Vítor Hugo vence os 100m do GP Brasil e fica a um centésimo do índice olímpico

455 0

Da Redação – Foi por muito pouco que Vítor Hugo dos Santos não conquistou o índice olímpico nos 100 m. O velocista carioca de 20 anos, que faz parte do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA desde fevereiro, venceu a prova mais rápida do GP Brasil CAIXA, realizado neste domingo (19/6/2016), em São Bernardo do Campo, com o tempo de 10s17 – a marca mínima de qualificação para o Rio é 10s16.

Vítor Hugo passou a linha de chegada comemorando. O índice está bem perto e a marca conquistada neste domingo é o recorde pessoal do velocista (ele tinha 10s22 do Troféu Brasil de 2015). Com o resultado, assumiu a liderança do ranking nacional dos 100 m. “Mas nada está garantido. Tem muita gente treinando para isso. Tenho que continuar treinando, correndo e tentando. Tenho de me cuidar para buscar essa vaga. Estou buscando a classificação nos 100 m e nos 200 m. Tenho coisas para corrigir nos 200 m e estou mais perto nos 100 m”, disse o velocista que, antes do Troféu Brasil de Atletismo (de 30 de junho a 3 de julho), disputará, no dia 25, o GP de Cali (Colômbia).

Na mesma prova, Ricardo Mário de Souza, outro jovem atleta do Clube, ficou com a medalha de bronze e bateu o recorde pessoal (10s21). O velocista de 21 anos também se aproximou da marca mínima para a competição de agosto e assumiu a vice-liderança do ranking nacional. A boa colocação no ranking é importante como critério de desempate na convocação individual e para a formação dos revezamentos olímpicos.

Outra vitória bastante comemorada no GP Brasil foi a de Augusto Dutra. O atleta do salto com vara venceu com 5,70 m, sua melhor marca na temporada. Augusto já está qualificado para disputa olímpica desde 2015, mas não estava conseguindo uma boa consistência nos saltos este ano. Neste domingo, porém, repetiu o índice e projeta seu crescimento na prova até agosto.

“O (técnico) Elson Miranda voltou o treinamento para que eu ganhasse confiança. Saltei com 14 passadas hoje, sendo que a minha corrida de competição tem 18”, contou o saltador. “Fiz a melhor marca do ano sem muita expectativa. Não tinha noção do que ia acontecer, então foi muito legal entrar na competição com tranquilidade. Ainda dá para crescer! Eu ia passar para a próxima altura, mas fiquei tão empolgado, dei cambalhota, comecei a gritar, que o Elson pediu para eu encerrar. Foi importante ganhar essa confiança.”

Qualificados para o Rio, Lutimar Abreu Paes, nos 800 m, e Júlio César de Oliveira, no lançamento do dardo, conquistaram o ouro em suas provas e aprovaram a performance no domingo. Lutimar conseguiu o índice no Ibero-Americano (evento-teste) na metade de maio e, na sequência, viajou para treinos e competições na Europa. “Voltei na segunda-feira, então até competi sem o compromisso de um grande resultado. O foco é a preparação olímpica, com o objetivo de correr na casa de 1min44”, disse o gaúcho, que tem 1min45s30 como recorde pessoal e hoje venceu com 1min46s76. Júlio César, que já lançou na casa de 81 metros em 2016, conquistou o ouro com 78,77 m.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Vítor Hugo vence os 100m do GP Brasil e fica a um centésimo do índice olímpico"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *