Obras de Canalização do Córrego Saracantan estão 30% finalizadas

781 0

Da Redação – Moradores, comerciantes e motoristas que circulam pela Avenida Pery Ronchetti, no trecho entre a Rua Princesa Maria Amélia e a Avenida Luiz Pequini, na Vila Vanguarda, região do Nova Petrópolis, em breve poderão comemorar o fim dos alagamentos na comunidade. É que as obras de canalização do Córrego Saracantan, que atravessa o bairro, já estão 30% finalizadas.

As intervenções ocorrem em 1.600 metros do canal e integram o Drenar, programa de combate às enchentes da Prefeitura de São Bernardo. Outras obras de canalização já foram realizadas na localidade: nos córregos Colina e Mininha e em outro ponto do próprio Saracantan, na Avenida Nelson Mandela.

No trecho entre a Rua Princesa Maria Amélia e o piscinão Canarinho, o córrego terá seções que variam de 7 a 8 metros de largura por 2,35 metros de profundidade.Para melhorar o fluxo da água sem comprometer o centro da cidade, o projeto de canalização do Saracantan prevê, além da ampliação da calha, a execução do canal com declividade menor, diminuindo, assim, a velocidade com que o volume de água chegará ao Paço Municipal. Ao longo do trecho em obras está prevista a reconstrução de sete travessias, que precisam ser alargadas para acompanhar a nova largura do córrego. Uma dessas travessias – pontes que ligam os dois lados da Pery Ronchetti – já está pronta.

O projeto contempla, ainda, a construção de pista de caminhada na margem direita do córrego (sentido centro) e uma ciclovia no lado oposto. As atividades foram iniciadas em setembro de 2014 e devem ser concluídas no primeiro semestre de 2017. Na avaliação do aposentado Antônio Paixão, 64 anos, que trabalha com reciclagem na Avenida Pery Ronchetti, a obra resultará em benefícios para o bairro. “Acho que vai valorizar bastante a região, porque a obra vai acabar com as enchentes e melhorar o trânsito.”

Drenar – Estão sendo investidos cerca de R$ 600 milhões para combater os alagamentos em São Bernardo por meio do Programa Drenar. O piscinão do Paço, maior intervenção realizada na região central, terá capacidade para armazenar 190 milhões de litros de água. Sempre que o reservatório estiver perto de atingir sua capacidade total, a água será conduzida, por meio de galeria já construída sob a Avenida Aldino Pinotti, ao Ribeirão dos Meninos, na Avenida Lauro Gomes.

Em outros pontos da cidade as intervenções foram concluídas. No Rudge Ramos, foram entregues os reservatórios Ipiranga, Vivaldi e Helena, além de mais de 20 mil metros de canais e galerias de drenagem. Com as intervenções, o bairro já não sofre com as enchentes.

Ainda no Rudge Ramos, o reservatório Jacquey está pronto e em operação, a exemplo do Tanque das Mulatas (com capacidade para armazenar 20 milhões de litros) e a galeria na Rua Warner, que reforça o sistema de drenagem do Jardim Hollywood e conduz as águas da chuva ao Córrego Ipiranga, cuja obra de retificação foi concluída em dezembro de 2015.

Também estão finalizadas as obras de drenagem das ruas João Firmino, no Bairro Assunção, MMDC, no Paulicéia, elevatória Rio Claro, no Rudge Ramos, córregos Silvina e Chrysler, no Jardim Silvina, córrego Alvarenga, no bairro de mesmo nome, e os córregos Colina e Mininha, no Baeta Neves.

Disk Drenar – Os moradores podem agendar visitas ao túnel que está sendo construído sob a Rua Jurubatuba – que conduzirá a água de chuva do Ribeirão dos Meninos para o piscinão do Paço – pelo e-mail drenar@saobernardo.sp.gov.br ou pelo telefone 4341-8613. As visitas são feitas aos sábados, entre 8h30 e 11h. É aconselhável que os visitantes usem calçados confortáveis, estejam em boa forma física e não tenham problemas de saúde, já que o túnel está a cerca de 20 metros de profundidade.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Obras de Canalização do Córrego Saracantan estão 30% finalizadas"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *