O homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível…
Max Weber.
Marinho cobra mais participação do Estado na discussão de ações de desenvolvimento regional
Mais participação do Estado na discussão e elaboração de ações que de fato promovam o desenvolvimento planejado das regiões metropolitanas. Foi o que defenderam palestrantes e representantes da sociedade civil que participaram nesta quinta-feira (9) do encerramento do “Seminário Internacional Desenvolvimento e Governança Regional: Diagnósticos e Pesquisas a partir da Região Metropolitana de São Paulo”, no campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC (UFABC). O evento, dirigido a gestores públicos, acadêmicos, especialistas, representantes de movimentos sociais e da sociedade civil, foi promovido em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Durante a mesa “Governança & desenvolvimento: o que faremos?”, o prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal cobrou, no caso de São Paulo, que o Estado se faça presente nas discussões voltadas à resolução de problemas comuns das cidades. “O ente Estado está ausente até no seminário. O governo do Estado nunca me chamou para discutir ou apresentar sugestões ao Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). É preciso que se faça um pacto, sem olhar cor partidária, para resolvermos problemas comuns, como na mobilidade urbana e habitação, por exemplo”, afirmou. Marinho, que também preside o Conselho Metropolitano da Grande São Paulo, defendeu reflexão maior por parte dos prefeitos sobre a importância da realização de ações conjuntas. “Precisamos pensar mais sobre o que é Metrópole e a importância de seu desenvolvimento, para que até o fim deste ano a gente possa tirar um modelo de plano de desenvolvimento metropolitano. Para isso, teremos de promover esse debate e ouvir vários entes, sobretudo a sociedade e também definir qual será o papel de cada parte nesse contexto: os municípios, o Estado e a União”, declarou o chefe do Executivo. Além do prefeito, também participaram da palestra de encerramento o secretário de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, Fernando de Mello Franco, que representou o prefeito da Capital, Fernando Haddad, e Marco Aurélio Costa, diretor de Estudos e Políticas Regionais Urbanas e Ambientais (DIRUR) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Marco Aurélio apontou que o maior desafio das cidades será adequar seus projetos de desenvolvimento ao Estatuto da Metrópole, sancionado no ano passado e que visa promover a integração de ações entre os municípios que formam uma metrópole, em parceria com os governos estadual e federal. Essas ações teriam funções públicas de interesse comum, ou seja, algo que se torne inviável para um município realizar sozinho ou que cause impacto em municípios vizinhos. São exemplos: transporte público, saneamento básico, habitação e destinação final de lixo.
Frase:
Se prevalecem sempre da maioria porque é isso que eles estão fazendo: passando por cima das leis. Estão sendo atropelados os mínimos direitos não é nem da defesa, é dos juízes, dos senadores e senadoras se pronunciarem, contribuírem na formação das provas para que lá, ao final de tudo, não só os membros da comissão, mas que esse Plenário tenha condições, dentro de uma análise técnica, de expressar sua opinião
Vanessa Grazziotin, senadora pelo PCdoB/AM, ao criticar a pressa dos senadores no processo de análise do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff
Frase:
“O que importa para a população é a reconstrução da economia e a gente tem que votar os projetos que vão na direção de contribuir para a redução do desemprego. É isso que está preocupando todos nós aqui…
Antonio Imbassahy, deputado federal (BA) e líder do PSDB na Câmara, ao comentar os trabalhos na Câmara dos Deputados
Pesquisa do Ipea aponta que jovens são os mais afetados pelo desemprego
O Grupo de Conjuntura (Gecon) da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea publicou nesta sexta-feira, 10/06, a análise sobre os números do mercado de trabalho e lançou ainda o blog da Carta de Conjuntura. O documento mostra que a população mais afetada pelo desemprego é a de jovens com idade entre 14 e 24 anos e indica um aumento do desemprego entre esse grupo: era de 15,25% no 4° trimestre de 2015 e passou para 26,36% no 1° trimestre de 2016. Já a redução do rendimento salarial foi maior para a parcela dos trabalhadores que recebem menos de um salário mínimo. Para estes, a redução do salário chegou a mais de 10% nos últimos 12 meses. A queda generalizada de rendimentos e na ocupação resultou em uma massa salarial de R$ 173 bilhões entre fevereiro e abril deste ano, mesmo patamar que se encontrava há três anos. A seção Mercado de Trabalho é a primeira parte da nova Carta de Conjuntura do Ipea (n°31) e faz análises sobre emprego e renda analisando os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). As entrevistas podem ser agendadas com o novo coordenador do Gecon, José Ronaldo de Castro Souza Júnior, pelo e-mail imprensario@ipea.gov.br, ou pelo telefone (21) 3515-8578.
