Valdez Monterazo –
Marketing estratégico é uma das palavras que mais assustam os empresários. Lembro-me de uma cliente de Coaching Empresarial, em uma das primeiras conversas, ela me perguntou: Valdez, me explica pelo amor de Deus, o que é Marketing? Sua dúvida é justificada, haja visto o que fala um dos maiores gurus do assunto sobre o tema: Demora dias para se aprender marketing. Infelizmente, leva-se uma vida inteira para ser um mestre.- Phillip Kotler A cada dia, novas estratégias de vendas pela internet surgem para potencializar campanhas de marketing. Se fala de social mídia, lançamentos, produtos em modo perpétuo na internet, Adwords etc. Tudo isso é um sonho para quem domina o universo do marketing moderno, mas um pesadelo para quem está dando os primeiros passos. Se você se encaixa na segunda opção, entenda que antes de dominar táticas específicas, é importante conhecer e dominar a visão geral sobre o tema. Phillip Kotler, um grande guru do marketing, ficou conhecido por difundir um simples modelo sobre marketing estratégico que é capaz de desmitificar muita coisa e ajudar você a ter uma visão global sobre o tema. O modelo se chama 4Ps e compõe os seguintes elementos: 1. Produto – É o produto ou serviço que é oferecido no mercado. É importante ter em mente suas características e diferenciais competitivos, além dos reais benefícios que promovem aos clientes.Analisar, melhorar e inserir novos produtos e serviços ao mercado é algo que deve estar sempre em evidência no foco de um dono de negócio. 2. PreçoDefinir uma estratégia de preço atrativa também faz parte do planejamento do Marketing. Nesse sentido, diferente da crença popular nem sempre o mais barato é o que garante o sucesso comercial.Uma estratégia de preço eficaz leva em consideração o posicionamento do produto e sua relação estratégica com os concorrentes. 3. PraçaA praça está relacionada aos locais e formas com que a empresa irá disponibilizar os produtos e serviços ao público, ou seja, onde o cliente irá achar e comprar algo da empresa.Explorar novas praças de maneira inteligente é algo crucial para a efetividade de ações comerciais. Hoje as mídias sociais são exemplos de praças importantes e de grande destaque em estratégias de marketing. 4. PromoçãoSão todas as atividades de comunicação, publicidade, tráfego e todo o processo de vendas. É interessante observar que, em muitas empresas, somente a promoção é levada em conta ao se elaborar uma estratégia de marketing.Na verdade, todos os elementos devem trabalhar em conjunto, de maneira estruturada e inteligente. Por exemplo, a melhor equipe de vendas terá dificuldade de vender um produto de baixa qualidade, principalmente se a empresa estiver posicionada como um produto premium, simplesmente não faz sentido.Por mais que pareça obvio, empresas renomadas no mercado cometem erros como o mencionado acima por não pensar o marketing de forma estratégia e abrangente. Nesse momento, vou te convidar a parar e refletir por um minuto no marketing de seu negócio, se pergunte: Sua estratégia de preço está corrente com o valor do seu produto?Quais novas praças sua empresa deveria conquistar?Quais as estratégias de promoção e vendas você deveria adotar?Pensar estrategicamente sobre o marketing de sua empresa é uma das atividades mais importantes de um empresário, principalmente para pequenas e médias empresas. Por fim, respondendo à pergunta inicial (o que é marketing?), uma conclusão que se pode tirar é a seguinte: Marketing não se trata de truques ou enganação, e sim de um processo de satisfação de necessidades, desejos e anseios.Se você leu até aqui, torço para que tenha se inspirado a tomar ações decisivas em relação ao marketing do seu negócio. |
* Valdez Monterazo é Coach Executivo, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. Tem cases de sucesso e promove resultados em diversos segmentos de pequenas e médias empresas. Saiba mais em: https://valdezmonterazo.com.br |
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