As coisas importantes são invisíveis para os olhos; só se vê bem com o coração…
Antoine de Saint-Exupéry.
Mauá se destaca no cenário nacional como município com Boa Gestão Fiscal
Divulgado nesta quinta-feira (28), o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF) mostra notável evolução da cidade de Mauá nos campos de responsabilidade administrativa e gestão fiscal. Os dados divulgados com base nos números de 2015 mostram que o município saltou da posição 459 no ranking do Estado de São Paulo para a de número 52, estando dentro do Conceito B, que indica Boa Gestão, com a nota de 0,6366. Comparada às outras seis cidades do Grande ABC, Mauá está em terceiro lugar, atrás apenas de São Bernardo e São Caetano do Sul. A evolução no ranking nacional também foi acentuada: a cidade saltou da 3.101ª posição em 2014 para o 364º lugar em 2015. Elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, o IFGF é composto por cinco indicadores – Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida – e varia de 0 a 1 ponto, sendo que quanto mais próximo de 1 melhor a situação fiscal do município. Os maiores avanços observados em Mauá se deram nos indicadores Liquidez (verifica se o município está deixando em caixa recursos suficientes, na proporção das receitas correntes líquidas) –, que estava zerada em 2014 e saltou para 0,4514 em 2015 – e Custo da Dívida (corresponde às despesas de juros e amortizações em relação ao total das receitas líquidas reais) –, que evoluiu de 0,2197 para 0,4652 no período. Também foram relevantes os números da Receita Própria (dependência do município em relação às transferências do Estado e da União) –, que saiu de 0,7384 em 2014 para 0,9203 em 2015 – e Investimentos (acompanha o total de investimentos em relação à receita corrente líquida) –, que subiram de 0,1811 para 0,3077 entre um e outro ano. O IFGF aborda tema de grande importância para o país: a forma como os tributos pagos pela sociedade são administrados pelas prefeituras. O índice é construído a partir dos resultados fiscais das prefeituras, divulgados anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Analisando os números divulgados pela FIRJAN é possível perceber que os indicadores de Mauá têm subido de forma consistente nos últimos anos. Sem dúvida nenhuma, o grande salto observado entre 2014 e 2015 se deu por conta da renegociação da dívida com a União, formalizada em janeiro do ano passado, que reduziu uma dívida contraída nos anos 1990 e que se encontrava em R$ 3 bilhões para R$ 483.803.506,86. A renegociação também permitiu que a cidade voltasse a receber parte do Fundo de Participação dos Municípios, que era retido há oito anos. O resultado obtido agora por Mauá é ainda mais relevante quando se constata que o indicador da FIRJAN revela que 87,4% das prefeituras brasileiras estão atualmente em situação fiscal crítica.
Frase:
A evolução dos números de nossa cidade reflete a preocupação da administração com a gestão econômica, procurando manter as contas em ordem. Podemos destacar também a melhoria nos contratos de compras públicas e a qualificação das despesas. Ou seja, Mauá gasta bem seus recursos, e isso se reflete em toda a gestão
Edílson de Paula, secretário de Governo de Mauá, ao comentar a reação de Mauá no ranking dos melhores municípios em termos de boa gestão fiscal
Frase:
Eu resolvi entrar na política, em 2002, com um sonho só meu de ser candidato a prefeito em Santo André e estou realizando este sonho hoje. Mas a realização desse sonho esta dando início ao um novo sonho de todos nós aqui, que é o de assumir a Prefeitura em 2017
Paulinho Serra, candidato a prefeito de Santo André pelo PSDB, durante a convenção tucana, ao relembrar dos seus primeiros dias na política e o seu sonho de virar prefeito de Santo André
Paulinho Serra é oficializado como candidato a prefeito de Santo André pelo PSDB
