O espetáculo celebra mulheres icônicas que marcaram a história da cultura musical e teatral do Brasil. É uma homenagem e ao mesmo tempo uma reflexão sobre a importância da mulher na sociedade como artista numa época em que elas eram minoria e exceção
Eliana Pittman e Claudette Soares. Créditos: Murilo Alvesso
Link com mais fotos em alta resolução
Da Redação – Um espetáculo que homenageia mulheres icônicas da música e do teatro com estilos originais e distintos da cultura brasileira que completariam 100 anos neste ano de 2022 ou que tiveram seus centenários celebrados recentemente: esse é o norte do show Mulheres Centenárias, apresentado dias 1 e 2 de setembro, quinta e sexta-feira, 19h, no Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte.
Em cena estão oito grandes artistas que compõem um verdadeiro encontro de gerações: do jovem Ayrton Montarroyos a diva da Bossa Nova, Claudette Soares, passando por Eliana Pittman, Cida Moreira, Graça Braga, Altemar Dutra Jr, Márcio Gomes e Markinhos Moura.
As artistas homenageadas são a grande dama do samba, Dona Ivone Lara, as divas da era de ouro do rádio Marlene, Dalva de Oliveira, Carmen Costa e Elizeth Cardoso; a precursora do canto moderno no samba-canção Nora Ney; a compositora vanguardista Dora Lopes e a grande dama do teatro brasileiro Bibi Ferreira. Essas mulheres compõem o roteiro do espetáculo, que é produzido e dirigido por Thiago Marques Luiz.
O espetáculo tem uma costura dinâmica e é dividido em blocos. Cada parte é dedicada a uma homenageada em uma espécie de suíte (ou pot-pourri) que agrupa músicas representativas do repertório da artista, através de duo, trio e até quarteto de vozes que se dividem em cena em clássicos marcantes sob arranjos novos e inéditos com direção musical do pianista Alex Vianna.
Intérpretes:
Maria Alcina
Ayrton Montarroyos
Claudette Soares
Alaíde Costa
Altemar Dutra Jr
Eliana Pittman
Graça Braga
Cida Moreira
Markinhos Moura
Márcio Gomes
Serviço
Mulheres Centenárias
Dias 1 e 2 de setembro, quinta e sexta-feira, 19h
Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno
Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. São Paulo (SP)
Capacidade: 149 lugares (143 lugares e 6 espaços de cadeirantes)
Duração: 80 minutos
Classificação: Livre
Ingressos: Grátis. Reserva pelo site da Sympla
Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.
Sobre o Teatro Sérgio Cardoso
Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança, peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde, para a gravação de especiais difundidos pela plataforma #CulturaEmCasa.
Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar com acessibilidade oito pessoas na sala Nydia Licia, 827 na sala Paschoal Magno 149 pessoas são comportadas no hall de entrada, onde também acontecem apresentações e aulas de dança.
Em junho deste ano, mais uma vez o Teatro inova e lança o Teatro Sérgio Cardoso Digital. Com um investimento em alta tecnologia e adaptação para as necessidades virtuais, o TSC Digital, na vanguarda dos teatros públicos brasileiros, vai ao encontro de forma inédita da democratização do acesso à cultura com objetivo de garantir uma experiência online o mais próxima possível da presencial.
Nenhum comentário on "Divas brasileiras são homenageadas no Teatro Sérgio Cardoso com show Mulheres Centenárias"