O público poderá assistir a mostra de filmes, apresentações da peça “Notas para a vida no LIMIAR”, da Estudo de Cena, shows com Cabaré Feminista e Evandro Camperom, participar da feira de livros com editoras independentes e da Feira da Reforma Agrária com alimentos orgânicos do MST
Da Redação – Até 3 de setembro de 2022, acontece a “Ocupação Limiar” que a Estudo de Cena (@estudodecena) está realizando na Oficina Cultural Oswald de Andrade, com apoio do Prêmio Zé Renato para a cidade de São Paulo.
Nas duas últimas semanas, o público poderá conferir um ciclo com exibições gratuitas de diversos filmes, as últimas 06 (seis) apresentações da peça “Notas para a vida no LIMIAR”, show com Cabaré Feminista no dia 27 de agosto, e Evandro Camperom, no dia 03 de setembro. E as vendas de livros de editoras independentes também seguem no Rizoma, um ônibus livraria que está estacionado no pátio externo do espaço cultural. No dia 27 de agosto o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra se junta a ocupação com uma banca de alimentos orgânicos produzidos em territórios da reforma agrária.
A Estudo de Cena estreou no dia 04 de agosto sua nova peça, “Notas para a vida no LIMIAR”, uma ficção ensaística que se passa no futuro próximo. Ao imaginar e encenar o futuro, a peça, que fica em cartaz até o dia 03 de setembro, coloca em tensão o sentimento de distopia e utopia, deixando o pensamento vivo sobre como estamos vivendo hoje e o que pode vir a acontecer.
Para a criação da peça, livros e filmes foram objeto de estudo do grupo. Visando partilhar a pesquisa e contribuir com a difusão do pensamento sobre as possibilidades de futuro, a Editora Autonomia Literária e o Rizoma (ônibus – livraria) estão vendendo livros de editoras independentes com 10% de desconto. Entre os títulos, algumas referências para a criação da peça como “Quatro futuros – a vida após o capitalismo”, de Peter Frase; “Depois do Futuro”, de Bifo Berardi; e “Realismo Capitalista”, de Mark Fisher, quem comprar estes livros ganha “Riscando o Chão”, livro de fotografias da Estudo de Cena.
Na terça-feira, dia 23 de agosto, iniciou no Cineclube da Oficina Cultural Oswald de Andrade, começou a “Mostra de filmes LIMIAR”, com a projeção de “Alphaville”, de Jean Luc Godard. Na quinta-feira, dia 25 de agosto, às 15h, foi a vez de “Blade Runner”, de “Ridley Scott”, e às 18h, “O ovo da serpente”, de Ingmar Bergman. Na sexta-feira, dia 26 de agosto, às 15h, será exibido “Do leste”, de Chantal Akerman e às 18h “Nostalgia da Luz”, de Patricio Guzmán. No sábado, 27 de agosto, às 15h, serão exibidos dois curtas experimentais: “Border”, de Laura Waddington; e “La Jetée”, de Chris Marker. E na semana seguinte, a programação segue com os mesmos dias e horários, mas com os filmes exibidos de forma alternada.
Quem tiver fôlego para encarar a programação completa, poderá assistir a dois filmes no mesmo dia, nas quintas e sextas-feiras, e logo após, às 20h, conferir a peça “Notas para a vida no LIMIAR”. Aos sábados, após o cinema, acontecem os shows às 16h, que também trazem sonoridades e assuntos relacionados à peça, e às 18h, acontecem as apresentações de “Notas para a vida no LIMIAR”.
No sábado dia 27.08 das 11hs às 18hs a Ocupação LIMIAR junto com o MST realizará uma feira da Reforma Agrária com alimentos orgânicos plantados e produzidos nos Assentamentos Dom Tomás Balduíno, de Franco da Rocha, e Dom Pedro Casaldáliga de Cajamar e no Acampamento Irmã Alberta de São Paulo. Alimentos, livros, música e teatro livres dos venenos do agronegócio e da indústria cultural.
Acesse a programação completa em www.estudodecena.com.br, ww.facebook.com/CompanhiaEstudodeCena e www.instagram.com/estudodecena
SERVIÇO: “Ocupação LIMIAR” na Oficina Cultural Oswald de Andrade – Grátis. Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Sala 03 – Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro (próximo ao metrô Tiradentes) – Telefone: (11) 3222-2662
Temporada de estreia de “Notas para a vida no LIMIAR” – Com Estudo de Cena. Quando: até 03 de setembro de 2022 – Horário: quintas e sextas-feiras às 20h / sábados às 18h. Sinopse: No portal, no canto que restou do mundo, chegam mulheres humanas e não humanas vindas de longe, em grupo ou solitárias. Elas esperam um rio e sua correnteza. A peça, uma ficção ensaística, é um exercício de imaginação anticapitalista que faz uso dos expedientes do teatro épico e lírico. Duração: 90 minutos. Gênero: Teatro – Faixa etária: indicado para maiores de 14 anos.
Programação completa:
26 de agosto de 2022 (sexta-feira)
15h – Filme: Do leste, de Chantal Akerman / 18h – Filme: Nostalgia da Luz, de Patricio Guzmán
20h – Peça: Notas para a vida no Limiar – com Estudo de Cena
27 de agosto de 2022 (sábado)
11h às 18hs – Feira da reforma agrária com alimentos do MST
15h – Filmes Border, de Laura Waddington; e La Jetée, de Chris Marker
16h – Show com Cabaré Feminista – Um manifesto musical com canções e poesias que trazem a reflexão e o debate sobre a luta por igualdade de gênero e o enfrentamento às opressões.
18h – Peça Notas para a vida no Limiar – com Estudo de Cena
30 de agosto de 2022 (terça-feira) – 19h30 – Filme Do leste, de Chantal Akerman
01 de setembro de 2022 (quinta-feira)
15h – Filme Nostalgia da Luz, de Patricio Guzmán / 18h – Filme Blade Runner, de Ridley Scott
20h – Peça Notas para a vida no Limiar – com Estudo de Cena
02 de setembro de 2022 (sexta-feira)
15h – Filme Alphaville, de Jean Luc Godard / 18h – Filme O ovo da serpente, de Ingmar Bergman
20h – Peça Notas para a vida no Limiar – com Estudo de Cena
03 de setembro de 2022 (sábado)
15h – Filmes Border, de Laura Waddington; e La Jetée, de Chris Marker
16h – Show com Evandro Camperom – Professor de língua portuguesa, cantor e compositor popular. Tem três álbuns lançados: “Algazarra”, ” Ferramenta Quente” e “A revolta do parafuso”.
18h – Peça Notas para a vida no Limiar – com Estudo de Cena
Rizoma (Ônibus-livraria-palco) e a Editora Autonomia Literária seguem com venda de livros de editoras independentes com 10% de desconto. Na compra de livros de referência da peça da Estudo de Cena, o público ganha “Riscando o Chão”, o livro de fotografias do grupo.
Nenhum comentário on "Última semana da programação especial do Estudo de Cena na Oficina Oswald de Andrade"