Lutimar faz índice olímpico nos 800 m e Fabiana Murer puxa ouros no Ibero-Americano do Rio

672 0

Da Redação – Lutimar Abreu Paes é o 10º integrante do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA a conquistar índice para a disputa olímpica de agosto, no Rio – dois atletas, Marílson Gomes dos Santos (maratona) e Mário José dos Santos Júnior (marcha 50 km) já foram convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o número, oficial, ainda não inclui os velocistas que integrarão os revezamentos 4×100 m e 4x 400 m.

O meio-fundista superou a marca mínima (1min46) ao vencer a prova dos 800 metros no Campeonato Ibero-Americano, evento-teste do atletismo olímpico, em 1min45s42, na manhã deste domingo (15/5/2016), no Engenhão. O atleta de 27 anos, no Clube desde 2014, ficou muito perto de superar também o seu recorde pessoal (1min45s32, de 2011).

Ricardo D’Angelo, coordenador técnico do Clube e treinador de Lutimar, comemorou a “missão cumprida” do meio-fundista. Com a conquista do índice, o foco a partir de agora é apenas a disputa olímpica. “O Lutimar fez uma preparação específica para os 800 metros, prova em que teria mais condições de obter o índice. Ele estava em Paipa, na Colômbia, fez treinamentos na altitude, e desceu para competir no Rio”. Nesta segunda, Lutimar viaja para cidade de Neijmegen, na Holanda, onde fará a preparação final. “Serão quatro ou cinco competições para teste até agosto.”

No sábado, primeiro dia de competições no Rio, os atletas do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA conquistaram seis medalhas (quatro de ouro e duas de prata). Participam da disputa, que vai até segunda-feira, 24 atletas do Clube, que correspondem a 26% da delegação brasileira. Venceram suas provas Fabiana Murer (salto com vara), Wagner Domingos (lançamento do martelo), Juliana Gomes dos Santos (3.000 m) e Darlan Romani (arremesso do peso). Valdileia Martins, no salto em altura, e Keila Costa, no salto em distância, foram vice-campeãs ibero-americanas.

Fabiana, que ainda está em período de fortes treinos, não teve grandes dificuldades para garantir o ouro. “A pista é boa e foi uma prova tranquila para a Fabiana. Ele venceu com 4,60 m, o que é bom para essa época da temporada – ainda não estamos prontos -, mas fez três saltos a 4,70 m e não passou. Foi bom para sentir a pista do Engenhão”, disse o técnico Elson Miranda. “Fiz questão de tirar o máximo proveito desta oportunidade. Fiz oito saltos e senti falta de velocidade no final. A pista é muita boa e isso me dá maior confiança para a Olimpíada”, disse a saltadora.

Já de volta a São Paulo, Fabiana retoma a rotina de treinos e dará sequência às competições em pista aberta na Europa. Sua próxima prova é a etapa de Roma da Liga Diamante, em 2 de junho. Disputa também a etapa de Birmingham, na Inglaterra, e duas competições na Suíça.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Lutimar faz índice olímpico nos 800 m e Fabiana Murer puxa ouros no Ibero-Americano do Rio"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *