Vacina Covid-19 está liberada para crianças de 3 e 4 anos sem comorbidades

368 0

Mesmo com chuva, as UBSs de Diadema registraram boa movimentação no primeiro dia de oferta do imunizante

Da Redação – As irmãs Raysha e Hadassah Oliveira de Melo foram juntas à Unidade Básica de Saúde (UBS) São José para receberem as primeiras doses de vacina contra a covid-19, já que a Prefeitura de Diadema deu início, nesta sexta-feira (30/09), à aplicação da Coronavac em crianças de 3 e 4 anos sem comorbidades. Avó das meninas, Vilma Maria Tavares de Melo lembra que a família perdeu pessoas para a covid-19, então todo cuidado é pouco. A Hadassah concorda com a avó. “Tenho medo de tomar vacina, mas vou me acalmar para tomar e não pegar doença”, afirmou a pequena Hadassah.

Quem também não perdeu tempo foi Luana Barbosa Passos, que levou a filha Giulianna, de 4 anos, para tomar a dose de proteção. “Ela estuda, então agora vou levá-la para a escola mais tranquila, sabendo que ela está com a dose em dia. Fico feliz, porque é para proteção dela”.

Já Rebeca Azevedo Damasceno compareceu com filho Rafael, de 4 anos. “Ele veio tomar a primeira dose. Era o único em casa que faltava vacinar. Nós sabemos a importância de estar com as vacinas em dia, porque elas salvam vidas”.

Cristiane Lopes de Souza, assessora técnica da Coordenação da Atenção Básica, destacou que a vacina está disponível em todas as UBSs e fez um chamado aos pais e responsáveis. “Pedimos que os pais ou responsáveis levem as crianças para tomar a vacina e fazer a atualização das doses de rotina. Nossas UBSs estão preparadas e a vacina é melhor forma de proteger os pequenos”.

Diadema estima vacinar 12.134 crianças na faixa etária de três a quatro anos. Desde o dia 20 de agosto, quando o município iniciou a imunização das crianças nessa faixa etária para as crianças com comorbidades, foram vacinadas 245 crianças.

A Secretaria Municipal da Saúde informa que neste final de semana não haverá vacinação. Mas o atendimento será retomado na próxima segunda-feira (03 de outubro), a partir das 8h30, em todas as UBSs.

Parceria com a Educação

Para fazer a matrícula ou rematrícula na rede municipal de educação, os pais precisam apresentar um comprovante na escola atestando que as vacinas estão em dia. A unidade escolar entrega aos pais um documento que deve ser apresentado na UBS de referência junto com a caderneta de vacinação para que a equipe da sala de vacina faça a conferência do documento e verifique se a criança está com a Imunização em dia.

Nesta sexta-feira (30/09), a usuária Beatriz Alves dos Santos compareceu na sala de vacina da UBS São José com a documentação da filha para checar a situação vacinal e foi orientada a completar a dose pendente. “Acho importante essa ação. É a primeira vez que a escola me pede e foi bom porque já vi que minha filha precisa tomar uma vacina”.

Shirley Felix Cezario de Melo, Coordenadora do Programa Municipal de Imunização, explica que a iniciativa é uma ação conjunta da Saúde e da Educação. “Essa ação tem objetivos bem claros: em primeiro lugar a proposta é proteger as crianças contra as doenças imunopreveníveis, mas também fazer uma intensificação da busca ativa das crianças e aumentar a cobertura vacinal”.

Mães, pais ou responsáveis acima de 18 anos poderão levar os pequenos em uma das UBSs do município. As Unidades funcionam por livre demanda, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Confira o endereço das Unidades aqui: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.

Por Tatiana Ferreira – Fotos: Igor Andrade

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Vacina Covid-19 está liberada para crianças de 3 e 4 anos sem comorbidades"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *