A Black Friday 2024 registrou resultados expressivos no varejo nacional, com crescimento no fluxo de visitação e faturamento na comparação com 2023, mas revelou disparidades regionais e entre segmentos
A Black Friday 2024 reafirmou seu papel como o maior evento do varejo brasileiro, trazendo resultados expressivos e consolidando tendências de crescimento. Segundo o Índice de Performance do Varejo (IPV) divulgado pela HiPartners, o período registrou ganhos significativos tanto em fluxo de visitação quanto em faturamento, demonstrando a forte adesão dos consumidores e o sucesso das estratégias comerciais adotadas.
Os shopping centers lideraram o crescimento, com aumento de 17% no fluxo de visitantes durante a sexta-feira da Black Friday em relação ao mesmo dia em 2023. As lojas físicas também apresentaram desempenho positivo, com incremento de 15% no período.
“Os resultados da Black Friday 2024 reforçam a importância estratégica desse evento para o varejo brasileiro. O crescimento no fluxo de visitação e o desempenho de segmentos-chave, como cosméticos e vestuário, demonstram o potencial de consumo e a resiliência do mercado, mesmo diante de desafios econômicos. No entanto, as disparidades regionais e as quedas em algumas categorias indicam oportunidades para ajustes e inovações nas estratégias de vendas e marketing para os próximos anos.” destaca Flávia Pini, sócia da HiPartners.
No entanto, mesmo com o sucesso geral, o faturamento na sexta-feira registrou queda de 1,02% em relação ao ano anterior, sugerindo mudanças no comportamento de consumo e na dinâmica promocional.
“O faturamento da Black Friday 2024 trouxe resultados sólidos, com um crescimento de 6% na semana em comparação a 2023. A queda de 1% na sexta-feira da BlackFriday pode estar associado a diversos fatores como a migração de parte dos consumidores para plataformas de e-commerce, mas, no geral, o desempenho reflete o sucesso das estratégias comerciais adotadas e a confiança dos consumidores nas lojas físicas para comprar no maior evento do varejo brasileiro”, disse Henrique Carbonell, CEO da F360, plataforma de gestão financeira que fornece os dados de vendas para compor a análise.
Desempenho Mensal
Ao observar novembro de 2024 como um todo, o fluxo de visitação em lojas físicas cresceu 3% em comparação com novembro de 2023. Quando comparado a outubro de 2024, o aumento impressionante foi de 41%. Esses números destacam a relevância da Black Friday como catalisadora de consumo no mês, ainda que em algumas categorias o desempenho da semana promocional tenha superado o do mês.
No entanto, o desempenho regional revelou contrastes marcantes. Enquanto o Nordeste e o Sudeste apresentaram forte crescimento no fluxo de visitação na sexta-feira da Black Friday (+22% e +18%, respectivamente), o Centro-Oeste e o Sul registraram quedas significativas, com o Centro-Oeste apresentando um decréscimo de 31%.
Destaques por Segmento
Os segmentos também apresentaram disparidades. A categoria de “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” foi o destaque absoluto, com crescimento de 68% na sexta-feira da Black Friday em relação ao ano anterior. Em contrapartida, segmentos como “Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação” registraram queda acentuada (-75%).
Sobre a HiPartners Capital & Work
Criada em 2012, a HiPartners Capital & Work nasceu de um projeto pessoal do empreendedor Walter Sabini Junior, responsável pela venda da Virid, plataforma de e-mail marketing adquirida em 2011 pela Serasa Experian. Hoje é o primeiro venture capitalbrasileiro focado em retail techs, buscando alavancar empreendedores e soluções para gerar impacto no varejo brasileiro. Para saber mais, acesse: www.hipartners.com.br
As férias escolares chegaram, e com elas a busca por opções que aliam lazer e aprendizado para toda a família. O Zoológico e o Jardim Botânico de São Paulo oferecem um passeio repleto de diversão, educação, e ideal para quem deseja aproveitar o tempo livre com crianças e adolescentes.
Localizados no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, na zona sul da capital paulista, os dois espaços são imersivos e ricos em atividades. O Zoológico de São Paulo conta com mais de dois mil animais de diversas espécies, proporcionando aos visitantes a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a fauna do Brasil e do mundo. Além disso, o Jardim Botânico abriga uma das maiores coleções de orquídeas do país, além de exemplares raros da flora nativa e exótica, e um meliponário.
