Casa do Artesão de São Caetano participa do Revelando SP 2024

1077 0

Da Redação – A Casa do Artesão “Reinaldo Joaquim Gomes”, de São Caetano do Sul, estará presente no Revelando SP 2024, entre os dias 12 e 15 de setembro, no Parque da Água Branca, em São Paulo. O festival tem início às 10h, nos quatro dias. O Parque da Água Branca fica na Av. Francisco Matarazzo, 455, na capital (próximo ao metrô Barra Funda). O evento tem entrada gratuita e é livre para todos os públicos.

Em formato ampliado, o programa de difusão cultural Revelando SP conta com cinco edições em 2024, já tendo passado por Barretos, Iguape, São José dos Campos e Presidente Prudente. A capital encerra o calendário, com grandes shows: Almir Sater na quinta-feira (12) e Jackson Antunes na sexta (13), ambos às 20h30. No domingo (15), às 19h, Os Originais do Samba encerram a festa.

Única representante na modalidade Artesanato da região do Grande ABC (da qual são parte também os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), a cidade de São Caetano do Sul será representada no Revelando SP 2024, que é organizado pela Associação Paulista dos Amigos da Arte, por profissionais das artes feitas à mão que são membros da Casa do Artesão. 

No estande da Casa do Artesão, o visitante irá encontrar alguns dos produtos atualmente expostos no equipamento, em São Caetano do Sul, feitos nas mais variadas técnicas, a partir de diversos materiais, como madeira, porcelana, decoupage, malhas em tricô e crochê, carteiras e bolsas, sabonetes, velas, aromatizadores, terrários no vidro, artigos para cama, mesa e banho, objetos místicos e religiosos, peças feitas com materiais reciclados. 

Revelando SP

Maior festival de economia criativa e cultura tradicional do Estado, o Revelando SP tem como propósito valorizar o patrimônio imaterial paulista. Com mais de 60 edições realizadas ao longo de quase três décadas, reúne a pluralidade da culinária tradicional, o artesanato, a música e as diversas manifestações da cultura popular regional. O encontro proporciona a troca de experiências, a articulação entre comunidades, o intercâmbio de saberes e fazeres e a geração de renda. 

De iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o Revelando SP tem a gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte e conta com o apoio institucional do Metrô – Companhia do Metropolitano de São Paulo, do Sebrae e da Sabesp.

Além dos grandes shows, o Revelando SP conta com 183 participantes, representando mais de 100 municípios de 14 regiões paulistas. Serão 86 estandes de artesanato (entre os quais, o da Casa do Artesão) e 53 de culinária, que comercializarão seus produtos durante todo o período do evento. Além disso, 44 representantes das mais diversas manifestações culturais paulistas se apresentam ao longo do evento, com música, dança e muito mais.

As prefeituras municipais paulistas inscreveram representantes de suas tradições, por meio da culinária, artesanato e manifestações da cultura tradicional, no edital de difusão 5/2024 (Programa Revelando SP), indicando expositores e/ou manifestações que expressam as suas tradições culturais de acordo com as seguintes categorias: culinária; artesanato; e manifestações artístico-culturais. São Caetano do Sul foi contemplada, em primeira chamada, com a Casa do Artesão, na modalidade Artesanato. 

Casa do Artesão
A Casa do Artesão é um equipamento público municipal de referência no fomento à produção local das artes feitas à mão, vinculado à Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul. Aproximadamente 400 profissionais cadastrados contam com um espaço atrativo e acolhedor, em 143 metros quadrados, para apresentar e vender suas criações. 

A gestão financeira é da Manuartes, a Associação de Trabalhadores e Autônomos em Atividades Artesanais, Artes Manuais, Similares e Conexas de São Caetano do Sul, presidida por Therezinha de Fátima Porto Rocha. Cada membro arca com um custo mensal de 10 reais mais 17% sobre o valor das vendas, que é destinado às despesas para a manutenção do equipamento. 

SERVIÇO

REVELANDO SP 2024 – edição São Paulo

12 a 15 de setembro, a partir das 10 horas
Parque da Água Branca
Av. Francisco Matarazzo, 455, Água Branca, São Paulo, SP
Entrada gratuita
Classificação etária livre

Agenda
12 de setembro, quinta
19h – Rayane & Rafaela
20h30 – Almir Sater

13 de setembro, sexta
19h – Fernanda Costa
20h30 – Jackson Antunes

14 de setembro, sábado
10h – Encontro de Folias
18h – Ellen Oléria + Sapopemba
19h – Encontro dos Tambores

15 de setembro, domingo

10h – Encontro de Congadas e Moçambiques
17h – Carolina Soares
19h – Os Originais do Samba

CASA DO ARTESÃO REINALDO JOAQUIM GOMES
Rua Pará, 88, Centro, São Caetano do Sul, SP
Tel.: (11) 4229-9988
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 e, aos sábados, das 8h às 13h

Projeto ‘Mixou Dançou’ acontece neste sábado no parque Chico Mendes, com DJs convidados


Prepare-se para embarcar em uma jornada pelo tempo, com o melhor dos hits das últimas décadas. Neste sábado, 21 de setembro, o público será convidado a participar de uma experiência imersiva, ao ar livre, ao som dos ritmos mais icônicos que agitam as casas noturnas. O evento “Mixou Dançou”, organizado pela Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, acontece no Espaço Verde Chico Mendes, das 14h às 21h, com classificação indicativa livre.

O Espaço Verde Chico Mendes fica na Av. Fernando Simonsen, 566, bairro São José, em São Caetano do Sul. Haverá food trucks no local. 


O objetivo do projeto Mixou Dançou é proporcionar momentos de pura nostalgia, conectando diferentes gerações por meio das vertentes musicais que marcaram gerações, até os dias atuais. Os DJs Akeen, Kleber Barry (do programa Energia na Véia, da Rádio Energia FM), Anderson Thomé, Edisil, Frada e Nonô Moura comandarão a pick up, resgatando os grandes sucessos de todos os tempos.  A entrada é solidária: leve 1 kg de alimento não perecível (atenção à validade). 


“A ação é especial, pois reúne música e solidariedade. Para mim, é uma satisfação imensa poder participar de uma ação social tão importante, em que cada contribuição faz a diferença. Os alimentos arrecadados irão ajudar quem mais precisa, mostrando o verdadeiro poder da união. Vamos juntos fazer a nossa parte e curtir essa tarde incrível”, convida o DJ Akeen.

O evento tem o apoio cultural do Bar Tolomeu, Pub Misplaced, Back to the Classics, Albonett Geradores e Brother Sound.


Da Redação / Secult PMSCS
17/9/2024

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Casa do Artesão de São Caetano participa do Revelando SP 2024"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *