Intensificação contra raiva animal garante proteção para mais de 500 pets em Diadema

114 0

Centro de Controle de Zoonoses promoveu vacinação antirrrábica em agosto. A partir de setembro, aplicação da dose volta ser disponibilizada na última semana de cada mês

Texto: Renata Nascimento – Foto: Adriana Horvath

Da Redação – Durante cinco semanas, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema intensificou a aplicação da vacina antirrábica em cães e gatos e ampliou o acesso dos tutores para proteger os pets contra a raiva. Com isso, foi possível imunizar 557 animais no mês de agosto.

A partir de setembro, a disponibilização gratuita da vacina volta a ocorrer sempre na última semana de cada mês. A próxima vacinação de rotina tem previsão para ocorrer entre os dias 26 e 28 de setembro, no CCZ. Mais informações pelo telefone 0800 7710963.

“Tivemos uma boa aceitação. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses manteve atenção aos gatos, sempre orientando sobre a esporotricose e encaminhando as veterinárias quando percebiam lesões no animal. Isso foi muito importante”, avaliou a médica veterinária e coordenadora do CCZ Diadema, Nanci do Carmo. Mais informações sobre esporotricose em http://www.diadema.sp.gov.br/saude/27314-ccz-de-diadema-realizou-semana-de-combate-a-esporotricose?highlight=WyJlc3Bvcm90cmljb3NlIl0=.

Raiva

A raiva é uma doença transmissível pela mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos como, por exemplo, morcegos infectados. No animal, pode apresentar mudança de comportamento, salivação excessiva (espuma branca), perda de apetite, agressividade, vontade de morder coisas, demência, entre outros sintomas.

Proteção

De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde (Ofício Circular nº 66/2020/SVS/MS) e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que levam em consideração a situação epidemiológica de controle no Estado, a campanha anual de vacinação antirrábica de cães e gatos permanece suspensa. Entretanto, a dose é disponibilizada em ação de rotina no CCZ Diadema. A recomendação é que os animais domésticos sejam vacinados uma vez por ano contra a doença.

Podem ser vacinados cães e gatos saudáveis (e não prenhes), a partir de três meses de idade. Para garantir a segurança de todos, a equipe do CCZ solicita que os cães estejam com coleira, guia e focinheira (caso necessário) e os gatos transportados em caixas específicas de transporte.

Serviço: Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Diadema. Rua Ipoá, 131 – Jardim Yamberê – Inamar. Telefone: 0800 77 10 963

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Intensificação contra raiva animal garante proteção para mais de 500 pets em Diadema"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *