Procon itinerante orienta mais de 50 pessoas em Diadema

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Ação orientou consumidores e encaminhou aberturas de reclamações contra empresas

Texto: Renata NascimentoFoto: Dino Santos

Da Redação – Fábio Jurevier Evangelista saiu de casa decidido a ir ao Procon de Diadema, localizado na Avenida Sete de Setembro, entretanto ao passar pela Praça Lauro Michels pensou: “Hoje é meu dia de sorte”. Isso porque encontrou o Procon Itinerante instalado no local e, consequentemente, um caminho para resolver a situação que tanto o afligia.

Em maio deste ano, teve um problema com a empresa Nubank e, desde, então tentou contato com a instituição por aplicativo, fez boletim de ocorrência na delegacia e até reclamou no Banco Central. “Aqui fui bem orientado e estou otimista em conseguir solucionar esse problema de relacionamento com o banco”, afirmou o morador do Jardim Pitangueiras.

Durante todo o dia, 58 pessoas procuraram o Procon Itinerante, sendo que 33 delas tiveram fichas preenchidas para iniciar ação formal. Maria Helena dos Santos Maia, moradora da Vila Nogueira, já recorreu ao Procon mais de uma vez. “Tudo o que eu vejo de errado eu procuro o Procon e sempre fui bem atendida. É um serviço que dá resultado. Por isso minha filha me chama de Maria Procon”, relata. Ela passou pela praça e resolveu pedir orientação para solucionar um problema com a contratação de uma clínica odontológica. “Me deu até febre, é muito ruim porque você pagar para ficar com um sorriso bonito e não ter. E eu gosto muito de sorrir. Agora eu vou conseguir resolver”, garantiu.

Durante o dia, a equipe disponibilizada pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Estado de São Paulo para atender a população foi reforçada com a equipe do Procon de Diadema. “Muitas pessoas não conhecem ainda o Procon. Só de estar aqui, as pessoas se informam e essa visibilidade ajuda a divulgar melhor po serviço”, afirmou o especialista em Defesa do Consumidor da Fundação Procon do Estado, Paulo Roberto Sabino. Ele ainda fala sobre as reclamações mais frequentes. “Procon tem um setor que se chama super endividamento, com afinidade em fazer acordos, sempre tentando diminuir os juros. Outra situação é reclamação com celular porque todo mundo tem celular hoje em dia, então é natural ter defeito, problema com a operadora, é muito comum”, explica.

Para a secretária municipal de Assuntos Jurídicos, Débora Baptista, a ação merece destaque no trabalho desenvolvido pelo Procon Diadema.

Atendimento em Diadema

O Procon Diadema tem a missão de reprimir práticas comerciais ilegais, agindo de maneira preventiva ao averiguar as condutas que tenham potencial lesivo para os consumidores e aplicando sanções administrativas pertinentes, com o intuito de desencorajar a prática de infrações e evitar que a coletividade de consumidores seja prejudicada em seus direitos.

Para ser atendido, é preciso ser morador da cidade ou ser funcionário da Prefeitura do município, a reclamação deve ser relacionada a bens e serviços em relação de consumo, temas tratados no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O serviço recebe reclamações e dúvidas do consumidor de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Serviço: Procon Diadema

Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro de Diadema.

Telefones: 4053 7200 / 7204 / 7205 e 7207.

Emails: procon@diadema.sp.gov.br e procon.atendimento.covid@gmail.com

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