Da Redação – São Caetano não dá trégua ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. De janeiro a junho de 2015, foram registrados 342 casos confirmados autóctones, contraídos dentro do município. Já no primeiro semestre deste ano, somente 29. Uma redução drástica de 91,52%. Com relação a chikungunya e ao zika, não houveram ocorrências autóctones.
No fim do ano passado, a Prefeitura lançou a Patrulha Contra a Dengue, mais uma ação pioneira no Brasil. Quatro veículos circulam pela cidade, eliminando possíveis focos de criadouros em domicílios, terrenos baldios, imóveis abandonados, cemitérios, ferros-velhos, pátios de veículos, entre outros locais públicos e privados. Por meio do Programa Sanca Contra a Dengue, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) faz uma média mensal de 2.500 vistorias.
“Alcançamos esse objetivo, pois São Caetano é diferenciada. A prevenção é responsabilidade de todos nós. Eu quero agradecer aos moradores pela parceria, pelo engajamento e pela mobilização. Juntos, mostramos que é possível sim atingir um excelente resultado pelo bem da coletividade. Mas, não podemos nos descuidar. A guerra é diária. A dengue aparece quando a gente menos espera. Continuaremos atentos fazendo a nossa parte, colocando em prática o que aprendemos neste tempo”, ressaltou o prefeito Paulo Pinheiro.
O diretor do Centro Integrado de Vigilância à Saúde (Civisa), Caio Williams Castro Junior, explicou que a patrulha fiscaliza e conscientiza a população sobre medidas para evitar a proliferação das doenças. “Cerca de 80% das fêmeas do mosquito, provocadoras das enfermidades, nascem em criadouros dentro das casas ou dos ambientes de trabalho. Estimulamos a denunciar.”
“Também realizamos mutirão nos 15 bairros e palestras especiais para gestantes, escolas, comércios e condomínios. Envolvemos alunos da rede, professores e familiares com um concurso. Premiamos as melhores maquetes, que ficaram expostas, e distribuímos materiais informativos. Destaco o trabalho integrado entre todas as secretariais municipais no Comitê de Combate à Dengue. Enfim, tudo isso é fruto da nossa estratégia de sucesso”, concluiu.
Jogos Olímpicos – O revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 passará por São Caetano em 23 de julho. Seguindo orientação do Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura reforçará as vistorias para a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. Os agentes de controle de zoonoses da cidade atuarão nos pontos de grande concentração de pessoas: Avenida Goiás x Avenida Guido Aliberti, no Centro Digital do Ensino Fundamental, no Centro Integrado de Saúde e Educação (CISE) da Terceira Idade João Castaldelli, na Escola Estadual (EE) Maria Trujilo Torloni e no Espaço Verde Chico Mendes.
Fora isso, no Centro Poliesportivo Lauro Gomes de Almeida, onde ocorrem os treinamentos da natação, na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Turismo, do taekwondo e do tênis de mesa, e na Agith, da ginástica artística.
Faça sua parte – O CCZ de São Caetano, localizado no prédio do Civisa (Rua Justino Paixão, 141, Bairro Mauá), recomenda aos munícipes verificar possíveis focos de criadouros do mosquito na sua casa ao menos uma vez por semana – tempo que os ovos demoram a se tornarem pernilongos adultos.
Denuncie!
4231-3938 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h)
vigilancia@saocaetanodosul.sp.gov.br
ccz@saocaetanodosul.sp.gov.br
Nenhum comentário on "São Caetano tem queda drástica de 91,52% nos casos de dengue"