Sistema virtual ajuda Prefeitura de São Bernardo a combater evasão escolar

807 0

A adversidade é um trampolim para a maturidade…

C.C. Colton.

Sistema virtual ajuda Prefeitura de São Bernardo a combater evasão escolar

evasao_escolar_alunos_-_DivulgacaoSão Bernardo aderiu ao projeto ‘Criança Fora da Escola Não Pode!’, campanha global do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O município é o primeiro do País a desenvolver a iniciativa, que identifica e combate casos de exclusão social e evasão escolar entre crianças e jovens de 4 e 17 anos. Com o projeto, a busca ativa por jovens excluídos é realizada com a ajuda de software livre. Por meio desse sistema, agentes comunitários da Prefeitura colhem informações, utilizando smartphones e tablets, que podem ser acessadas rapidamente e são utilizadas para mapear as necessidades sociais de determinada região. O projeto piloto foi realizado no Jardim Silvina, onde foram identificados 19 casos de evasão escolar. Desse total, quatro crianças foram matriculadas no Centro de Educação Unificado (CEU) Luíza Maria de Farias. As demais, em função da idade, foram encaminhadas à rede de ensino médio, gerida pelo Governo do Estado. O projeto é resultado de parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, o Instituto TIM, responsável pelo mapeamento tecnológico, e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A ideia é que o projeto seja levado para outros municípios brasileiros após ser desenvolvido em São Bernardo. A secretária-adjunta de Educação, Stella Chicchi, explicou que o projeto consistiu, inicialmente, em abordar as famílias e formar os agentes comunitários. No Jardim Silvina foram coletadas informações sobre as crianças por meio do sistema virtual. Stella acrescentou que, em geral, casos de crianças em situação de evasão escolar e suas famílias necessitam de acompanhamento constante e diversas modalidades de atendimento, como nas áreas social e de saúde. “As famílias também são vítimas da exclusão e não podem ser vistas como culpadas, ao contrário, precisam de apoio.” Esse atendimento multiprofissional é feito graças às diversas secretarias que participam da iniciativa: além da de Educação, de Saúde, Desenvolvimento Social e Cidadania, Orçamento e Planejamento Participativo, Segurança Urbana e Administração e Modernização Administrativa. A meta é que, com o tempo, o sistema virtual se torne autogerido, ou seja, abastecido e desenvolvido pelos próprios usuários do aplicativo. “A ferramenta dinamiza o trabalho social, desburocratiza e faz com que a informação chegue mais rápido. Com isso o atendimento dos jovens é mais ágil e efetivo”, afirma Stella. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que há 3,8 milhões de crianças e adolescentes entre 4 a 17 anos fora da escola, e que, portanto, privados de um direito garantido pela Constituição.

Frase:

O que queremos é ter todas as crianças na escola. A ferramenta nos ajuda a tornar isso realidade!

Stella Chicchi, Secretária-adjunta de Educação de São Bernardo, ao comentar o sistema virtual que ajuda a combater a evasão escolar, do projeto ‘Criança Fora da Escola Não Pode!’, campanha global do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)

Frase:

Em nossa campanha e na conversa com os eleitores, não existe promessas. Eu prefiro enaltecer a proposta de assumir publicamente o compromisso com a população, sobretudo, na área da Educação

Raimundo Nonato Silva Filho, professor da rede estadual de ensino e candidato a vereador pelo P-Sol de São Bernardo, ao comentar sobre a sua campanha

P-Sol de SBC aposta suas fichas em Aldo Santos e terá 90% de novos candidatos ao Legislativo

O P-Sol segue crescendo e ocupando espaços no Grande ABC. Tanto que o partido deve lançar candidatura própria em todas as cidades do Grande ABC. Em São Bernardo, a aposta recai mais uma vez sobre o ex-vereador e dirigente sindical da Apeoesp Aldo Santos, que terá como companheiro de chapa outro professor, Fagundes, e com uma renovada chapa de candidatos a vereador: dos 16 integrantes, 14 dispuram a eleição pela primeira vez. No último domingo (28), aconteceu o lançamento da candidatura a vereador de Raimundo Nonato Silva Filho, professor da rede pública estadual e que é um dos candidatos do P-Sol com chances de se eleger. Morador na região do Jardim Represa, Professor Nonato surge na cidade com um volume de campanha e garante ter conquistado um forte apoio do eleitorado mais jovem, seus alunos, além de um grande número de eleitores descontentes com o rumo atual tomado pela política brasileira. E Professor Nonato, que aparece na cidade com um bom volume de campanha, garante que não fará campanha lançando mão de um artifício muito comum entre os demais candidatos: as promessas de campanha. Professor Nonato preferiu adotar uma linha mais conservadora na organização do seu discurso, se afastando da ideia de promessas, prática já conhecida pelos eleitores.


