Da Redação – A comemoração do Dia Internacional da Educação ocorreu em grande estilo na quinta-feira (28) em São Caetano. Durante todo o dia os participantes do evento Todos pela Educação, promovido em parceria da Secretaria de Educação com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), aprofundaram as discussões sobre qualidade no ensino e formularam uma série de propostas para garantir o sucesso da Educação da cidade nos próximos 20 anos.
O prefeito Paulo Pinheiro abriu o evento no Campus Barcelona da USCS lembrando que a cidade oferece aos seus moradores ensino de qualidade desde a Educação Infantil até a Pós-Graduação. “Os munícipes não precisam sair da cidade para concluir seus estudos. Aqui todos têm amparo do poder público. Por isso criamos programas inovadores como a Bolsa USCS 100%.”
O chefe do Executivo aproveitou o Dia Internacional da Educação para elogiar os profissionais da área em São Caetano. “A participação de tantos educadores neste evento mostra a dedicação de nossos mestres. Espero que vocês continuem sempre com este entusiasmo de levar o melhor aos nossos estudantes.”
A secretária municipal de Educação, Ivone Braido Voltarelli, lembrou que a cada dia as escolas de São Caetano atendem a mais de 20 mil alunos. “Temos a grande responsabilidade de prepará-los para o futuro. É muito gratificante saber que recebemos nossos alunos ainda criancinhas em nossa rede infantil e que eles sairão formados na universidade.”
Ivone Braido Voltarelli concluiu seu discurso citando uma frase do educador Rubem Alves. “Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais.”
Discussões – O evento Todos pela Educação contou, em sua primeira parte, com palestra de Nelio Bizzo, biólogo, educador, professor titular da Faculdade de Educação da USP e membro do Conselho Nacional de Educação. “É uma honra e uma responsabilidade participar de um evento como esse em São Caetano. Tenho relação com a comunidade escolar de São Caetano há 22 anos e sempre aprendi muitíssimo com esse convívio.”
Na sequência os educadores passaram a realizar discussões, com a mediação de professores da USCS, sobre qualidade na Educação a partir de quatro temas: Sustentabilidade, Tecnologia, Felicidade e Gestão Democrática. No período da tarde, já no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns, foram formados quatro grupos para elaboração de propostas relacionadas aos temas centrais.
“Com este evento buscamos aproximar a USCS de nossas escolas públicas. É uma questão histórica o distanciamento das universidades em relação às escolas – muitas pesquisas acadêmicas nunca chegam às salas de aula. Precisamos aproximar os alunos de Pedagogia de nossas escolas e, no sentido inverso, aproximar nossos professores da universidade, para que eles também possam produzir conhecimento acadêmico. Por isso a Prefeitura firmou parceria com a USCS este ano e está concedendo bolsas de Mestrado para 22 educadores da rede municipal. Isso é muito positivo”, elogiou Paulo Sérgio Garcia, coordenador do Cecape.
Ao final do evento Todos pela Educação foi apresentado um documento com diversas sugestões de professores e gestores com relação à qualidade educacional de São Caetano. O material foi entregue à Prefeitura, Secretaria de Educação, USCS e Câmara Municipal.
Nenhum comentário on "São Caetano discute metas da Educação para os próximos 20 anos"