclóricas e populares da musica brasileira.
As obras brasileiras para coros têm sido muito pouco estudadas e apresentadas no Brasil. A pesquisa e divulgação desse repertório é uma forma de enriquecer as possibilidades interpretativas dos corais, que muitas vezes se dedicam a executar arranjos de canções não escritas originalmente para esta formação. O grupo busca assim valorizar o trabalho composicional elaborado diretamente para coro.
Fred Teixeira é o primeiro aluno do doutorado da USP a cursar Performance em Regência Coral. Sua pesquisa é sobre as escolhas interpretativas do regente e do coro diante da obra de Osvaldo Lacerda. Como regente, Fred Teixeira esteve à frente do Coro de Câmara Comunicantus e do Coral da ECA – USP. É professor na Universidade Anhembi Morumbi e regente do Coral da AABB Associação Atlética do Banco do Brasil.
O projeto Sons das Igrejas do Centro promove uma série de concertos em Igrejas tombadas da região central, cujo objetivo é democratizar o acesso à música erudita e evidenciar o patrimônio histórico de São Paulo. A apresentação é gratuita, livre para todos os públicos.
Sobre a Igreja Nossa Senhora da Boa Morte – O palco escolhido para essa apresentação é a Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, fundada em 1810 pela Irmandade dos homens pardos (mestiços). Sua arquitetura é representante do barroco paulista.
De construção modesta, em taipa de pilão, possui em seu interior a capela-mor com tribunas e altar com imagem da Nossa Senhora da Boa Morte, além das talhas em estilos rococó e neoclássico. Sua construção foi tombada pelo Condephaat em 1974. Passou por uma restauração de três anos e foi reaberta ao culto no dia 12 de julho de 2009. O precioso trabalho de restauração devolveu o esplendor da Igreja, tornando-a uma bela referência artística e cultural para a cidade da São Paulo.
A Igreja Nossa Senhora da Boa Morte tem capacidade de 90 lugares e está situada à Rua do Carmo, 202 – Centro, São Paulo. Para mais informações, acesse www.sescsp.org.br/carmo e as redes sociais Facebook e Twitter.
Serviço – Sons das Igrejas do Centro Apresenta Madrigal Acalantarte, uma realização Sesc Carmo, nesta terça-feira (13), às 13hm na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte (Rua do Carmo, 202 – Centro – São Paulo) Tel. (11) 3111-7000. Classificação indicativa: Livre. Quanto: Grátis
Nenhum comentário on "Sons das Igrejas do Centro Apresenta Madrigal Acalantarte"