DEUS AJUDA QUEM CEDO MADRUGA 1

  • Tem galo que nem cantou as 6h30 da manhã, mas a candidata a prefeita de São Caetano Lucia Dal’Mas já está nos principais cruzamentos das avenidas para passar o seu recado aos motoristas. Basta o semáforo ficar vermelho para a candidata começar a entregar seu santinho de campanha e pedir votos. Esta cena que podia ser vista na manhã da quinta-feira no cruzamento da Avenida Dr. Augusto de Toledo com a Avenida Goiás, vai ser repetida nesta sexta, na Rua Senador Roberto Simonsen, com a Avenida Goiás, no Centro da cidade.

DEUS AJUDA QUEM CEDO MADRUGA 2

  • As feiras livres são outros pontos de diálogo de Lucia Dal’Mas com a população. Na quinta esteve na feira-livre do Bairro São José e nesta sexta, a partir das 10h estará na feira da Rua Maranhão, no Bairro Santa Paula.

MAIS BOATOS?

  • Propostas aos próximos quatro anos e inúmeras realizações dos últimos três anos e oito meses foram calmamente explanadas por Paulo Pinheiro, prefeito de São Caetano e candidato à reeleição, a centenas de moradores que prestigiaram as atividades de sua recheada agenda desta quinta-feira (1/9). Sempre acompanhado do vereador Jorge Salgado, vice-prefeito em sua chapa, pleiteantes à vereança e colaboradores, Pinheiro esbanjou disposição também para desmentir boatos maldosos que estão sendo espalhados pela cidade. “O meu governo foi de superação. Peguei uma Prefeitura quebrada e ainda tivemos todo o problema de recessão econômica do nosso País. Mesmo assim, com o recurso que me foi disponibilizado, fiz o máximo, junto com minha equipe, e melhorei os serviços da cidade. Implantamos variados benefícios na Saúde, área abandonada pelo último gestor, diminuímos os índices criminais, com dados estatísticos estaduais comprovatórios, e fornecemos toda infraestutura escolar aos nossos alunos”, pontuou o prefeito.

CONVERSA FRANCA

  • O setor de Saúde foi amplamente discutido por Paulo Pinheiro em Conversa Franca com cerca de 250 munícipes que lotaram espaço de eventos no Bairro Santa Paula, na noite de quinta-feira. Além de fazer um balanço das benesses promovidas na área, Pinheiro ouviu sugestões à composição de seu Plano de Governo à próxima gestão. Já no Plenário dos Autonomistas, na Câmara Municipal, Paulo Pinheiro participou da cerimônia que concedeu o título de Cidadão Emérito de São Caetano a Edson Lorenzini, fundador do Grupo Espírita Seara das Fraternidades. “Título justo a um homem que assumiu a missão de fazer o bem ao povo da cidade”, parabenizou o prefeito.

SABATINA

  • A manhã desta quinta-feira para Donisete Braga, postulante à reeleição como prefeito da cidade de Mauá, começou com sabatina promovida pela rádio ABC, sediada em Santo André. “Agradeço sempre a oportunidade e o espaço para falar sobre os projetos, propostas e anseios de nossa candidatura à reeleição”, explanou. Em seguida, participou de reunião com apoiadores do candidato a vereador Marcelo Oliveira. Na companhia de Adelto Cachorrão, Fernando Rubinelli, Paulo Souza e Clayton Gordinho, compareceu à feira livre do parque das Américas. Em seguida, foi até a avenida Portugal, onde também acontece feira livre às quintas-feiras. Depois, em reunião com apoiadores à campanha de candidatura para vereador de Marcos Filório, contou com intensa participação dos presentes. Numa roda de conversa descontraída, Braga lembrou as realizações promovidas em cada bairro onde os participantes moram e debateu sobre o que pode ser feito e o que pode ser melhorado em cada região.