Entre as novidades do Zoo SP, destaca-se o Bosque da Conservação, um espaço que permite aos visitantes conhecer espécies ameaçadas e raras, em um ambiente dedicado à preservação e conscientização ambiental.
Quem procura mais aventura pode aproveitar o Acqua Safari, um passeio de barco que leva os visitantes a explorar o zoológico de uma forma diferente, ou ainda o Mundo Dino, uma atração que promete encantar os pequenos com réplicas de dinossauros em tamanho real e um museu com fósseis reais, trazendo um pedacinho da pré-história para a cidade.
Ambos os locais estão passando por um processo de revitalização, com novas atrações e serviços para o público. Prepare-se para dias de muita diversão e aprendizado na natureza durante este período de férias.
Redescubra o Zoo São Paulo
O Zoológico de São Paulo, tradicional ponto turístico da cidade, está com novas atrações. Mais de cem áreas foram revitalizadas, com destaque para o novo ambiente dos chimpanzés, que foi ampliado, recebeu novos equipamentos de enriquecimento ambiental e segue padrões internacionais.
Além disso, novos moradores chegaram, como quatro pinguins-de-magalhães — Ema, Val, Roxo e Phoebe — que agora habitam um espaço exclusivo, projetado para promover o bem-estar dos animais e estimular a educação para a conservação. O local também passou a abrigar um casal de saguis-da-serra-escuro, capivaras, entre outros animais.
O espaço oferece ainda diversas atrações para os visitantes, como o Mundo Dino, que abriga mais de 60 fósseis originais de dinossauros, e o Xochimilco, lar dos axolotes — criaturas que inspiraram o famoso personagem do jogo Minecraft. O visitante também pode explorar atrações como “Pequenos Notáveis”, “Pulo do Sapo” e “Formigueiro”.
Para quem busca uma experiência mais aventureira, o Zoológico de São Paulo promove mensalmente o “Noite Animal”, um passeio que permite explorar o parque ao entardecer e observar animais com hábitos noturnos.
Entre as novidades do Zoo, está também a colaboração da artista plástica Carol Wang, apresentadora do programa Art Attack do Disney+, que assina diversos painéis espalhados ao longo do passeio.
A instituição também realizou obras importantes, como a reforma e expansão do hospital veterinário e a criação do novo Centro de Conservação Ararinha-Azul, dedicado à proteção de uma das espécies mais ameaçadas do mundo. Desde novembro, é possível ver a ararinha-azul no Bosque da Conservação, ao lado de outra espécie também ameaçada: a arara-azul-de-lear.
Atrações:
Acqua Safári
O ‘Acqua Safári’ é um passeio de barco que oferece uma experiência no lago São Francisco de Assis. Durante o trajeto, os visitantes podem admirar a bela paisagem, a Ilha dos Primatas e ainda observar mais de 14 espécies de aves. A embarcação opera de forma silenciosa, atinge uma velocidade máxima de 5 km/h, dura cerca de 10 minutos e foi projetada para não afetar a fauna local. O barco acomoda até 30 pessoas por vez.
Noite Animal
O passeio é opção para adultos e crianças e permite aos visitantes observar o comportamento dos animais como leões, hipopótamos, aves, girafas, corujas e onças após o pôr do sol. O percurso é demarcado com luzes especiais que guiam o público durante a visita. Além disso, educadores ambientais realizam mediação nos ambientes contando curiosidades sobre as espécies.
Mundo Dino
O espaço abriga uma série de réplicas gigantes de dinossauro como o Tiranossauro Rex, com seis metros de altura e 22 metros de comprimento, além de 60 fósseis originais de diversos períodos históricos, entre os quais do Mosassauro, réptil pré-histórico considerado um dos maiores predadores do oceano.
O ambiente educativo com suas exposições conta curiosidades da vida à extinção dos animais durante os três períodos em que viveram na Era Mesozoica: Triássico, Jurássico e Cretáceo.
Bosque da Conservação
O Bosque da Conservação oferece aos visitantes uma experiência única de educação ambiental, com a oportunidade de conhecer de perto algumas das aves mais raras do Brasil e do mundo, além do papel do Zoo na proteção e reprodução destas espécies ameaçadas. Entre elas estão o mutum-de-Alagoas, a jacutinga, o papagaio-de-peito-roxo, o papagaio-chauá e o papagaio-de-cara-roxa. O espaço também abriga a arara-azul-de-Lear e a ararinha-azul, tornando o Zoo São Paulo o único onde é possível conhecer de perto as três espécies de araras-azuis: a ararinha-azul, a arara-azul-de-Lear e a arara-azul-grande.
Espaço Filhotes
No “espaço filhotes” o visitante pode observar pequenos cisnes, flamingos, jararacas, entre outras espécies que os pais não puderam cuidar e precisaram ficar sob cuidados humanos.
Espaço Xochimilco
O espaço “Xochimilco” possui 230m² e foi construído exclusivamente para receber Axolotes, espécie de salamandra nativa do México. O espaço imersivo foi concebido sob o moderno conceito de “Habitat Interpretativo” e dividido em três ambientes, cada um aborda diferentes temáticas: viagem ao México; quem são e quais existem no mundo? e minha atitude ajuda os axolotes. Hoje o local abriga 36 indivíduos, 15 machos e 21 fêmeas, desses, 27 nasceram no Zoo SP.
Pequenos notáveis
Esse espaço reúne animais que desempenham importância ecológica na natureza. Uma incrível diversidade de animais menores, desde lagartos e aranhas a outras espécies fascinantes, como o bichos-pau.
Formigueiro
O espaço foi revitalizado com novo cenário e recursos para melhorar a experiência do visitante e a compreensão sobre a vida desses insetos sociais. O formigueiro foi montado em uma estrutura de vidro que permite a visualização de uma colônia de formiga em pleno funcionamento.
Pulo do Sapo
O ambiente foi criado para chamar a atenção da população para o fato de que desmatamento, poluição e mudanças climáticas estão promovendo o desaparecimento de anfíbios como sapos, rãs e pererecas, aumentando o risco de extinção dessas espécies. No espaço os visitantes conferem paineis iluminados com textos e fotografias que apresentam informações sobre a vida dos anfíbios e suas estratégias de sobrevivência.
Jardim Botânico de São Paulo: um refúgio verde na capital paulista
Com quase cem anos de história, o Jardim Botânico de São Paulo, vizinho ao Zoo, é um dos maiores tesouros verdes da cidade. Seu vasto acervo de plantas raras, tanto nativas quanto exóticas, inclui espécies de bromélias, orquídeas e o emblemático pau-brasil. Além disso, o jardim abriga construções históricas, lagos tranquilos e as famosas estufas, que são verdadeiros cartões-postais.
Atrações imperdíveis
Meliponário
Em 2024, o Jardim Botânico inaugurou seu Meliponário, um espaço dedicado a abrigar dez colônias de abelhas-sem-ferrão, espécies nativas do Brasil. Em parceria com a Casa Melí, especializada em sustentabilidade e polinização, o local visa conscientizar o público sobre a importância dessas abelhas na preservação da flora. São sete espécies expostas, todas fundamentais para a biodiversidade da Mata Atlântica.
Jardim de Lineu
O Jardim de Lineu é um dos locais mais procurados do jardim para fotos e ensaios, com duas estufas centenárias e tombadas. Além de seu belíssimo espelho d’água e pérgolas, o espaço conta com escadarias, o Palmeto (área com algumas das primeiras palmeiras da coleção), gramados, cercas vivas e canteiros rodeados pela Mata Atlântica.
Museu Botânico
O Museu Botânico, situado em um edifício de formato cruzado, é um convite a uma imersão na história do Jardim e da Botânica no Brasil. Recentemente modernizado, o museu preserva itens do acervo original, como o vitral do teto da sala central, que ilustra espécies emblemáticas da flora brasileira.
Trilha da Nascente
Com 360 metros de extensão, a Trilha da Nascente foi construída com madeira de reflorestamento e é acessível a pessoas com mobilidade reduzida. Durante o trajeto, há paradas em plataformas de até 4 metros de altura, proporcionando uma visão panorâmica da natureza. No final, o visitante chega à nascente do riacho do Ipiranga, onde poderá contemplar as águas cristalinas brotando da terra.
Lago dos Bugios
Este tranquilo lago é o local ideal para momentos de contemplação. O silêncio ao redor é ocasionalmente interrompido pelos sons dos bugios, primatas que habitam a região.
