As apresentações acontecem no dia 26 de agosto em unidade feminina do interior.
Da Redação – Refletir sobre os tipos de violência que as mulheres estão expostas na sociedade utilizando a linguagem cômica da palhaçaria feminina: esse é o objetivo do espetáculo Escolhas, idealizado e encenado pela atriz santista e palhaça Juliana Bordallo, com direção de Naomi Silman.
As apresentações são exclusivas para as jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Fundação Casa e acontecem nos dias 24, 25 e 26 de agosto, nas unidades da capital paulista, Bom Retiro e Mooca, e na cidade Cerqueira César, no interior de São Paulo.
O espetáculo possibilita através da comicidade e do riso o debate sobre as relações de abuso, controle do corpo feminino, escolhas, desigualdade e machismo com o intuito de desenvolver novas possibilidades de relações interpessoais.
Para a atriz, o projeto artístico foi criado para despertar nas mulheres em situação de vulnerabilidade social o olhar e a escuta atenta sobre a normalização de relações tóxicas e abusivas. “Escolhas é um espetáculo que visa atender camadas da população menos assistidas em relação ao acesso a bens culturais e assim aumentar a participação de minorias no processo político, no acesso à cultura, informação, acolhimento e empoderamento feminino”, afirma.
A produção do projeto é inspirada na pesquisa que Bordallo desenvolve desde 2016 tendo como fio condutor a dramaturgia feminista voltada para a comicidade feminina através da palhaçaria. No final de cada apresentação, as jovens irão participar de uma roda de conversa sobre relacionamentos abusivos com a advogada Thaís Perico. A advogada possui ampla experiência relacionada ao tema, atuando diretamente no combate e auxílio às vítimas de violência doméstica na Baixada Santista e Grande São Paulo.
O projeto foi contemplado pelo Proac Expresso 10/2021.
Classificação indicativa:14 anos
Duração:60 minutos
Sobre Juliana Bordallo
Juliana Bordallo é sócia-fundadora da Bordallo Cultural, uma produtora cultural que desde 2013 atua em projetos culturais e sociais na Baixada Santista.
É idealizadora do Projeto Tarrafa – Conexão de Mulheres Produtoras da Baixada Santista, em execução em municípios da Baixada Santista. Com a sócia Thaís Oliveira criou o projeto Baixadinha, que trata de assuntos e produção de eventos voltados à infância com apoio de profissionais dedicadas à pesquisa e diálogos sobre os direitos da criança.
Em 2016, idealizou e fundou o Praiaces – Movimento de Palhaçaria Feminista e Diversidade da Baixada Santista, coletivo atuante e mobilizador de ações de pesquisa e treinamento para palhaces e circenses da Baixada Santista.
Desde 2018, desenvolve ações e projetos culturais e sociais na ocupação Vila Pantanal, em Santos. Em 2020, idealizou e desenvolveu o projeto Elas por Elas, contemplado pelo Proac Lab/2020, com o objetivo ser uma rede de fortalecimento entre as mulheres moradoras do território.
Sinopse
Palhaça Flóris da Silva resolve navegar nas “profundezas mais profundas” das suas memórias! Entre rosas, areia, bicicleta, jockey pow e baladinhas, ela desvenda o mistério de seus problemas.
Manter o equilíbrio, a sanidade mental, a criatividade, autoestima e não esquecer do autocuidado são imposições que levam Flóris a crises existenciais e de ansiedade. Entre essas inquietações e provocações nada filosóficas, Flóris guiará a plateia aos delírios do riso.
Serviço
Escolhas
24 de agosto
CAIP Ruth Pistori
10h00 às 11h00 – Espetáculo
11h00 às 11h40 – Roda de conversa
25 de agosto
Casa Chiquinha Gonzaga com dois Módulos
10h00 às 11h00 – Espetáculo
11h00 às 11h40 – Roda de conversa
14h30 às 15h30 – Espetáculo
15h30 às 16h10– Roda de conversa
26 de agosto
CASA Feminino Cerqueira César
11h00-12h00 – Espetáculo
12h00-12h40 – Roda de conversa
CASA Feminino Anita Garibaldi
15h00-16h00 – Espetáculo
16h00-16h40 – Roda de conversa
Classificação indicativa:14 anos
Duração:60 minutos
Ficha Técnica
Direção geral: Naomi Silman
Atuação e Criação: Juliana Bordallo
Dramaturgia: Naomi Silman e Juliana Bordallo
Produção: Thais Oliveira e Juliana Bordallo – Bordallo Produções
Figurinista: Cecília Veigas
Música Original – Leoa: Lelê Lótus
Mixagem música – Leoa:Theo Cancello
Coreografia música Leoa: Lua Bordallo
Assessoria de Mágica: Silas Henrique
Assessoria de Imprensa: Pandora – Comunicação para Mulheres
Assessoria de Comunicação e Design Gráfica: Thaís Oliveira
Concepção de luz: Thaís Oliveira
Montagem e Operação de Som e Luz: Thaís Oliveira
Advogada (Mediadora da Roda de Partilha): Thaís Perico
Fotografia: Renato Coelho Fotografias e Catarina Bertolini – Flor de Sal Produtora.
Acompanhe no Instagram
Nenhum comentário on "Fundação Casa de Cerqueira César recebe espetáculo teatral sobre relações abusivas"