Mães trocam experiências sobre aleitamento materno em Diadema

106 0

Durante o mês de agosto, as Unidades Básicas de Saúde farão atividades temáticas sobre o Agosto Dourado

Texto: Renata Nascimento – Foto: Mauro Pedroso e Arquivo PMD

Da Redação – O leite materno é considerado o padrão ouro da alimentação infantil. Para incentivar e apoiar as mães a oferecer o melhor alimento para o bebê, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realiza diversas atividades ao longo deste mês, considerado Agosto Dourado.

Nesta quarta-feira (24/08), gestantes e mães que tiveram filho recentemente e seus acompanhantes participaram, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nações, de roda de conversa e puderam esclarecer dúvidas e trocar experiências sobre a maternidade.

O encontro abordou vantagens e importância do aleitamento, tipos de mamilo e pega correta, valor nutricional do leite materno, fatores para a produção de leite, livre demanda e rede de apoio familiar, aleitamento e mãe trabalhadora, além de outros temas. A equipe multidisciplinar foi composta pela nutricionista Myrian Paisano, a dentista Elisângela Serafim e a enfermeira Alexsandra Miglino Silva.

Para Caroline Calixto da Silva, mãe do pequeno Carlos Gael de 16 dias, a dificuldade em amamentar está se transformando em alegria. “Não tive muitas informações no período gestacional, o que me prejudicou bastante na hora da amamentação. Procurei a UBS onde eu frequento para ter um auxílio e me trouxe um grande alívio, pois pude corrigir a pega do meu filho na hora de mamar e posições que são menos dolorosas”, explicou. “Só de poder dar o leite materno e ter ainda mais uma incrível conexão com meu filho posso torná-lo uma pessoa saudável e deixá-lo mais forte a cada dia”, agradeceu.

A dentista Elisângela Serafim reforçou ainda a contraindicação de bicos artificiais como chupeta e mamadeiras. “Eles podem promover confusão de bico e desmame precoce e outras disfunções e prejuízos no desenvolvimento”. Três gestantes já saíram do grupo com agendamento para consulta odontológica.

Também foi reinaugurado o Cantinho da Amamentação, espaço acolhedor para que a mãe possa amamentar com tranquilidade enquanto está na Unidade.

Direito

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é o aleitamento exclusivo até os seis meses e complementar até os dois anos. Segundo dados do Sisvan, a taxa de aleitamento exclusivo no país vem aumentando a cada ano, mas ainda está abaixo do ideal. Em 2017, apenas 41% dos bebês até seis meses foram amamentados exclusivamente com leite materno. Em 2021, foram 61%. Após um ano de vida, a prevalência de aleitamento continuado passou de 30%, em 1986, para 53,1% em 2019.

Para o pediatra Dr. Moises Chencinski, amamentar é um direito de mãe e bebê. “A decisão é sempre da mãe. Há aquelas que querem e as que não querem amamentar, outras têm dificuldade. Ninguém é mais mãe ou menos mãe porque não amamentou. Entretanto, a indústria de substitutos de leite materno aproveita e incentiva essa divisão para criar dois grupos oponentes: as que amamentam e as que não. Na verdade, é um grupo só: são mães”, ressalta.

O especialista garante que a discussão vai além. “O que não tem discussão é que o leite materno é o padrão ouro da alimentação infantil. Muitas vezes não tem como conseguir o melhor, então há o melhor possível. Isso não quer dizer que uma criança alimentada por fórmula infantil e acompanhada adequadamente pelo serviço de saúde, com vacinas, carinho e apoio, não possa evoluir muito bem. Agora, se eu for comparar produto fórmula e produto leite materno, o leite materno é incomparável a fórmula. Quando não existe, a gente usa o substituto do leite materno”, afirma Chencinski.

Programação

A programação segue até 31 de agosto e pode ser acessada no link http://www.diadema.sp.gov.br/saude/28366-agosto-dourado-diadema-tera-programacao-especial-para-incentivar-aleitamento-materno.

O aleitamento materno é incentivado durante todo o ano nas atividades de rotina das Unidades Básicas de Saúde. Além disso, a rede municipal oferece consultas de pré-natal, exames e ultrassom obstétrico em quatro UBSs de referência como Jardim ABC, Paulina, Parque Real e Vila Nogueira.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Mães trocam experiências sobre aleitamento materno em Diadema"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *