Nota do IDEB da Estância de Ribeirão Pires sobe novamente

901 0

Da Redação – A rede de educação municipal de Ribeirão Pires avança novamente. A nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) referente a 2015 apresentou melhora em relação à nota anterior. Para os alunos da 4ª série / 5º ano, a nota subiu de 6,1 (2013) para 6,3. Já a nota dos alunos da 8ª série / 9º ano a nota manteve-se em 5,4.

O IDEB foi criado em 2007, com o objetivo de reunir os indicadores de fluxo escolar e média do desempenho nas avaliações, como a Prova Brasil. A nota é calculada a cada dois anos.

De acordo com o Portal do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o município de Ribeirão Pires ficou entre as melhores notas do primeiro ciclo (4ª série / 5º ano). Entre 11 escolas da rede municipal de Ribeirão Pires que participaram da avaliação, 73% subiram ou mantiveram suas notas. A nota máxima do primeiro ciclo pertence a E. M. Profª Lavínia de Figueiredo Arnoni (6,8), já no segundo ciclo, a E. M. Profº Sebastião Vayego de Carvalho obteve a maior nota (5,9) sendo 0,8 pontos a mais que o ano anterior (2013).

Investimentos – A educação municipal de Ribeirão Pires tem recebido atenção especial nos últimos anos, através de investimentos que visam garantir e expandir a qualidade do ensino básico oferecido às crianças do município.

Entre as ações está o aumento do número de vagas de crianças atendidas nas escolas municipais, em três anos Ribeirão Pires passou de quatro mil para nove mil alunos atendidos nas 33 escolas municipais. Esse salto se deu pelo remanejamento de alunos, expansão de vagas nas escolas e construção de novas unidades de ensino. A maioria das escolas municipais passaram por reformas, além de receberem manutenção periodicamente. Cerca de 4 milhões foram investidos, a verba é oriunda de convênios.

As crianças ainda foram beneficiadas com iniciativas como o Planetário Digital Orion, adquirido em 2014 com o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia, garantindo mais uma opção de entretenimento aos alunos. O Planetário permite que as crianças possam conhecer mais sobre os planetas e o Sistema Solar.

Outros investimentos que garantem que as crianças aprendam brincando foram a implantação de parquinhos nas escolas municipais, além das bebetecas, que garantem que as crianças de zero a três anos tenham contato com livros que trabalham com temas como animais, formas e texturas antes mesmo da alfabetização. As escolas também receberam 1370 novas caminhas para as crianças, no valor de R$ 906.500,00.

Este ano foi adquirido 42 caixas de livros pedagógicos, cada uma contém de 30 a 40 livros. Serão mais de mil livros distribuídos entre as escolas da rede municipal de ensino. Os livros atenderão as crianças de zero a três anos e de quatro a cinco anos. Este investimento faz parte da Biblioteca Circulante que tem por objetivo despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, melhorar a qualidade de aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural das crianças.

Além da distribuição gratuita de uniforme e material escolar, que ultrapassam os 8 milhões em investimentos. As escolas municipais também expandiram a distribuição de merenda escolar, passando de 12 mil para 30 mil refeições diárias. Nos últimos quatro anos, os investimentos realizados no setor de educação no município ultrapassaram a casa dos 170 milhões.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Nota do IDEB da Estância de Ribeirão Pires sobe novamente"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *