Ela se confunde no seu estágio avançado com a Cinomose, portanto se vocês vacinaram seus animais com a V8, V10 ou V12. Fiquem tranquilos.
Nessas três semanas tive essa desagradável doença. No início meu labrador começou como se tivesse engasgado, algo que tivesse comido e estava meio que atravessado em sua garganta. Achei meio normal, já que às vezes isso acontecia.
Na verdade, no dia seguinte a mesma tosse seca foi passando de animal para animal, alguns sedentários começaram a ter secreções nasais e orais. Comecei a desesperar.
Amigos se vocês puderem, dêem a vacina da tosse dos canis. É importante ela passa de animal para animal, fica no ar e em alguns casos como eu, que tenho muitos, não percebi que alguns deixaram de comer, ficando apáticos, sem fome, chegando a desidratar.
Lembrando que vocês devem sempre manter a vacina dos animalzinhos em dia. Temos em São Bernardo um surto de cinomose, então vacinem seu cães o mais rápido possível.
Caso vocês estejam com um animal tossindo severamente, o mesmo poderá vomitar. O esforço constante para tossir leva o animal a vomitar. Caso seu animal esteja com a tosse, o mesmo deverá ser hidratado. Dê soro com Potenay subcutâneo, sempre veja a dosagem pelo peso do seu animal.
Você poderá ainda fazer um soro caseiro 200 ml de água fervida, 1 colher de sopa de açúcar e uma pitada de sal.
Vitaminas A, B12, E, Glicopan, xarope, limpe os olhinhos com soro fisiológico. Mantenha-o bem aquecido, com roupinhas , cobertores e num lugar quente!
Faça o seu bichinho comer, caso não queira, porque a garganta dói, injete com seringa um sorinho (Eletrolítico da vetnil com sustagen). Use Nutralife que equivale a uma refeição.
O importante é o animal não pegar pneumonia. Use Benflogin. Existe um genérico em spray que alivia muito a coceira que eles sentem na garganta.
A tosse poderá durar mais de uma semana, não se desespere ela sumirá. Siga os passos acima que o seu cão alegre estará de volta logo logo.
Ressalto que sempre deve-se levar o seu animalzinho no veterinário de sua confiança. Mantenha a vacinação em dia e aumente em até 20 % a comida de seu animal em dias de frio.
Espero que tenha ajudado…
Até a próxima, pessoal! *
Contato com a colunista, dúvidas, críticas e sugestões de pautas pelo e-mail
Nenhum comentário on "Neste frio, cuide bem do seu animalzinho. Cuidado com a tosse dos Canis"