Aplicativo permite ao morador registrar pedido de tapa-buraco, poda de árvore e aviso sobre falha na iluminação
Texto: Raphael Rocha – Foto: Igor Andrade Cotrim
Da Redação – O Colab Diadema completou seu primeiro mês consolidado como ferramenta para que o cidadão diademense ajude na gestão da cidade. Em 30 dias, foram quase 300 demandas efetuadas – média de 10 por dia, com taxa de resolução definitiva de um terço das solicitações.
Lançado oficialmente no dia 2 de agosto, o Colab Diadema permite ao morador registrar sua reclamação por meio de um aplicativo disponível nas lojas virtuais da Apple e GooglePlay. Desde então, 279 demandas foram registradas no Colab, a maioria relacionada à paisagem urbana (que inclui, principalmente, pedidos de poda de árvores). Desse total, 76 foram completamente resolvidas. Outras 186 estão na fila para solução das secretarias competentes e 17 foram indeferidas (por não serem de competência da Prefeitura).
O campeão de pedidos no Colab foi serviço relacionado à paisagem urbana, como poda e corte de árvore, inclusive as próximas de fiações elétricas, com 64 ocorrências. Na sequência vêm tapa-buraco (30 citações), iluminação pública (24), fiscalização do trânsito e fiscalização de obras de habitação (14, cada).
Entre as taxas de resolução, o destaque ficou para a equipe de limpeza urbana. Das demandas relacionadas à área, 71% foram solucionadas. A equipe de mobilidade urbana também se destacou, ao resolver 43% das queixas apresentadas pelo Colab – aqui entram demandas sobre semáforos quebrados e reforço de sinalização de solo, como faixas de pedestre, por exemplo.
Com relação aos bairros que mais efetuaram pedidos via Colab, o líder está o Centro, com 38 ocorrências. Canhema e Serraria computaram 16 solicitações, cada, e a Vila Nogueira registrou 12 demandas.
“Este primeiro mês mostra que foi um acerto implementar o Colab Diadema. Cada vez mais a população terá confiança de fazer sua demanda pelo aplicativo e isso também auxiliará a Prefeitura a buscar soluções rápidas para os problemas do dia a dia da cidade”, considerou o prefeito José de Filippi Júnior.
O Colab integra série de medidas de aproximação da Prefeitura com o cidadão inclusa no programa Fala, Diadema. Além do aplicativo, foi ao ar o sistema 156, tridígito que também permite ao morador efetivar suas queixas sobre serviços prestados pela administração. Em breve serão apresentados o novo portal oficial da Prefeitura e o novo site Fala, Diadema – 156, uma Central de Atendimento com todos os serviços oferecidos pela administração.
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