Oportunidade é voltada a pesquisadores brasileiros e estrangeiros; inscrições estão abertas até dia 30 de abril
Da Redação – O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para uma bolsa de pós-doutorado na área de arquitetura de dados para segurança cibernética em sistemas de comunicação não confinados. Financiada pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a bolsa é de R$ 5,2 mil e terá duração de 48 meses.
Quem for selecionado vai atuar no projeto Lakehouse Architecture for Promoting Collaboration and Integration of Cybersecurity Data in Unconfined Communication Systems, que tem a coordenação da professora Cristina Dutra de Aguiar. A pesquisa está inserida no contexto da iniciativa RESUME (cybersecurity studies in unconfined communications systems), que reúne pesquisadores de diversas universidades brasileiras e estrangeiras.
O objetivo central do projeto é apoiar a colaboração entre os pesquisadores por meio do desenvolvimento de uma arquitetura avançada baseada no conceito de lakehouse — uma estrutura que une os pontos fortes dos data lakes (grandes repositórios de dados brutos e não estruturados) e dos data warehouses (ambientes organizados para análise e relatórios).
A motivação para o desenvolvimento do projeto é gerada pelos desafios enfrentados pelo RESUME. Com os avanços nas tecnologias de comunicação sem fio, esses sistemas passaram a ser amplamente utilizados em infraestruturas críticas como transportes, redes elétricas e comunicações militares. Entre as ameaças mais recorrentes estão o uso de dispositivos não autorizados, como bloqueadores de sinal (jammers) e drones. No entanto, a dependência dessas tecnologias torna os sistemas mais vulneráveis a riscos de segurança, especialmente no campo da cibersegurança eletromagnética, área dedicada à proteção de sinais e sistemas contra interferências e ataques no espectro de rádio.
A expectativa é que a arquitetura avançada baseada no conceito de lakehouse facilite a troca de conhecimento e o compartilhamento de dados. Além disso, busca-se ampliar a capacidade de criar soluções mais eficazes e inovadoras para enfrentar as ameaças à cibersegurança eletromagnética em infraestruturas críticas baseadas em comunicação sem fio.
Perfil desejado – Para se candidatar, é preciso possuir, preferencialmente, excelente formação em ciências de computação, domínio de conceitos relacionados a bancos de dados e segurança cibernética em sistemas de comunicação não confinados. Também são desejáveis habilidades de programação e conhecimentos sobre data lakes, data warehouses e lakehouses.
Além disso, quem for selecionado deverá realizar atividades no exterior por um período de três a dez meses. Para se inscrever, basta preencher, até dia 30 de abril, este formulário: https://icmc.usp.br/e/9fce1.
Nenhum comentário on "USP São Carlos oferece vaga de pós-doutorado em arquitetura de dados para segurança cibernética"