Da Redação – Guardas civis municipais de São Bernardo participaram de curso de formação em arte urbana promovido pelas secretarias de Cultura, Segurança Urbana e pela Coordenadoria de Ações para a Juventude (Cajuv). Os encontros aconteceram de 26 a 29 de julho, na Pinacoteca, no Jardim do Mar, e 4 de agosto, na Cajuv, no Centro.
A formação foi dividida em duas partes. A primeira, teórica, na Pinacoteca, reuniu cerca de 80 guardas. Foram discutidos temas como arte urbana, identificação dos atores, perfis e formas de combate à ilegalidade. Foram também apresentados trechos do filme ‘Cidade Cinza’, sobre grafiteiros e repressão.
As aulas teóricas foram ministradas pelo representante da Pinacoteca Thomás Pacheco, que classificou os encontros como produtivos. “Durante as conversas com os guardas civis levantamos muitas questões, sendo o grande dilema valorizar ou combater a prática do grafite e da arte urbana. Por isso precisamos identificar as diferentes intervenções urbanas e achar formas alternativas de abordá-las.”
A segunda parte do curso, prática, aconteceu nesta quinta-feira (4), na Cajuv, onde os guardas tiveram a experiência de usar spray em um mural. O instrutor, Laerte Rodrigues, mais conhecido como Sarará, apresentou ao grupo algumas técnicas e a origem da arte do grafite.
“Essa é uma ação bem positiva, é um trabalho de conscientização sobre a arte, onde a guarda civil pode aprender um pouco e se colocar no lugar do artista de rua”, comentou o instrutor.
O guarda municipal José Roberto Ramos gostou de passar pela capacitação. “Esse é meu primeiro contato com o grafite e achei bem interessante. Existe um preconceito com a técnica por quem não a conhece, mas essa foi uma oportunidade de aprender um pouco mais, ampliando nosso olhar”, comentou.
Segundo o secretário de Segurança Urbana, Cícero Ribeiro da Silva, essa é apenas a primeira atividade de aproximação da Guarda Civil Municipal com a juventude da cidade. “Queremos desenvolver ações que ampliem o conhecimento da corporação quanto à arte, assim como fortalecer os canais de comunicação com os jovens.”
Nenhum comentário on "GCMs de São Bernardo participam de curso sobre arte urbana"