NÚCLEO REVITALIZADO
- Neste sábado (11), às 11h, o prefeito de Diadema, Lauro Michels entrega à população a revitalização do núcleo 15 de Julho, na rua Florianópolis, no bairro Casa Grande. Por meio do Programa Diadema de Cara Nova, a Prefeitura realizou obras de saneamento ambiental e infraestrutura no bairro. Entre as melhorias estão obras de drenagem, pavimentação asfáltica em todas as ruas do núcleo (retirada dos bloquetes), reforma das calçadas, instalação de lombada e sinalização viária.
MAUÁ TEM NOVAS QUADRA E UPA
- O prefeito de Mauá, Donisete Braga, participa neste sábado (11), às 9h, da entrega da reforma da quadra de esportes da Rua Eugênio Negri, no Jardim Zaíra. A quadra ocupa terreno de aproximadamente 1.600 m² localizado na esquina das ruas Joaquim Alves de Oliveira e Eugênio Negri. Os recursos para a obra vieram do Governo Federal, por meio do Ministério dos Esportes. E às 11h30 Donisete inaugura a nova Unidade Básica de Saúde do Jardim Oratório (Rua Salvador, 266, no Jardim Oratório, em Mauá), que ganhou um prédio de 1.400 m² e recebeu investimentos da ordem de R$ 2 milhões. A unidade é responsável pelo atendimento de 3.400 famílias da região, totalizando 24.300 pessoas.
JAPÃO QUER TORCIDA DE SÃO CAETANO
- A cidade de São Caetano recebeu nesta semana uma visita do outro lado do mundo. O integrante da Federação Japonesa de Futebol, Tomokazu Ikebe, esteve conhecendo as instalações do Estádio Municipal Anacleto Campanella, no Bairro Olímpico, com o objetivo de avaliar a possibilidade do local fazer parte do planejamento de treinos da seleção japonesa durantes os Jogos Olímpicos Rio 2016, realizados na capital carioca entre os dias 5 e 21 de agosto. Acompanhado pela secretária Municipal de Esporte e Turismo, Maria Ap Benta Apone, pelo presidente da AD São Caetano, Nairo Ferreira de Souza, do vice-presidente do Bunka de São Caetano Akio Ohira, do vice-presidente da ABJICA, Flavio Nakaoka, e do assessor da delegação japonesa no Brasil, Edwin Hasegawa, Ikebe percorreu o Complexo Esportivo e ao final agradeceu a receptividade e hospitalidade pedindo um pouco da torcida dos brasileiros para o Japão na competição.
FOGUEIRA DE VAIDADES 2
- Na quarta-feira, a Câmara de Santo André realizou a Sessão Solene em comemoração à Semana do Meio Ambiente. O evento homenageou pessoas e escolas que contribuíram para a discussão do tema. A escola Instituto Coração de Jesus foi homenageada pelo projeto “Plantar”, uma ação de protagonismo juvenil. A escola EMEIF Machado de Assis, localizada no Parque Miami, foi homenageada pelo projeto: “Rios e Florestas”. A solenidade foi abrilhantada com apresentações culturais: os alunos da EMEIEF Machado de Assis encenaram a música “O Rio”, de Chitãozinho e Xororó, e a cantora Angel Queiroz interpretou a música “Andorinha” de sua própria autoria e composta especialmente para o evento.
Marcos Mendonça é reconduzido à presidência da TV Cultura
Após a modernização do parque tecnológico e a implementação de boas práticas de governança corporativa, mesmo com a crise econômica nacional a TV Cultura encontrou seu ponto de equilíbrio financeiro. Para dar prosseguimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido na Fundação Padre Anchieta, nesta segunda-feira (13/6), Marcos Mendonça será reconduzido ao cargo de presidente das Rádios e TV Cultura, pelos próximos três anos. O foco dessa gestão será a ampliação dos conteúdos audiovisuais nas áreas de educação, cultura, jornalismo e programação infantil, contemplando os canais de TV, Rádio, mídias digitais e multiprogramação. Será ainda levado ao público informação relevante, programação qualificada, jornalismo plural e abrangente, orientação social e muito conteúdo com a marca e credibilidade histórica que faz da TV Cultura, há 47 anos, uma emissora respeitada e premiada internacionalmente. Também nesta segunda-feira, assume a presidência do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta o sociólogo Augusto Rodrigues. Ele foi diretor da CPFL Energia, além de vice-presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global, da ONU, e integrante do Conselho do Instituto Ethos. É atualmente membro do Conselho Consultivo da Fundação Osesp e do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta. Marcos Mendonça, formado em Direito pela Universidade de São Paulo, foi vereador (1983 a 1994), deputado estadual (1995 a 2002) e secretário de Estado da Cultura (1995 a 1998 – 1999 a 2002). Esta será a terceira vez que Mendonça presidirá a FPA (mandatos entre 2004 e 2007 / 2013 e 2016 / 2016 e 2019).
Nenhum comentário on "Marinho cobra mais participação do Estado na discussão de ações de desenvolvimento regional"