Da Redação – A cidade de São Caetano está em festa: pela primeira vez em sua história o município venceu o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, para o prefeito Paulo Pinheiro em cerimônia na Câmara dos Deputados, em Brasília. A 5ª edição do prêmio reconhece os gestores municipais que honraram os compromissos de melhorar a vida das crianças e adolescentes em seus municípios.
O prêmio Prefeito Amigo da Criança levou em conta ações, projetos e iniciativas adotadas pela gestão do prefeito Paulo Pinheiro de 2013 a 2016 em relação a três áreas: Educação, Saúde e Assistência Social. Os avanços reconhecidos nos serviços prestados à população foram fundamentais para a conquista da honraria nacional.
“Entre todos os prêmios que um gestor pode receber, nenhum é mais especial que ser reconhecido como Prefeito Amigo da Criança. Desde o início de meu governo tenho me esforçado para melhorar a qualidade dos serviços de São Caetano como um todo, mas com uma atenção toda especial para nossas crianças e adolescentes. Não poderia estar mais orgulhoso”, agradeceu Paulo Pinheiro.
Para conseguir o destaque nacional no Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC 2013-2016), a gestão do prefeito Paulo Pinheiro teve de cumprir uma série de exigências como a formulação, institucionalização e execução do Plano Municipal para Infância e Adolescência (PMIA); ampliação da destinação orçamentária; promoção de vidas saudáveis; acesso à educação de qualidade e proteção contra maus-tratos, exploração e violência; e fortalecimento do sistema de garantia de direitos.
O prefeito Paulo Pinheiro destacou algumas das iniciativas da Prefeitura que contribuíram com as crianças e adolescentes, como o atendimento de toda a demanda de vagas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio no município; atenção à Saúde desde o pré-natal, contribuindo para uma baixa mortalidade infantil; e ampla rede de proteção de assistência social, garantindo suporte para as famílias que mais precisam.
A participação no programa é voluntária e reflete o compromisso de gestores de cidades brasileiras com as políticas para infância e adolescência. O articulador municipal do PPAC em São Caetano, Fabiano Augusto João, diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sylvio Romero, explicou que o processo de avaliação da Fundação Abrinq com as políticas públicas voltadas aos jovens é rigoroso. “Foram realizadas diversas reuniões e encontros para a prestação de contas destas iniciativas.”
Nenhum comentário on "Paulo Pinheiro recebe o Prêmio Prefeito Amigo da Criança"