Coordenadora da Saúde Mental de São Caetano defende doutorado

643 0

Da Redação – Coordenadora de Saúde Mental de São Caetano do Sul e professora colaboradora da disciplina de Psiquiatria da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Dra. Flavia Ismael defendeu neste ano a tese de doutorado “Aspectos dimensionais de personalidade, fissura e adesão ao tratamento ambulatorial entre dependentes de cocaína e crack”.

O trabalho foi defendido na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), sob orientação do Dr. Danilo Antonio Baltieri – professor de Psiquiatria e coordenador do Programa de Residência Médica em Psiquiatria da FMABC. Integraram a banca examinadora os professores-doutores Arthur Guerra de Andrade, Cintia de Azevedo Marques Périco e Lucio Garcia Oliveira – todos docentes da Medicina ABC.

Entre os principais achados da tese estiveram: efeito significativo de traços de temperamento na intensidade da fissura; a característica de temperamento persistência tem impacto significativo na duração da fissura; o uso de cocaína (em suas diversas formas) piora a intensidade da fissura ao longo do tratamento; e os usuários duais (cocaína e crack) tiveram fissura mais intensa do que os usuários apenas de crack. “Também foram elaborados dois grupos, que se relacionam na adesão ao tratamento. Fatores como tempo maior de uso, história prévia de tratamento, antecedente familiar de transtorno por uso de substâncias, impulsividade e maior escolaridade, juntos, foram preditores para maior adesão ao tratamento”, explica Dra. Flavia Ismael, cujo doutorado foi defendido na FMUSP em 27 de janeiro.

Formada pela FAMEMA – Faculdade de Medicina de Marília (2004), Dra. Flavia Ismael cursou residência médica em Psiquiatria na Faculdade de Medicina do ABC (2005 – 2007) e, desde então, trabalha em parceria com a disciplina de Psiquiatria da instituição. Atuou por sete anos na Enfermaria do Hospital Estadual Mário Covas, montou e coordenou por quatro anos a equipe de Psiquiatria do Hospital de Emergências Albert Sabin, de São Caetano, e há dois anos coordena a Saúde Mental do município, além de ser professora colaboradora na graduação de Medicina da FMABC, ministrando aulas teóricas e práticas.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Coordenadora da Saúde Mental de São Caetano defende doutorado"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *