Vamos falar de Língua Portuguesa?

1196 0

566970e43f768

* Osmar Junqueira Lima – A partir deste mês de junho pretendo estar semanalmente, neste CliqueABC, discorrendo sobre a Nossa Língua de Cada Dia, onde iremos trazer orientações, considerações, pegadinhas e normas gramaticais que nunca são demais para quem não domina ou mesmo aprecia a nossa Língua Portuguesa. Aliás, em se falando da boa formação pessoal e profissional, o domínio da língua é fundamental em qualquer setor.

Em textos publicados nas redes sociais, vejo que o caro leitor tem lido algumas de minhas considerações sobre língua portuguesa. E hoje tomo a liberdade de falar sobre algumas normas da língua portuguesa. Lembra-se, caro leitor, de que a gramática (em grego letra) não pode ser usada aleatoriamente. Ao começar os estudos de gramática o leitor há de lembrar-se dos substantivos (substância, matéria).

São eles – Substantivo comum: árvore, pedra, homem, mulher, menino, menina; o substantivo comum tem o masculino terminado em o e o feminino terminado em a; feminino, feminina; há os casos especiais elefante, elefanta, boi, vaca; há os substantivos comuns de dois gêneros, o dentista, a dentista, para o masculino usa-se o artigo o, para o feminino o artigo a, o estudante, a estudante, o presidente, a presidente, o gerente, a gerente.

Há os sobrecomuns que se aplicam tanto ao masculino quanto ao feminino, vítima pode ser homem, mulher, adolescente ou criança; criança pode ser menino ou menina; pessoa pode ser homem ou mulher; testemunha pode ser homem ou mulher, sempre a testemunha; há os substantivos epicenos são os que para designar masculino ou feminino, emprega-se a palavra macho para o masculino e fêmea para feminino, jacaré macho, jacaré fêmea, onça macho, onça fêmea.

O leitor deve estar perguntando porque estou fazendo esta revisão, aí vai a explicação: Nos últimos tempos, houve uma imposição de autoridades quanto ao uso da língua portuguesa. A Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB) estabelece normas para o uso da língua portuguesa.

No livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, 8º capítulo, o narrador, diante da possibilidade de ir com Lobo Neves para uma província do Norte, usa a expressão presidenta, nos momentos de perplexidade diante da amante Virgília.

É bom que se diga que aparecer uma palavra escrita fora da norma numa obra literária não é imposição. O autor tem liberdade de criação dentro da obra literária, aliás o artista, o criador, está acima das normas gramaticais. Há muitos grandes escritores que desobedeceram às normas, como Mário de Andrade, Guimarães Rosa um dos grandes criadores e inovadores da língua portuguesa.

Os leitores, autoridades não têm liberdade de escrever fora das normas, se não houvesse normas, não haveria entendimento. Portanto, não se justifica usar a ‘presidenta’, a ‘gerenta’, o ‘estudanto’. E nesta terça-feira (31 de maio), quando se comemorou o Dia da Comunicação Social, a EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) anunciou que pretende padronizar o procedimento ao se referir à presidente da Nação como ‘a presidente’, e não mais como foi determinado após a posse de Dilma Rousseff, que ela deveria ser chamada de ‘a presidenta’. A EBC explica que passará a adotar a padronização usada pela mídia: ‘a presidente’, independente de ela voltar ou não.

Outra imposição que tem contrariado a norma gramatical é quanto ao uso do masculino e do feminino. Quando se usa o masculino, o feminino já está incluso, quando se diz meninos, atenção; não é necessário dizer meninos e meninas, quando se diz boa noite a todos, não é necessário repetir a todas, o masculino, na gramática, tem predominância sobre o feminino. Mas, se o leitor quiser referir-se a homens e mulheres, meninos e meninas, comece sempre pelo feminino, meninas e meninos, todas e todos, brasileiras e brasileiros, companheiras e companheiros.

Espero ter jogado um pouco de luz sobre essa salutar discussão sobre a Nossa Língua de Cada Dia. Até a próxima!

* Osmar Junqueira Lima é professor de Português (Literatura e Letras Modernas), ex-coordenador do Curso Objetivo e um dos fundadores da unidade de Santo André do Objetivo e colunista e editorialista do site CliqueABC. Contato pelo e-mail professor.osmar.junqueira@gmail.com

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Vamos falar de Língua Portuguesa?"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *