Da Redação – Por iniciativa do vereador Hiroyuki Minami (PSDB), a Câmara de São Bernardo realizou no dia 18 de junho a sessão solene em comemoração ao Dia da Imigração Japonesa e toda a contribuição à cidade de São Bernardo. Durante o evento, Minami outorgou a “Medalha João Ramalho” ao a Tetsuo Yoshimoto.
No município, existem quatro entidades nipo-brasileiras. São associações que representam a comunidade japonesa, preservando a arte e as tradições. Em 1994, essas entidades formaram uma federação. Todos os anos, eles selecionam uma pessoa para receber a “Medalha João Ramalho”. Minami ressaltou que “em 2016, o indicado foi o sr. Tetsuo Yoshimoto, que tem uma longa folha corrida de serviços prestados em prol da preservação da cultura nipônica. Ele representa toda a comunidade nipo-brasileira. Nos conhecemos desde 1965, na primeira turma da ETE Lauro Gomes. É um privilégio conceder essa honraria a um amigo. Nada mais importante neste mundo do que a amizade.”
Tetsuo Yoshimoto é integrante ativo da União Cultural Nipo-Brasileira de São Bernardo desde 1985. Além de ocupar a Presidência por 5 anos, assumiu diversas diretorias desde então. Também participa da União das Associações Nipo-Brasileiras na cidade. Foi Presidente da Comissão do Festival do Japão em São Bernardo do Campo nas três primeiras edições, nos anos de 2012, 2013 e 2014. Atualmente atua como Diretor Voluntário na Assistência Social Dom José Gaspar (Ikoi no Sono), instituição de acolhimento de idosos.
Durante seu agradecimento, Tetsuo revelou que não esperava o mérito. “Por anos assistindo às sessões solenes da imigração japonesa, as personalidades que vi serem homenageadas com a ‘Medalha João Ramalho’ tinham ricas biografias e contribuíram muito com a sociedade nipo-brasileira. Nunca imaginei que, com meu modesto histórico, pudesse receber tal honraria”.
Ele lembrou o trabalho de seu pai como distribuidor de filmes japoneses “que matavam a saudade de sua terra natal” e finalizou seu discurso mencionando os princípios e valores nipônicos. “A lealdade, a confiança, a solidariedade, o respeito, a gratidão, a responsabilidade, o zelo, a perseverança, a harmonia, a honestidade. São esses os pilares trazidos pelos pioneiros que enriqueceram nossa cultura e que não devemos esquecer jamais”.
O evento teve a participação dos alunos da União Cultural Nipo-Brasileira de São Bernardo do Campo; dos cantores Douglas Nishikawa e Emílio Goto; do coral da União das Associações Nipo-Brasileiras de São Bernardo do Campo e do Kiendaiko (grupo de taikô, um instrumento de percussão japonês).
Ocuparam a mesa de honra: o vereador Hiroyuki Minami, presidente da comissão organizadora; sr. Satoshi Morita, representando o cônsul-geral do Japão.
Nenhum comentário on "Sessão solene na Câmara de São Bernardo comemora o Dia da Imigração Japonesa"