CAMPANHA COM CANDIDATOS A VEREADOR

  • Na parte da tarde, foi com lideranças da campanha de candidatura à reunião do candidato a vereador Kiko Bacaninha. O encontro, sediado no parque das Américas, ajudou na definição das diretrizes de trabalho à campanha junto aos apoiadores. Continuando as agendas, o candidato marcou presença na região central da cidade. “A interação com os munícipes é sempre motivo de muita satisfação. Dá energia para seguirmos sempre com um diálogo saudável com o cidadão mauaense”, exaltou Donisete Braga. À noite, teve reunião com esportistas da cidade e o vereador de Mauá, Gil Miranda. A última agenda do dia reservou encontro com apoiadores do candidato a vereador Mathias, ex-Portuguesa, e o candidato a vice-prefeito, Cleber Broch.

SALLES NO GUARARÁ

  • O professor universitário, advogado e candidato a prefeito de Santo André Raimundo Salles (PPS) visitou o Jardim Guarará nesta quinta-feira (1º). Durante a atividade, o popular-socialista encontrou a população na feira da região, no comércio do entorno e nas residências. “Nossa campanha tem como objetivo principal apresentar projetos que melhorem a vida das pessoas. Sigo apresentando essas ideias em todos os cantos de Santo André”, destacou. Conforme já anunciou em seu plano de governo, o candidato implantará banheiros químicos nas feiras da cidade, caso seja eleito. Nesta sexta-feira (02), Salles fará campanha no Jardim Ana Maria e no Jardim Nevada.

CAMINHADA

  • O senador Álvaro Dias (PV) fará nesta sexta-feira (2), às 13h30, uma caminhada ao lado do candidato a prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), no calçadão da Oliveira Lima. Ao final do percurso, às 15h, o senador dará uma entrevista coletiva no Comitê do candidato, na Rua General Glicério, 701. O ponto de encontro da caminhada será no Largo da Estátua, na Coronel Oliveira Lima.

VISITA ILUSTRE, E ABENÇOADA…

  • O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, receberá, nesta sexta-feira (2), às 15h, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Cipolini, na sede da entidade regional. Durante a visita, o líder da Igreja Católica na região vai conhecer os projetos em andamento envolvendo temas de interesse comum, como a questão habitacional, o enfrentamento à violência doméstica e ações cidadãs. Durante a reunião, serão apresentados o diagnóstico sobre a situação habitacional no ABC, o Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e o Programa Casa Abrigo Regional. O secretário executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, também participará do encontro.

Tucano Paulo Serra afirma que vai retomar urbanização de núcleos habitacionais

Em caminhada no Jardim Santa Cristina nesta quinta-feira (01/09), o candidato a prefeito pelo PSDB de Santo André, Paulo Serra, se comprometeu a resgatar o modelo de urbanização de núcleos habitacionais implantado pelo ex-prefeito Celso Daniel na década de 1990 em Santo André. “A Prefeitura não faz nada e diz apenas que vai tirar as pessoas de lá. Essa promessa é feita há anos, mas passam-se as gestões e nada acontece. Chega de obras eleitoreiras e de enganar a população. Nós vamos agir levando água, esgoto, iluminação e asfalto para essas comunidades”, explicou. Segundo Paulo Serra, essas ações serão implementadas a partir do primeiro dia de governo. Em paralelo, outras iniciativas na área de habitação vão começar. Entre elas, a construção de novas moradias em parceria com os governos estadual e federal, por meio dos programas “Casa Paulista” e “Minha Casa, Minha Vida Entidades”. “A falta de moradia digna é um problema grave que atinge muitas famílias andreenses. O déficit habitacional em Santo André chega a 20 mil unidades. A atual gestão prometeu entregar 4 mil novos lares, mas até agora não entregou nem a metade disso”, completou. Entre as demais propostas do candidato da coligação “Projeto Forte. Mudança Certa” na habitação esta a regularização fundiária, com a entrega de escritura definitiva de imóveis para aqueles que não têm o direito de moradia garantido em toda a cidade, especialmente nas regiões do Jardim Santo André e Centreville. Além da visita ao Jardim Santa Cristina, Paulo Serra fez caminhada ao lado de lideranças comunitárias e candidatos a vereador nos bairros de Utinga e Jardim Santo André.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Sistema virtual ajuda Prefeitura de São Bernardo a combater evasão escolar"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *