Da Redação – A Secretaria de Saúde de Mauá realizou nesta quarta-feira (14), no Colégio Renil, a segunda etapa da formação em interpretação de eletrocardiogramas para atualização de conhecimento de 93 médicos clínicos gerais e socorristas da Atenção Básica e da Urgência e Emergência, que atuam nas unidades de saúde, no programa federal Mais Médicos para o Brasil e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A atividade foi coordenada pelo professor da Faculdade de Medicina do ABC e médico cardiologista do Centro de Especialidades Médicas de Mauá (Cemma), Sérvio Lúcio Dainese Negrini.
O eletrocardiograma é um exame realizado por meio de um aparelho, o eletrocardiógrafo, que faz o registro das atividades elétricas provocadas pelos batimentos do coração normal ou do alterado por doenças, expressas em gráfico. Este registro é feito por intermédio de eletrodos colocados no peito do paciente. Trata-se de um exame muito importante porque expressa qualquer alteração no funcionamento cardíaco. O laudo oficial do exame é elaborado pelo médico cardiologista, mas o conhecimento sobre o assunto é fundamental para os demais especialistas.
Ao todo, são 93 profissionais em atualização, sendo 41 na primeira etapa e 52 na segunda. “Com esta atividade, todos estarão mais habilitados à interpretação do eletrocardiograma, juntamente com cada caso clínico apresentado e exemplos das doenças mais frequentes que chegam às unidades”, explicou a médica da equipe da Gestão de Linhas de Cuidado da Secretaria, Samira Haddad. Segundo a médica, algumas interpretações do traçado do eletrocardiograma são atualizadas.
A atividade teve a presença da integrante do programa Mais Médicos, Lunedys Pedrozza. Para a médica que trabalha na Unidade Básica de Saúde do Jardim Primavera, e participou da primeira etapa de formação, o curso foi muito bom. “Incrementa nosso aprendizado, renovando nosso conhecimento”, afirmou. “É muito frequente recebermos casos com problemas vasculares e cardíacos, e pelo eletrocardiograma podemos avaliar melhor porque traz muitas informações sobre o paciente, independente do sintoma”, explicou.
Nenhum comentário on "Mauá realiza curso de atualização em interpretação de eletrocardiograma para 93 médicos da rede"