Filme de Lars Von Trier abre mostra inédita de cinema dinamarquês no Sesi SP

888 0

Da Redação – O SESI-SP e o Instituto Cultural da Dinamarca trazem para São Paulo a mostra inédita Cine SESI-SP no Mundo: Dinamarca em Família com exibições gratuitas de quatro longas do cinema contemporâneo escandinavo entre os dias 17 de setembro e 8 de outubro. As sessões de Esta Vida, Perdido na África, A Grande Caça aos Pássaros e do clássico Europa, de Lars Von Trier, serão realizadas sempre aos sábados, a partir das 15h, no Espaço Mezanino do SESI-SP.

Um dos destaques da edição é o longa Europa, de Lars von Trier, que abre a programação, no dia 17. O drama retrata a história de Leopold, um americano que acaba de chegar à Alemanha pós-guerra para trabalhar na companhia de trem Zentropia. No meio de um misto de cenas coloridas e em branco e preto, Leopold conhece a filha do dono da companhia e se vê em conflito com os ideais de sua família e da sociedade.

Ainda no período das guerras Esta Vida, baseado em fatos reais, mostra como era a vida na Dinamarca ocupada. Já a temática de Perdido na África promete emocionar o público ao abordar temas como sequestro e adoção. Em A Grande Caça aos Pássaros, por outro lado, o ritmo fica mais leve e os espectadores são convidados a acompanhar a convivência entre pai e filho na busca por um mesmo objetivo.

Os três dramas e a aventura infanto-juvenil  selecionados pela curadoria do SESI-SP propõem uma reflexão sobre relações familiares, tomando como pano de fundo diferentes fases da história dinamarquesa. Todos os longas serão exibidos com legendas em português, uma oportunidade única para o público conhecer um pouco mais da cultura dinamarquesa e de suas criações, ainda pouco disseminadas no Brasil.

Ilustre desconhecida – Além de liderar o mercado cinematográfico europeu durante o início do século XX, a Dinamarca também foi berço de um dos movimentos mais importantes para a história do cinema mundial, o manifesto Dogma 95. Escrito por von Trier e pelo cineasta Thomas Vinterberg em 1995, o texto pedia por um cinema mais realista e voltado para a força cênica dos atores, em vez dos artifícios impostos por Hollywood.

O legado e influência dessa iniciativa podem ser vistos até hoje em produções contemporâneas por todo o mundo.  E embora os filmes da mostra não pertençam ao movimento, eles demonstram a qualidade e a criatividade que os cineastas dinamarqueses desenvolveram após o marco. As reservas antecipadas para as sessões podem ser realizadas on-line pelo sistema Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi) a partir do dia 10 de setembro, às 8h. Os ingressos remanescentes serão distribuídos pela bilheteria no dia das sessões, a partir das 13h.

Serviço – Cine SESI-SP no Mundo: Dinamarca em Família, de 17 de setembro a 8 de outubro (aos sábados). Programação: Europa (17/9); Esta Vida (24/9); Perdido na África (1/10); A Grande Caça aos Pássaros (8/10), horários: 15h, no Espaço Mezanino do Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso – Avenida Paulista, 1313 (em frente à estação Trianon-Masp do Metrô). Capacidade: 50 lugares. Entrada gratuita. Reservas antecipadas pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi. Ingressos remanescentes serão distribuídos nos dias das sessões, a partir das 13h.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Filme de Lars Von Trier abre mostra inédita de cinema dinamarquês no Sesi SP"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *