Objetivo é estimular munícipes a conhecer a Rede de Bibliotecas da cidade e formar novos leitores; Busão Cultural vai às ruas toda sexta-feira e começa pela Emeb Cecília Meireles
Da Redação – A Secretaria de Cultura de Diadema inicia, amanhã (4), o projeto Biblioteca vai à Escola. O Busão Cultural, biblioteca itinerante que percorre os eventos de cultura, esporte e lazer da cidade, vai estar toda sexta-feira na porta de uma das escolas da rede municipal de Diadema. O objetivo é estimular munícipes a conhecer a Rede de Bibliotecas da cidade e formar novos leitores. O Busão Cultural conta um acervo de cerca de 400 exemplares e a visita vai contar também com contação de história.
A coordenadora da Rede de Bibliotecas, Ruymar Marazo, explicou que o projeto Biblioteca vai à Escola surgiu na época da pandemia de Covid-19, quando eram realizadas lives de contações de histórias nas salas virtuais em que os professores ministravam aula. “Na ocasião, visitamos ‘virtualmente’ mais de 70 turmas da rede municipal de ensino da cidade”, relatou. “No final do ano passado, tivemos a ideia do Busão da Cultura começar a percorrer as escolas e agora vamos começar as visitas”, completou.
O Busão Cultural é a Biblioteca Itinerante da Secretaria de Cultura. Conta com um acervo de cerca de 400 títulos de variados gêneros: literatura infantil, infanto-juvenil, juvenil, estrangeira e nacional, além de religião e autoajuda. As estantes são separadas por duas categorias: empréstimos e trocas.
Para os empréstimos é necessário fazer a carteirinha (trazer comprovante de residência e documento com foto). O processo é simples e rápido, com o cadastro realizado o leitor pode pegar livro em qualquer uma de nossas bibliotecas. Para as trocas, basta trazer um livro em bom estado (que não seja didático ou técnico) e trocar por outro de sua preferência.
O projeto Biblioteca vai à Escola será realizado, das 8h às 16h, toda sexta-feira. Neste período, o Busão Cultural vai ficar estacionado na porta da escola, atendendo às crianças. A atividade se inicia sempre com uma pequena contação de história e, em seguida, os pequenos podem olhar os livros nas estantes. Os pais e responsáveis que se interessarem em fazer o cartão do leitor ou quiserem levar livros para troca também serão atendidos.
Confira a programação do projeto Biblioteca vai à Escola:
04 de agosto
Emeb Cecília Meireles – Rua Marechal Deodoro, 46 – Vila Dirce
18 de agosto
Emeb Perseu Abramo – Rua Aíres da Cunha, 59 – Vila Alice
25 de agosto
Emeb Villas-Lobos – Rua São Paulo, 06 – Centro
01º de setembro
Emeb Paulo Freire – Rua Vicente Ádamo Zara, 257 – Jardim Rosinha
15 de setembro
Emeb Carlos Drummond de Andrade – Rua Plinio Salgado, 131 – Casa Grande
22 de setembro
Emeb Tom Jobim – Av. Dom João VI, 926 – Canhema
29 de setembro
Emeb Florestan Fernandes – Av. Afrânio Peixoto, 599 – Eldorado
06 de outubro
Emeb Vereador Jorge Ferreira – Rua Tenente Oscar Nunes, 20 Vila Elida
27 de outubro
Emeb Vinicius de Moraes – Rua André Vidal de Negreiros, 32 – Jd Marilene
1º de novembro
Emeb Tatiana Belinky – Estr. Pedreira Alvarenga, 2428 – Eldorado
10 de novembro
Emeb Clarice Lispector – Rua Luiz de Vasconcelos, 320 – Jd. Marilene
17 de novembro
Emeb Chico Mendes – Rua Pau Brasil, 130 – Eldorado
Nenhum comentário on "Prefeitura de Diadema leva biblioteca itinerante para a porta das escolas municipais"