Restaurante Bromélia
No Restaurante Bromélia, os visitantes podem saborear um delicioso almoço com pratos variados, como carnes, peixes e massas, enquanto desfrutam de uma vista deslumbrante. O ambiente, que conta com uma área interna e um deck ao ar livre, oferece a experiência única de estar em meio à natureza, com o riacho do Ipiranga cortando o jardim.
Serviço:
Os parques possuem serviços de alimentação, estacionamento e comodidades para visitantes como aluguel de carrinhos. Também permitem a entrada com alimentos e bebidas. Consulte o site.
Funcionamento: das 9h às 17h e bilheteria até às 16h
Site: ingressos.zoologico.com.br
Central de vendas/WhatsApp (das 9h às 18h20): 11 4934 6804
Endereço: Avenida Miguel Estefano, 4241, Água Funda – São Paulo – SP – CEP 04301-905
*Valores dos Ingressos
Zoo SP avulso: inteira R$ 79,90 e R$ 39,90 (meia-entrada)
Jardim Botânico avulso: R$ 24,90 e R$ 12,45 (meia-entrada)
Combo Zoo + Botânico: R$ 89,90 e R$ 49,90 (meia-entrada)
Combo Zoo + Mundo Dino + Botânico: R$ 119,90 e R$ 69,90 (meia-entrada)
Combo Zoo + Mundo Dino: R$ 109,80 e R$ 69,80 (meia-entrada)
Passeio Aqua Safari
Funcionamento: das 9h às 16h30 e feriado até às 17h30
Valor: de R$ 29,90 por pessoa
Duração: 10 minutos
Mundo Dino
Inteiro: de R$ 59,90
Meia: de R$ 29,95
Zoológico e Jardim Botânico de São Paulo oferecem diversão e educação nas férias escolares
Espaços foram revitalizados e contam com novas atrações
Ambiente dos Chimpanzés (Créditos: Zoológico de São Paulo)
Mais imagens aqui
As férias escolares chegaram, e com elas a busca por opções que aliam lazer e aprendizado para toda a família. O Zoológico e o Jardim Botânico de São Paulo oferecem um passeio repleto de diversão, educação, e ideal para quem deseja aproveitar o tempo livre com crianças e adolescentes.
Localizados no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, na zona sul da capital paulista, os dois espaços são imersivos e ricos em atividades. O Zoológico de São Paulo conta com mais de dois mil animais de diversas espécies, proporcionando aos visitantes a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a fauna do Brasil e do mundo. Além disso, o Jardim Botânico abriga uma das maiores coleções de orquídeas do país, além de exemplares raros da flora nativa e exótica, e um meliponário.
Entre as novidades do Zoo SP, destaca-se o Bosque da Conservação, um espaço que permite aos visitantes conhecer espécies ameaçadas e raras, em um ambiente dedicado à preservação e conscientização ambiental.
Quem procura mais aventura pode aproveitar o Acqua Safari, um passeio de barco que leva os visitantes a explorar o zoológico de uma forma diferente, ou ainda o Mundo Dino, uma atração que promete encantar os pequenos com réplicas de dinossauros em tamanho real e um museu com fósseis reais, trazendo um pedacinho da pré-história para a cidade.
Ambos os locais estão passando por um processo de revitalização, com novas atrações e serviços para o público. Prepare-se para dias de muita diversão e aprendizado na natureza durante este período de férias.
Redescubra o Zoo São Paulo
O Zoológico de São Paulo, tradicional ponto turístico da cidade, está com novas atrações. Mais de cem áreas foram revitalizadas, com destaque para o novo ambiente dos chimpanzés, que foi ampliado, recebeu novos equipamentos de enriquecimento ambiental e segue padrões internacionais.
Além disso, novos moradores chegaram, como quatro pinguins-de-magalhães — Ema, Val, Roxo e Phoebe — que agora habitam um espaço exclusivo, projetado para promover o bem-estar dos animais e estimular a educação para a conservação. O local também passou a abrigar um casal de saguis-da-serra-escuro, capivaras, entre outros animais.
O espaço oferece ainda diversas atrações para os visitantes, como o Mundo Dino, que abriga mais de 60 fósseis originais de dinossauros, e o Xochimilco, lar dos axolotes — criaturas que inspiraram o famoso personagem do jogo Minecraft. O visitante também pode explorar atrações como “Pequenos Notáveis”, “Pulo do Sapo” e “Formigueiro”.
