GCM Diadema realiza novo curso Patrulha Maria da Penha

81 0

Da Redação – Para reafirmar seu compromisso no combate à violência contra as mulheres e destacar o 16º aniversário da Lei Maria da Penha, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã realiza mais um curso de capacitação e formação da Patrulha Maria da Penha – GCM Diadema. O objetivo é qualificar ainda mais o serviço e aumentar o número de guardas especializados nesse tipo de atendimento.

Criada no ano passado para garantir o cumprimento de medida protetiva judicial, a Patrulha Maria da Penha de Diadema contabiliza balanço com 318 medidas protetivas, 273 afastamentos do lar e 157 vítimas assistidas. Além disso, as equipes patrulheiras já efetuaram dez prisões de agressores.

O novo curso Patrulha Maria da Penha está sendo frequentado por 15 integrantes da GCM, sendo oito mulheres e sete homens.

A formação será em quatro dias de aulas com palestras de profissionais que atuam na área: José Batista da Silva (corregedor da GCM Diadema); Paula Souto Silveira (Casa Beth Lobo); Juliana Carla Maciel Ramos (Promotoria de Justiça); Renata Cruppi (Delegacia de Defesa da Mulher de Diadema); e Analdeci Moreira (Coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Diadema).

A abertura do curso, nesta segunda-feira, 22/8, contou com a presença do comandante GCM Mendes. “Infelizmente, cresceu o número de casos de violências. Por isso, quanto mais guardas civis estiverem capacitados para atuarem na Patrulha Maria da Penha, mais rápido e eficiente será o nosso atendimento”, explicou o comandante.

O segundo dia de aula, nesta terça-feira, 23/8, começou com palestra da promotora criminal Juliana Carla Maciel Ramos, que responde por uma das dez promotorias da cidade. Na exposição, ela abordou sobre os tipos de crime e de medidas protetivas, discutiu exemplos práticos e deu, entre outras orientações, dicas para uma atuação eficiente da Patrulha. “A cidade está de parabéns. A criação da Patrulha Maria da Penha de Diadema foi uma iniciativa nobre, maravilhosa e necessária”, disse a promotora.

“Viver sem violência é um direito das mulheres” é o lema da Patrulha de Diadema

De acordo com o Decreto Municipal nº 7.866/2021 que instituiu a Patrulha Maria da Penha – GCM Diadema, a missão do grupo é garantir a proteção policial das mulheres com medidas protetivas dentro do município. Criado para fazer diferença positiva na vida das mulheres, o serviço é formado por 15 GCMs, sendo dez mulheres e cinco homens. Atualmente, esse efetivo da Patrulha se divide em duas equipes, coordenadas por duas mulheres: a GCM (1ª Classe) Simone e a GCM (1ª Classe) Luta.

O protocolo de atuação da Patrulha Maria da Penha – GCM Diadema é sempre em parceria com os demais órgãos protetivos como o Ministério Público e a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Além disso, também trabalha em conjunto como as secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania, que é responsável pela Casa Beth Lobo, Saúde, Educação, Assuntos Jurídicos, Esporte e Lazer, entre outras.

PATRULHA MARIA DA PENHA – GCM DIADEMA (24 HORAS)

– denúncias: 4043-6330 e 0800-770-5559

PARCEIROS:

– DDM (Delegacia de Defesa da Mulher de Diadema) – rua Santa Rita de Cássia, 42 – tel. 4044-9224 e 4043-2856 (9h às 18h)

– Casa Beth Lobo – rua das Turmalinas, 35 – tel. 4043-0737 (8h30 às 15h30)

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "GCM Diadema realiza novo curso Patrulha Maria da Penha"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *