Da Redação – O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, vistoriou, nesta sexta-feira (1º), diversas obras em andamento na cidade. Depois de visitar o Centro Recreativo Esportivo e Cultural (Crec) Pauliceia e o velório do mesmo bairro, ambos em reforma, o chefe do Executivo foi até as obras de canalização do Córrego Pindorama, no Jordanópolis. Vereadores da bancada de sustentação do governo na Câmara acompanharam as visitas.
Com as intervenções, o Crec foi ampliado e contará com piscina aquecida (de 25 por 12,8 metros), quadra poliesportiva, novos banheiros e vestiários. A quadra de bocha foi reformada, o que incluiu o reforço da estrutura e substituição das telhas. A ala para atividades, também reformada, contará com sala multiuso, sala de dança e biblioteca. As obras devem ser encerradas em um mês.
“Essa é uma obra importante não apenas para o bairro, mas para a cidade toda. Quando assumimos o governo, em 2009, São Bernardo tinha apenas um teatro funcionando, o Elis Regina. Depois revitalizamos outros tantos, como o Lauro Gomes. E também construímos dois, nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) Regina Rocco Casa e Celso Daniel”, destacou.
Na visita ao Córrego Pindorama, Marinho falou dos benefícios das intervenções, que integram o Drenar, programa de combate às enchentes na cidade, para o Jordanópolis. ”Há 40, 50 anos, o bairro vinha sendo afetado pelas inundações. Dezenas de famílias perderam seus bens. Quando concluídas, as obras vão acabar com essa triste realidade. É uma satisfação resolver esses problemas.”
As obras no local já estão 92% concluídas. Falta apenas a canalização de cerca de cem dos 1.200 metros previstos no projeto, além da construção de duas travessias sobre o córrego. A parte de microdrenagem (instalação de bueiros e bocas de lobo) já está concluída, assim como 60% da pavimentação das 25 ruas por onde passaram as intervenções.
Marinho também destacou a conclusão de obras em outros pontos da cidade, como os reservatórios Ipiranga, Vivaldi e Helena, e mais de 20 mil metros de canais e galerias de drenagem, proporcionando aos moradores do Rudge Ramos alívio das tensões provocadas pelas chuvas.
No período da tarde, o prefeito foi até a obra da Escola de Educação Infantil Jardim Represa, no respectivo bairro. O local está previsto para ser entregue à população em agosto deste ano, com capacidade para atender 300 alunos de zero a três anos. “A educação transforma vidas, ao investir nas crianças e adolescentes, estamos investindo em um futuro melhor para nossa cidade”, disse Marinho.
Em visita ao Jardim do Lago, o prefeito vistoriou as obras de drenagem e revitalização do campo do bairro. A intervenção é uma demanda eleita no Orçamento Participativo (OP). Em 15 dias será finalizada a obra de drenagem e então será dado prosseguimento com a construção do campo e área de contemplação ao redor. O espaço, com a entrega prevista em 8 meses, ainda contará com vestiários, banheiros públicos, pista de skate e área de caminhada em todo seu redor.
Dando continuidade às visitas, o Marinho seguiu até o canteiro do Corredor Alvarenga, trecho previsto para ser entregue em setembro. E seguiu até o cemitério da Vila Carminha, onde o velório foi totalmente reformado e ampliado. O local, antes com cinco salas pequenas, contará com seis salas amplas e mais confortáveis para acomodar melhor os familiares. Em quatro meses o local será entregue à população, que também contará com estrutura adequada ao momento, sala de café e floricultura.
O prefeito também visitou as obras do Drenar Capuava, onde, entre outras intervenções, foram executadas a canalização de trechos do Córrego Capuava e do Ribeirão dos Meninos. Restando apenas a finalização de pequenos reparos e jardinagem para a entrega, que ocorrerá nos próximos dias, para a população. O trecho vai desde a Avenida Nicola Demarchi até o portão 1 da Volkswagen.
De lá, o prefeito seguiu até a recém-inaugurada Policlínica do Centro, onde, acompanhado da Secretária de Saúde, Odete Gialdi, visitou as instalações do local. “A saúde em São Bernardo vem progredindo cada vez mais, montamos um sistema no qual conseguimos cuidar do usuário desde a saúde básica, nas UBSs, até as espacialidades”, concluiu Marinho.
Drenar – Em todo o município, estão sendo investidos cerca de R$ 600 milhões para combater os alagamentos por meio do Programa Drenar. O piscinão do Paço, o maior de todo o complexo de obras, terá capacidade para armazenar 190 milhões de litros de água. As intervenções para instalação de galerias na Rua Jurubatuba e Avenida Aldino Pinotti estão em andamento.
Nenhum comentário on "Luiz Marinho vistoria conjunto de obras em São Bernardo"