Para quem busca uma experiência mais aventureira, o Zoológico de São Paulo promove mensalmente o “Noite Animal”, um passeio que permite explorar o parque ao entardecer e observar animais com hábitos noturnos.
Entre as novidades do Zoo, está também a colaboração da artista plástica Carol Wang, apresentadora do programa Art Attack do Disney+, que assina diversos painéis espalhados ao longo do passeio.
A instituição também realizou obras importantes, como a reforma e expansão do hospital veterinário e a criação do novo Centro de Conservação Ararinha-Azul, dedicado à proteção de uma das espécies mais ameaçadas do mundo. Desde novembro, é possível ver a ararinha-azul no Bosque da Conservação, ao lado de outra espécie também ameaçada: a arara-azul-de-lear.
Atrações:
Acqua Safári
O ‘Acqua Safári’ é um passeio de barco que oferece uma experiência no lago São Francisco de Assis. Durante o trajeto, os visitantes podem admirar a bela paisagem, a Ilha dos Primatas e ainda observar mais de 14 espécies de aves. A embarcação opera de forma silenciosa, atinge uma velocidade máxima de 5 km/h, dura cerca de 10 minutos e foi projetada para não afetar a fauna local. O barco acomoda até 30 pessoas por vez.
Noite Animal
O passeio é opção para adultos e crianças e permite aos visitantes observar o comportamento dos animais como leões, hipopótamos, aves, girafas, corujas e onças após o pôr do sol. O percurso é demarcado com luzes especiais que guiam o público durante a visita. Além disso, educadores ambientais realizam mediação nos ambientes contando curiosidades sobre as espécies.
Mundo Dino
O espaço abriga uma série de réplicas gigantes de dinossauro como o Tiranossauro Rex, com seis metros de altura e 22 metros de comprimento, além de 60 fósseis originais de diversos períodos históricos, entre os quais do Mosassauro, réptil pré-histórico considerado um dos maiores predadores do oceano.
O ambiente educativo com suas exposições conta curiosidades da vida à extinção dos animais durante os três períodos em que viveram na Era Mesozoica: Triássico, Jurássico e Cretáceo.
Bosque da Conservação
O Bosque da Conservação oferece aos visitantes uma experiência única de educação ambiental, com a oportunidade de conhecer de perto algumas das aves mais raras do Brasil e do mundo, além do papel do Zoo na proteção e reprodução destas espécies ameaçadas. Entre elas estão o mutum-de-Alagoas, a jacutinga, o papagaio-de-peito-roxo, o papagaio-chauá e o papagaio-de-cara-roxa. O espaço também abriga a arara-azul-de-Lear e a ararinha-azul, tornando o Zoo São Paulo o único onde é possível conhecer de perto as três espécies de araras-azuis: a ararinha-azul, a arara-azul-de-Lear e a arara-azul-grande.
Espaço Filhotes
No “espaço filhotes” o visitante pode observar pequenos cisnes, flamingos, jararacas, entre outras espécies que os pais não puderam cuidar e precisaram ficar sob cuidados humanos.
Espaço Xochimilco
O espaço “Xochimilco” possui 230m² e foi construído exclusivamente para receber Axolotes, espécie de salamandra nativa do México. O espaço imersivo foi concebido sob o moderno conceito de “Habitat Interpretativo” e dividido em três ambientes, cada um aborda diferentes temáticas: viagem ao México; quem são e quais existem no mundo? e minha atitude ajuda os axolotes. Hoje o local abriga 36 indivíduos, 15 machos e 21 fêmeas, desses, 27 nasceram no Zoo SP.
Pequenos notáveis
Esse espaço reúne animais que desempenham importância ecológica na natureza. Uma incrível diversidade de animais menores, desde lagartos e aranhas a outras espécies fascinantes, como o bichos-pau.
Formigueiro
O espaço foi revitalizado com novo cenário e recursos para melhorar a experiência do visitante e a compreensão sobre a vida desses insetos sociais. O formigueiro foi montado em uma estrutura de vidro que permite a visualização de uma colônia de formiga em pleno funcionamento.
Pulo do Sapo
O ambiente foi criado para chamar a atenção da população para o fato de que desmatamento, poluição e mudanças climáticas estão promovendo o desaparecimento de anfíbios como sapos, rãs e pererecas, aumentando o risco de extinção dessas espécies. No espaço os visitantes conferem paineis iluminados com textos e fotografias que apresentam informações sobre a vida dos anfíbios e suas estratégias de sobrevivência.