Com a presença de mais de 2 mil pessoas e em clima de muita festa, a convenção do PSDB de Santo André, neste domingo (31), homologou a candidatura de Paulinho Serra a prefeito, com Luiz Zacarias (PTB) a vice-prefeito e os 32 candidatos e candidatas a vereador. O evento aconteceu no Primeiro de Maio Futebol Clube e contou com a presença do senador Aloysio Nunes (PSDB), deputado estadual e pré-candidato a prefeito em São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), presidentes dos partidos PV, PHS, PTB e Rede Sustentabilidade, que farão parte da coligação ‘Projeto Forte, Mudança Certa’, vereadores e demais autoridades da região. Aloysio Nunes, mostrou toda a sua torcida a Paulinho dizendo que Santo André precisa de um projeto novo. “Não podemos deixar que a cidade fique nas mãos do atual e do antigo prefeito, que nada fizeram para esta cidade. Santo André precisa do Paulinho Serra”, afirmou o senador. Luiz Zacarias definiu o projeto como sério e honesto, ao lembrar que desistiu de sua própria candidatura a prefeito para apoiar Paulinho. “O PTB e o PSDB têm as mesmas propostas para a cidade e nos unimos, para que, juntos, possamos mudar Santo André.” Emocionado, Paulinho Serra lembrou sua trajetória na política e afirmou quer este domingo foi um dos dias mais felizes de sua vida. Ele ainda fez uma comparação com 2012 quando tentou ser candidato a prefeito, mas o projeto não se concretizou. “A diferença é que eu estava sozinho. Hoje temos um grupo formado, uma grande chapa de vereadores, lideranças, o povo de Santo André querendo mudança e um projeto forte que será vencedor”, concluiu. Para Orlando Morando (PSDB), Paulinho precisa fazer com que Santo André resgate o seu brilho e protagonismo. “Tenho muito respeito e adoração por esta cidade e não tenho dúvidas que o melhor para Santo André é que o Paulinho seja prefeito. Só assim a cidade conseguirá virar a página e renascer”, observou.
CHUMBO GROSSO
HOMENAGEM A GCMs
- A cidade de São Caetano, mais uma vez, mostra reconhecimento às pessoas que prestam bons serviços à população do município. Nestas quinta e sexta-feiras (4 e 5), sempre a partir das 15h, em solenidades no Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1111, Centro), a Secretaria de Segurança da Prefeitura e o comando da Guarda Civil Municipal (GCM) homenagearão os guardas com a entrega de medalhas por mérito pessoal e tempo de serviço.
MAIS UM?
- O partido Rede Sustentabilidade de São Bernardo anunciará hoje (1º), às 16h, o apoio ao pré-candidato a prefeito Orlando Morando (PSDB) nas eleições de 2016. Estarão presentes Orlando Morando, o porta-voz estadual e municipal do Rede, além dos pré-candidatos a vereador, entre eles, o ex-deputado estadual Giba Marson. O Rede Sustentabilidade será o oitavo partido a apoiar a candidatura do PSDB nas eleições de São Bernardo. Também estão no arco de alianças PHS, PSC, PRTB, PRP, PMB, PEN e SD.
RAINHA DO CALOTE?
- Informações de bastidores dão conta que o reinado de uma conhecida dona de jornal em São Bernardo e que agora é pré-candidata a vereadora, famosa pelos seus calotes olímpicos que já vitimaram vários e vários jornalistas iludidos pela oportunidade, está bem próximo do fim. A Justiça parece estar atenta ao não-cumprimento de acordos trabalhistas e deve tomar providências em breve. A tal candidatura já virou piada no meio político, afinal de contas se ela não cumpre acordos judiciais, com certeza, não cumprirá suas promessas de campanha.
CORRENDO… COM O PIRES NA MÃO
- A moça tem percorrido a região determinada a amealhar votos através de uma ‘corrida de rua’ em várias cidades. Também realizou recentemente uma festa espetaculosa onde os convidados que tiveram a grande honra de serem homenageados, desde que pagassem um cachezinho gordo para ter direito a tal honraria. Mas ao que parece, determinada mesmo ela está a deixar os colegas de imprensa cada vez mais com o pires na mão.
JUBILEU DE PRATA EPISCOPAL
- O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, prestigiou no sábado (30) à noite, na Catedral de Nossa Senhora do Carmo, em Santo André, o Jubileu de Prata Episcopal de Dom Nelson Westrupp, Bispo Emérito da Diocése de Santo André. A celebração marca o 3º grau da Ordem, ou seja, foi ordenado Bispo. Por 11 anos, o religioso serviu à comunidade da Diocese de Santo André. E, em julho de 2015, foi nomeado Emérito. Durante a cerimônia, o Bispo Dom Nelson Westrupp recebeu diversas homenagens de familiares e colegas religiosos, inclusive do Papa Francisco, que lhe enviou mensagem amistosa com suas felicitações pela data. O prefeito de Santo André, Carlos Grana, também participou da cerimônia.
