Até 21 de setembro, Nova Escola faz um tour por espaços educacionais para ouvir e instruir profissionais da educação e futuros professores
Da Redação – Com os inúmeros desafios da Educação no Brasil, a profissão de professor, que é tão essencial, tem sido transformada nos últimos anos. Neste contexto, a Nova Escola, organização de impacto social que apoia os educadores por meio de conteúdos e articulação com as secretarias de educação de todo o Brasil, decidiu ir para as ruas de São Paulo conversar com os professores e futuros educadores.
O movimento passa por escolas e universidades de diversas regiões da cidade, das margens ao centro, para realizar uma troca com professores da rede pública de ensino e alunos de universidades, principalmente de pedagogia e licenciatura.
Serão realizadas rodas de conversa sobre diversos temas, como a importância da pedagogia, os desafios da profissão docente nos dias de hoje (em um cenário ainda pandêmico) e a recomposição da aprendizagem, um programa feito para minimizar a defasagem do ensino dos últimos dois anos, período em que mais de 5,5 milhões de estudantes não tiveram acesso ou tiveram acesso limitado às atividades escolares no Brasil, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
“Quando se fala nos desafios da educação no Brasil, a sociedade costuma pensar nos alunos, mas para extrair o máximo do potencial dos estudantes, os professores precisam receber apoio e ter em mãos todas as ferramentas necessárias para exercer sua profissão com qualidade”, observa Ana Ligia Scachetti, pedagoga e Diretora de Educação da Nova Escola.
Com mais de 36 anos de referência na produção de conteúdo para professores, desde materiais didáticos e planos de aula, a Nova Escola vem se modernizando para acompanhar seu público. Com isso, passou para uma plataforma 100% digital e gratuita para acesso livre de educadores de todo o Brasil, que recebe cerca de 3,1 milhões de acessos por mês. Indo além do digital, nesse momento de retomada das atividades presenciais, a organização se aproxima fisicamente dos educadores para ouvir suas demandas, além de apresentar a plataforma e debater temas importantes do cenário da Educação.
No caso das universidades, uma parceria com a Ânima Educação visa mostrar a relevância dos professores e incentivar os universitários a seguir com essa profissão, que tem um enorme potencial de transformação social. “Sabemos que a jornada pela busca de conhecimento é repleta de desafios e entendemos que a educação requer humanização e personalização, e isso só pode ser aplicado quando os educadores são ouvidos e capacitados. Por isso, apoiamos o movimento Nova escola Itinerante, pois ele eleva ainda mais a qualidade de ensino por meio do empoderamento da nossa comunidade acadêmica, e com isso contribui diretamente para transformar o Brasil por meio da educação de qualidade”, afirma Eduardo Araújo, Reitor da Universidade Anhembi Morumbi.
Programação Escolas Públicas 23/08: Escola EMEB Sara Tineue(Ferraz de Vasconcelos) 25/08: Escola EMEF Theodomiro Monteiro Amaral (Jardim Dom José) 26/08: EMEF Duque de Caxias (Liberdade) 29/08: EMEF Jardim Mitsutani (Cohab) 01/09: EMEI Baroneza de Limeira (Planalto Paulista)
Universidades 14/09: Universidade Anhembi Morumbi – campus Mooca (Tenda da Nova Escola) 21/09: Universidade Morumbi Anhembi – campus Vila Olímpia (Tenda + Palestra da Nova Escola)
Nenhum comentário on "Para incentivar professores, organização leva palestras e roda de conversa para escolas públicas e universidades de São Paulo "