Jardim Botânico de São Paulo: um refúgio verde na capital paulista
Com quase cem anos de história, o Jardim Botânico de São Paulo, vizinho ao Zoo, é um dos maiores tesouros verdes da cidade. Seu vasto acervo de plantas raras, tanto nativas quanto exóticas, inclui espécies de bromélias, orquídeas e o emblemático pau-brasil. Além disso, o jardim abriga construções históricas, lagos tranquilos e as famosas estufas, que são verdadeiros cartões-postais.
Atrações imperdíveis
Meliponário
Em 2024, o Jardim Botânico inaugurou seu Meliponário, um espaço dedicado a abrigar dez colônias de abelhas-sem-ferrão, espécies nativas do Brasil. Em parceria com a Casa Melí, especializada em sustentabilidade e polinização, o local visa conscientizar o público sobre a importância dessas abelhas na preservação da flora. São sete espécies expostas, todas fundamentais para a biodiversidade da Mata Atlântica.
Jardim de Lineu
O Jardim de Lineu é um dos locais mais procurados do jardim para fotos e ensaios, com duas estufas centenárias e tombadas. Além de seu belíssimo espelho d’água e pérgolas, o espaço conta com escadarias, o Palmeto (área com algumas das primeiras palmeiras da coleção), gramados, cercas vivas e canteiros rodeados pela Mata Atlântica.
Museu Botânico
O Museu Botânico, situado em um edifício de formato cruzado, é um convite a uma imersão na história do Jardim e da Botânica no Brasil. Recentemente modernizado, o museu preserva itens do acervo original, como o vitral do teto da sala central, que ilustra espécies emblemáticas da flora brasileira.
Trilha da Nascente
Com 360 metros de extensão, a Trilha da Nascente foi construída com madeira de reflorestamento e é acessível a pessoas com mobilidade reduzida. Durante o trajeto, há paradas em plataformas de até 4 metros de altura, proporcionando uma visão panorâmica da natureza. No final, o visitante chega à nascente do riacho do Ipiranga, onde poderá contemplar as águas cristalinas brotando da terra.
Lago dos Bugios
Este tranquilo lago é o local ideal para momentos de contemplação. O silêncio ao redor é ocasionalmente interrompido pelos sons dos bugios, primatas que habitam a região.
Restaurante Bromélia
No Restaurante Bromélia, os visitantes podem saborear um delicioso almoço com pratos variados, como carnes, peixes e massas, enquanto desfrutam de uma vista deslumbrante. O ambiente, que conta com uma área interna e um deck ao ar livre, oferece a experiência única de estar em meio à natureza, com o riacho do Ipiranga cortando o jardim.
Serviço:
Os parques possuem serviços de alimentação, estacionamento e comodidades para visitantes como aluguel de carrinhos. Também permitem a entrada com alimentos e bebidas. Consulte o site.
Funcionamento: das 9h às 17h e bilheteria até às 16h
Site: ingressos.zoologico.com.br
Central de vendas/WhatsApp (das 9h às 18h20): 11 4934 6804
Endereço: Avenida Miguel Estefano, 4241, Água Funda – São Paulo – SP – CEP 04301-905
*Valores dos Ingressos
Zoo SP avulso: inteira R$ 79,90 e R$ 39,90 (meia-entrada)
Jardim Botânico avulso: R$ 24,90 e R$ 12,45 (meia-entrada)
Combo Zoo + Botânico: R$ 89,90 e R$ 49,90 (meia-entrada)
Combo Zoo + Mundo Dino + Botânico: R$ 119,90 e R$ 69,90 (meia-entrada)
Combo Zoo + Mundo Dino: R$ 109,80 e R$ 69,80 (meia-entrada)
Passeio Aqua Safari
Funcionamento: das 9h às 16h30 e feriado até às 17h30
Valor: de R$ 29,90 por pessoa
Duração: 10 minutos
Mundo Dino
Inteiro: de R$ 59,90
Meia: de R$ 29,95
Noite Animal: R$ 69,90 *datas disponíveis no site do ZooNoite Animal: R$ 69,90 *datas disponíveis no site do Zoo
Nenhum comentário on "Faturamento de lojas na Black Friday tem crescimento de 6% Zoológico e Jardim Botânico"