MAUÁ TERÁ NOVO PREFEITO
- O vice-prefeito e ex-deputado federal Hélcio Silva vai assumir a Prefeitura de Mauá, em lugar de Donisete Braga, a partir do dia 13 de agosto, já que o titular vai se licenciar nesta data para se dedicar integralmente à campanha pela reeleição. A licença vai valer até o fim da disputa eleitoral. O petista Donisete Braga foi oficializado candidato neste sábado (30), em convenção realizada no Ginásio Celso Daniel.
A MORADIA NO ABC 1
- Realizado pela Universidade Federal do ABC e pelo Comitê de Programa Habitação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o diagnóstico sobre a situação de moradia da região terá uma apresentação preliminar aos sete prefeitos, na 77ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral da entidade regional, agendada para esta segunda-feira (1º de agosto). O diagnóstico é a primeira das ações prioritárias do Programa de Política Urbana e Habitação Regional do Plano Plurianual Regional Participativo (PPA) 2014-2017, devendo gerar desdobramentos relacionados à melhoria das políticas públicas no que se refere à regulação fundiária, ampliação da produção de habitações de interesse social e requalificação de moradias e espaços urbanos.
OUTRAS PAUTAS
- No encontro mensal, os prefeitos analisam também o balanço do 1º Congresso Brasileiro de Turismo Industrial, realizado em 14 e 15 de julho, no Senac de São Bernardo, e definem as diretrizes para a ampliação do Programa Regional de Turismo Industrial. A pauta do encontro inclui ainda os próximos passos da elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de São Paulo. Durante a reunião, os prefeitos deverão definir também o orçamento da entidade regional previsto para o exercício de 2017.
Átila Jacomussi lança candidatura a prefeito pelo PSB e promete uma nova Mauá
O deputado estadual Átila Jacomussi (PSB) lançou oficialmente neste domingo (31) sua candidatura à prefeitura de Mauá, ao lado do candidato a vice-prefeito, Júnior Orosco (PMDB). O evento, que lotou a casa de espetáculos Coke Luxe, na região central da cidade, contou com a presença do presidente estadual do PSB e vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França. “Vamos marcar uma nova época para a nossa cidade, com respeito e dignidade. Vamos fazer as mudanças que Mauá precisa nas áreas da saúde, segurança, educação, cultura e lazer”, afirmou Átila, em discurso. O candidato destacou a ampla coligação que apoia sua candidatura: PSB, PMDB, DEM, PC do B, PRP, PEN, PR, PRTB, PSDC, PMB, PSL, Solidariedade e PPL. “Em seis meses, vamos reabrir o pronto socorro do Hospital Nardini, construir as creches para a segurança das mães e filhos, colocar wi-fi nas praças e prédios públicos, inaugurar o Parque da Juventude e levar as oportunidades de volta para as pessoas. Nossa candidatura vai representar a vitória do povo e eu vou ser o melhor prefeito que essa cidade já teve”, disse. “Precisamos tirar Mauá das mãos do PT e honrar nossa cidade. Sejam bem vindos à família que vai mudar Mauá de uma vez por todas. Vamos juntos lutar por uma nova Mauá”, discursou Júnior Orosco. Márcio França afirmou que o “cinturão vermelho do PT na região está se diluindo”, mas ressaltou que a tendência dos eleitores é continuar votando na esquerda, por causa da sensibilidade social e da consciência de que “o governo é importante para equilibrar as diferenças na sociedade”. “Nós acreditamos na mudança de Mauá com o Átila para prefeito. Ele é o candidato que respeita nosso povo. Além disso, vamos contar com os apoios do Paulo Skaf, que se comprometeu a trazer mais uma escola do SESI para Mauá, e do presidente da República, Michel Temer”, disse Vanessa Damo. A convenção contou com outros dois apoios importantes: do deputado federal Baleia Rossi, presidente estadual do PMDB (por meio de vídeo), e do presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf (ao vivo, por telefone). Atila Jacomussi, de 41 anos, já cumpriu dois mandatos como vereador. Em 2014, candidatou-se a deputado estadual pela primeira vez e foi eleito com 62.856 votos, sendo cerca de 40 mil somente em Mauá.
Nenhum comentário on "Mauá se destaca no cenário nacional como município com Boa Gestão Fiscal"