Da Redação – Começam nesta sexta-feira (15) as inscrições para professores interessados no curso de aperfeiçoamento sobre Gênero e Diversidade na Escola – IV Edição do Quem Ama Abraça, promovido pela Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Política para Mulheres e de Educação, em parceria com a UFABC (Universidade Federal do ABC).
O curso, financiado pelo MEC (Ministério da Educação), segue até dezembro em formato EaD (Educação à Distância), com quatro encontros presenciais. As inscrições terminam dia 15 de agosto.
A iniciativa une as ações da campanha Quem Ama Abraça de Santo André, que já beneficiou em torno de 200 professoras e profissionais da Educação em três edições do curso e cerca de 1,4 mil funcionários da área (merendeiras, quadro administrativo e estagiários), com a formação de professores, que a UFABC vem desenvolvendo, desde 2015, com o curso Gênero e Diversidade na Escola, financiado pelo MEC.
A fusão das duas formações resultou em um curso com maior carga horária (180h) -já que a última edição do Quem Ama Abraça teve 30h, composto por atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem e também por aulas presenciais mensais que ocorrerão principalmente no campus Santo André da UFABC e, eventualmente, também no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, na Vila Matarazzo.
Os temas diversidades, relações de gênero, sexualidade e orientação sexual, além de relações étnicos raciais estarão em pauta no curso. Segundo a secretária de Política para Mulheres, Silmara Conchão, a escola é um espaço privilegiado de transformação social e de enfrentamento à violência de gênero, racial e lgbtfóbica, e os professores e professoras, bem como a comunidade escolar possuem um papel muito importante nessas mudanças, perpetuando o respeito às diferenças.
“O objetivo principal do curso é sensibilizar as pessoas para o conhecimento atualizado acerca dessas temáticas e suas ligações com o combate aos preconceitos e à garantia de direitos básicos de crianças, adolescentes e jovens, sobretudo no que diz respeito ao direito à educação de qualidade”, acrescentou a professora Andrea Paula dos Santos, coordenadora do curso.
Andrea acrescenta que o curso também inova ao trazer uma nova metodologia de trabalho, que busca valorizar o protagonismo dos profissionais da educação ao privilegiar e receber trabalhos de conclusão do curso no formato de Memoriais, com a construção da autobiografia e dos diários de cada cursista, bem como de suas ideias para desenvolvimento de Projetos de Intervenção nas escolas,”explicou.
Segundo a professora, além dos professores, qualquer pessoa ou profissional é beneficiado com esses conhecimentos científicos atualizados sobre estas questões, pois pode desenvolver projetos em seus locais de atuação e em parceria com as escolas e as comunidades, contribuindo para uma ampla ação de garantia de direitos e de acesso e permanência nas instituições educacionais.
Serviço – Inscrições por meio do endereço https://docs.google.com/forms/d/1BtCSyaMFnf5jci38naMXPLLs2j3P8Aa4xs8P8tQbJ-A/edit
Nenhum comentário on "Santo André e UFABC capacitam professores com curso sobre Gênero na Escola"