* Marcelo Alves – O Trailblazer chega à linha 2017 com evoluções visuais, mecânicas e tecnológicas que o transformam no mais completo e sofisticado modelo da Chevrolet à venda no país. Com tantas novidades (são 50 inovações), o SUV passa a ser chamado de Novo Trailblazer. Por fora, ele se caracteriza pelos faróis, grade, capô, rodas e para-choque redesenhados. No entanto, é no interior que os até sete ocupantes percebem as maiores mudanças.
O acabamento do habitáculo foi praticamente todo revisto, enquanto os novos sistemas de suspensão, de direção e de isolamento da cabine garantem um maior nível de conforto, principalmente em pisos irregulares.
A quantidade de itens de conveniência, conectividade e segurança também impressiona. Onstar; MyLink com Android Auto e Apple CarPlay; alertas de colisão, de saída de faixa e de ponto cego; câmera de ré com alerta de movimentação traseira; sistema de monitoramento da pressão dos pneus e sistema de partida do motor por controle remoto estão entre as novidades.
Valentia, aliás, é outra grande virtude deste Chevrolet de luxo. Além de ser montado sobre longarinas e ter tração 4×4 com reduzida, sai com motores de alta potência e torque: 3.6 V6 (279 cavalos) ou 2.8 TurboDiesel (200 cavalos).
Já um conjunto de aperfeiçoamentos aerodinâmicos, eletrônicos e estruturais contribuem para uma redução de peso (13 kg) e melhor eficiência energética, refletindo na redução do consumo de combustível.
O Novo Trailblazer ainda traz duas opções de cores inéditas para a carroceria, o Vermelho Edible Berries e o Preto Ouro Negro. Ambas metálicas, elas se juntam às já existentes Prata Switchblade, Branco Summit, Vermelho Chili e Cinza Graphite.
A versão 2017 do SUV da Chevrolet passa a adotar uma nova identidade visual, em sintonia com o DNA global da marca. As mudanças evidenciam a robustez e a sofisticação do produto. As novidades concentram-se na parte dianteira do veículo. O capô ganhou esportividade com a cavidade esculpida na parte posterior. A grade foi alongada até os faróis, que também foram completamente redesenhados e trazem luz de condução diurna em LED (DRL), conferindo uma assinatura luminosa peculiar ao modelo.
O para-choque traz apêndices aerodinâmicos nas extremidades emoldurando as luzes auxiliares, e uma espécie de peito de aço, no centro, logo abaixo da moldura da placa, reforçam o estilo musculoso do carro. Na lateral, destacam-se as rodas de alumínio de aro 18 redesenhadas com acabamento exclusivo. “Todo esse conjunto de mudanças ajudam a reforçar a percepção de que o Novo Trailblazer está maior, mais largo e bem mais requintado”, diz Carlos Barba, diretor de Design da GM.
Na cabine, os materiais estão mais refinados e agradáveis ao toque (soft touch), enquanto os painéis de instrumentos e de portas foram completamente remodelados para trazer melhor ergonomia. O Novo Trailblazer traz quadro de instrumentos bastante completo e de fácil leitura. Ele inclui computador de bordo de última geração com informações abrangentes, como velocímetro digital e parâmetros de manutenção do veículo, incluindo a vida útil do óleo –relevante para veículos que são submetidos a condições severas de uso.
O computador de bordo ainda possui a interessante função “ECO”, que auxilia o motorista a conduzir o veículo de uma maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. Na versão 2017, o motorista consegue ainda consultar a pressão dos pneus, e um alerta é dado quando algum deles sai da especificação mínima recomendada pelo fabricante. O centro do painel ficou mais imponente com as saídas de ar majoradas e com o multimídia MyLink de segunda geração com GPS. O sistema passa a agregar tela de alta resolução e novas funções, entre elas o Android Auto e o Apple CarPlay.
Na prática, isso significa maior possibilidade de interação entre o veículo e o smartphone do usuário. E o melhor: com a opção de comandos de voz, para que o motorista não precise tirar as mãos do volante ou o foco do trânsito. Os apoios de braços e os puxadores de portas também foram retrabalhados, assim como os revestimentos premium dos bancos. Já a direção passou a ter assistência elétrica, reduzindo a necessidade de esforço do condutor.
Melhor dirigibilidade – A dinâmica veicular também foi melhorada. Os conjuntos de suspensão e de freio, por exemplo, são novos; enquanto os sistemas de controle de vibrações e de ruídos evoluíram consideravelmente. A introdução da direção elétrica inteligente também contribuiu para uma melhor dirigibilidade do veículo, principalmente em trechos urbanos. O sistema da Chevrolet é dotado de tecnologias que compensam inclinação da via em longos percursos e reduzem inclusive trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas.
Todas as configurações receberam um conjunto de inovações para melhor eficiência energética. Com isso, houve uma melhora no consumo de combustível até 3,4% ante o modelo anterior. O resultado é basicamente a soma das evoluções aerodinâmicas, da utilização de matérias mais leves, da adoção de pneus “verdes” de uso misto e freios de baixo arrasto e da introdução de um sistema mais eficiente de gerenciamento das cargas elétricas do motor que inclui novo software no módulo de controle do carro, sensores, alternador com menos perdas internas, eletro-ventilador do tipo brushless (sem escovas) e direção elétrica.
Além de uma opção 2.8 turbodiesel com 200 cavalos de potência e 51 kgfm de torque, o Novo Trailblazer é ofertado com a nova geração do propulsor 3.6 V6, que incorpora, entre outras tecnologias, injeção direta de gasolina SIDI (Spark Ignition Direct Injection).
Agora são 279 cavalos, que coloca esse motor no mesmo patamar de SUVs importados de preço superior e consolida o modelo da Chevrolet como um dos veículos de passageiros de produção local mais potente da história.
O modelo chega às concessionárias da marca a partir de maio.
* Marcelo Alves é formado em Comunicação Social com especialização em Relações Públicas, e um apaixonado por carros
Nenhum comentário on "Trailblazer ganha novo visual, mais requinte e tecnologia"