Novo conceito da sede do Legislativo de Ribeirão Pires atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Texto: Rodolfo Albiero (CIGABC)
Da Redação – A Câmara de Ribeirão Pires tornou-se, nesta quarta-feira (24/8), o primeiro parlamento municipal sustentável do Brasil, atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
A conquista é fruto do Programa Agenda 2030 – Desafios e Caminhos, desenvolvido pela Câmara de Ribeirão Pires e pela Agência de Desenvolvimento Econômico ABC, com apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
O novo conceito do Legislativo Municipal foi apresentado pelo presidente da Casa de Leis, Guto Volpi. Entre as intervenções implementadas, a sede do Legislativo ribeirãopirense passa a contar com geração de energia limpa, maior acessibilidade, solo permeável com instalação de jardim de chuva e reuso de água, arborização frutífera com o plantio de árvores adultas e a substituição gradual da frota de automóveis por veículos elétricos.
Também como parte do Programa Agenda 2030, foi implementado o projeto Museu de Arte de Rua (MAR), com o objetivo de valorizar o espaço urbano e o fortalecimento do turismo cultural na cidade.
Representando o colegiado de prefeitos, o vice-presidente do Consórcio ABC e prefeito de Ribeirão Pires, Clovis Volpi, destacou que o munícipio é precursor do movimento e pode servir de referência para outras câmaras municipais.
“Há que se pensar no amanhã. O futuro do nosso planeta, da nossa sociedade, dos nossos filhos, netos e bisnetos depende disso”, afirmou Volpi.
Ao fim do evento, o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Aroaldo da Silva, apresentou uma carta de compromisso da região para a ampliação de políticas públicas e ações privadas, com o objetivo de atingir os 17 objetivos da ONU para erradicar a pobreza e proteger o meio ambiente e o clima, além de garantir paz e prosperidade para as pessoas.
O documento foi firmado por representantes dos municípios da região, da Agência de Desenvolvimento, do Consórcio ABC, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip ABC), Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Nenhum comentário on "Grande ABC ganha a primeira Câmara Municipal sustentável do Brasil"