Da Redação – “É uma alegria imensa comemorar nada menos do que 10 anos em cartaz com ‘Procurando Luiz’. Levar este universo rico e incrível criado pelo Gonzagão para tantas pessoas em diferentes locais é uma realização artística gratificante e enriquecedora”, comemora Roberto Haathner, ator e idealizador do projeto.
Concepção – A montagem do Grupo Cena Teatral traz como temas principais a amizade e a superação, fazendo alusão à obra de Luiz Gonzaga como o voo da Asa Branca, passagens pelo sertão do Cariri e o Riacho da Brígida, além da presença constante da Lua. De maneira poética, lúdica e bem-humorada, o espetáculo mergulha no imaginário popular com canções – parte interpretada ao vivo – e referências ao Nordeste brasileiro. “A principal mensagem para o público, principalmente o infantil, é a superação do medo, a coragem, a perseverança e a amizade que norteiam toda a dramaturgia”, explica Gustavo Kurlat.
Sinopse – Luiz e João são amigos inseparáveis, que moram no sertão e vivenciam uma amizade verdadeiramente infantil, sacramentada em um pacto: independente da distância ou do tempo passado, se um dia tivessem que se separar, se reencontrariam no riacho da Brígida, no sertão do Araripe. Um dia Luiz conta a seu amigo que terá que se mudar para outro lugar em busca de melhores oportunidades de vida, pois a seca castigava tudo e todos: seguiria com sua família o rumo da Asa Branca.
O tempo passa. João recebe a triste notícia que seu amigo deixou de viver neste mundo, e decide fazer valer o pacto. Como nunca havia deixado o povoado, decide inventar uma história e diz à filha, Das Dores, que está ficando cego e só poderá se curar se ficar uma noite inteira olhando para a lua cheia. Os dois partem e no percurso ganham companhia: um moço que também diz estar em busca de algo especial e que tem uma missão a cumprir.
Cangaceiros, dragões, desafios e surpresas – como uma flor milagrosa de Acácia Amarela, que pode curar os males do corpo e da alma – surgirão nesta jornada em que medos, sonhos e superação caminham juntos. Uma jornada misteriosa e, principalmente, divertida.
Grupo Cena Teatral – Foi fundado em 2001, pelo ator Roberto Haathner. O grupo faz parte do quadro da Cooperativa Paulista de Teatro e tem como principal objetivo resgatar e valorizar a cultura popular, realizando pesquisa permanente de contação de histórias estimulando e fomentando contos, lendas, e outras manifestações populares.
FICHA TÉCNICA
Elenco: Bruno Perillo (jovem), Iris Yazbek (Das Dores) e Roberto Haathner (João)
Direção artística e musical: Gustavo Kurlat
Dramaturgia: Paulo Rogerio Lopes
Cenários/figurinos e adereços: Marco Lima
Design de luz: Kleber Montanheiro
Concepção e Idealização: Roberto Haathner
Assistente de Direção: Suzana Rebelov
Produção Executiva e Administração: 12 por 8 Produções Artísticas
Assistentes de administração e produção: Rosangela Roberta Oliveira Pereira
Designer gráfico: Celso Reeks
Fotografia: João Caldas
Operador de som: Jorge Eluiz
Coordenação técnica de montagem e contrarregra: Marcos Ribeiro
Operador de Luz: Rodrigo Oliveira
Apoio Cultural: Tenda Atacado, Apetesp, Keiko Prevenção e Saúde
Realização: Governo do Estado de SP, por meio da Secretaria da cultura, economia e indústria criativas e 12 por 8 Produções Artísticas.
Serviço – Procurando Luiz –
PROCURANDO LUIZ
Temporada: de 1º a 23 de novembro, sextas e sábados
Horário: 15h
Local: Teatro Maria Della Costa
Endereço: Rua Paim, nº 72 – Bela Vista
Classificação Etária: A partir de 06 anos
Duração: 55 minutos
Capacidade: 370 lugares
Ingressos:
Sextas-feiras: Grátis – somente para escolas públicas, ONGs e associações diversas
Sábados: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), aberto ao público em geral
Obs.: Sessão do dia 22/11 com tradução em Libras.
Nenhum comentário on "Últimas apresentações do espetáculo “Procurando Luiz” no Teatro Maria Della Costa"