Escola de São Caetano promove conscientização no Dia do Orgulho Autista

613 0

Da Redação – A rede municipal de ensino de São Caetano do Sul tem uma forte atuação na inclusão de crianças e jovens com necessidades especiais, atendendo mais de 400 estudantes com deficiência intelectual, física, sensorial, múltipla ou altas habilidades. São diversas as ações no dia a dia das escolas municipais para tornar mais efetivo o aprendizado de todos os alunos, independentemente dos desafios de cada um deles.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Arquiteto Oscar Niemeyer, no Bairro Nova Gerty, os professores e funcionários se engajaram nesta semana em uma campanha de conscientização que tem como base o Dia Mundial do Orgulho Autista (18 de junho). A data celebra a neurodiversidade e as características únicas das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para despertar o interesse dos alunos pelo tema, a comunidade escolar está utilizando um broche com uma peça colorida de um quebra-cabeças – a fita colorida feita de peças de quebra-cabeças é um símbolo mundial do autismo, representando a complexidade desta condição. Muitos estudantes também aderiram voluntariamente à campanha, mostrando sua empatia com os colegas com o transtorno.

“Nossa intenção com a campanha foi buscar a conscientização, aceitação e respeito da comunidade escolar, para que todos aprendam um pouco mais sobre a síndrome, suas dificuldades e desafios”, explicou o professor especialista em inclusão Fábio Alves Abreu, da EMEF Arquiteto Oscar Niemeyer. A escola atende 25 alunos de inclusão, alguns deles diagnosticados com TEA como Felipe Augusto Cicilini e Ariane de Sordi Bonaldo, do 6º ano, que inspiraram a ação.

A diretora da EMEF, Rosana Campana Chacon, lembrou o trabalho feito com todos os estudantes para dar uma acolhida apropriada para os colegas com necessidades especiais. “Esse adaptação é mais difícil com as crianças menores. Nós tentamos facilitar o convívio e não expor os alunos com deficiência. Com o tempo os vínculos são criados, facilitando a integração.”

Apesar da importância da aceitação das crianças especiais pelos colegas, esse não é o foco central da inclusão nas escolas de São Caetano. “Nosso objetivo é que esses estudantes se desenvolvam do ponto de vista pedagógico. Buscamos uma adaptação curricular para que eles aprendam os conteúdos da melhor forma, pois os alunos de inclusão têm suas dificuldades, mas também têm habilidades”, afirmou Fábio Alves Abreu.

Suporte – A rede municipal de São Caetano conta com 53 professores especialistas em inclusão, 44 deles no Ensino Fundamental e Médio e nove na Educação Infantil. “Também temos uma equipe que dá suporte para os professores e orientadores educacionais, realizando reuniões periódicas ou quando solicitadas para debater questões relacionadas ao atendimento aos alunos”, explicou Erica Albanese, que integra a equipe de especialistas junto com Patrícia Aparecida David, Fani Castrillo e Maria Madalena Jerônimo.

Além do atendimento aos alunos de inclusão nas escolas da rede regular de ensino, São Caetano também conta com o suporte da Fundação Municipal Anne Sullivan (FUMAS), localizada no Bairro Santa Maria, que realiza atendimento clínico a alunos com surdocegueira, surdez, TEA, paralisia cerebral e outras síndromes.

A equipe da FUMAS realiza desde o processo de triagem até encaminhamentos médicos, quando necessário, e propicia, após estudo de caso, a orientação quanto à avaliação funcional de cada educando que necessitar. São oferecidos atendimentos em Psicologia, Psicopedagogia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Hidroterapia e Orientação à Família. Os telefones para outras informações são 4220-3286 ou 4220-3638.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Escola de São Caetano promove conscientização no Dia do Orgulho Autista"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *