Ambulatório de Distúrbios Nutricionais de SBC passará a atender adultos

691 0

Da Redação – O Ambulatório de Distúrbios Nutricionais da Prefeitura de São Bernardo, localizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Euclides e que combate a obesidade e a desnutrição entre crianças e adolescentes, passará a atender adultos. A unidade, que já atendeu cerca de 7,5 mil crianças e adolescentes, conta com equipe formada por pediatras, nutróloga  e nutricionista, que prescreve as dietas. São acolhidos no local pacientes de todo o município, que são encaminhados pelas UBSs Vila Marchi, Finco e Leblon.

De acordo com a chefe da Divisão Técnica da Atenção Básica, Maria Fernanda Nóbrega, a ampliação do serviço nasceu da constatação de que tem aumentado entre adultos problemas relacionados à obesidade. “A ideia é começar com um grupo experimental, analisar a evolução dos pacientes, e depois, de for o caso, expandirmos”, diz.

A pediatra e nutróloga infantil Jacqueline Zamboni destaca que, atualmente, grande parte das pessoas que usam o serviço está acima do peso e que, para reverter o quadro, é necessário envolver toda a família. “Há casos de crianças com 4 anos que pesam 34 quilos”, afirma. A pediatra explica que a primeira consulta, no caso de menores de idade, inclui entrevista com a mãe dos pacientes para verificar os hábitos alimentares adotados pela família. “Há casos de desmame precoce, crianças que se alimentam exclusivamente de miojo, iogurtes e refrigerantes. Quando se investiga mais, descobrimos que os pais têm esses hábitos e os filhos copiam. Daí a necessidade de todos participarem da dieta”, salienta.

Para a perda de peso, Jacqueline considera que é essencial que a família mude hábitos alimentares e a conduta na hora das refeições. “As pessoas não devem colocar as panelas na mesa, para evitar a repetição. É necessário introduzir na alimentação legumes cozidos, verduras e frutas e tomar suco natural em vez de refrigerante. Pode parecer fácil, mas as pessoas têm dificuldade de fazer isso”, disse.

A médica faz referência a comentários que grande parte das mães faz durante a segunda consulta. “Muitas alegam que dão o doce ou refrigerante para evitar que chorem. Essa reeducação alimentar deve ser gradual e permanente para a família toda. Somente dessa forma é possível conseguir êxito no tratamento”, enfatiza.

História – O Ambulatório de Distúrbios Nutricionais começou a atender há 13 anos, depois que o Programa de Combate à Carência Nutricional, mantido pelo governo estadual, deixou de funcionar no município. De início, havia a entrega de leite de vaca e óleo de soja para famílias com crianças desnutridas. Aos poucos, o serviço foi ampliado e passou a atender crianças e adolescentes obesos.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ambulatório de Distúrbios Nutricionais de SBC passará a atender adultos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *