Programa é voltado à construção de políticas públicas e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Da Redação – A Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC e a Câmara Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, promoveram, nesta quarta-feira (24/08), em Ribeirão Pires, o lançamento do Programa Agenda 2030 – Desafios e Caminhos, voltado à construção de políticas públicas e ações integradas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Na ocasião, as diferentes entidades e representantes de classe assinaram uma Carta de Princípios e Compromissos pela Agenda 2030, que tem por objetivo, entre diversos outros itens, a mobilização, articulação e o fomento de políticas públicas voltadas ao tema, o estabelecimento de estratégias e de uma agenda regional do Grande ABC e a adaptação das metas e indicadores para o contexto brasileiro, buscando avanços reais.
Também foi apresentado o novo conceito do Legislativo de Ribeirão Pires, que recebeu intervenções que resultaram na geração de energia limpa, maior acessibilidade, solo permeável com instalação de jardim de chuva e reuso de água, arborização frutífera com o plantio de árvores adultas e frota de automóveis elétricos (gradativo). Com isso, a Casa de Leis da Estância torna-se sustentável e inclusiva, sendo o primeiro Case de Sucesso Público da região integrado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
No âmbito da iniciativa privada, a Braskem, do setor químico e petroquímico inserida no Grande ABC, realizou a apresentação da estratégia de desenvolvimento sustentável em suas plantas. Entre algumas das iniciativas destacadas, está o projeto Vesta, que consiste na substituição das turbinas a vapor da empresa por motores elétricos de alto desempenho que são alimentados pelo próprio gás do processo. Inédita no Brasil, a medida da Braskem resulta na geração de energia e também na disponibilização da mesma para a comunidade, além de reduzir emissões de CO2, no consumo de água e de gás natural.
O vice-presidente do Consórcio ABC e prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi, exaltou as iniciativas e destacou a necessidade do poder público se empoderar deste debate.
“Não se faz desenvolvimento econômico e sustentável se não pensarmos o amanhã, o futuro. O futuro da nossa geração passa a ter necessidade de pessoas que pensam no amanhã, e por isso não podemos mais pensar só no hoje. Quando se tem um grupo pensando nisso, nós devemos procurar participar e, além de participar na discussão, participar nas realizações”, comentou Volpi.
O deputado estadual e representante da Frente Parlamentar do ABC, Thiago Auricchio, comentou sobre a importância de eventos como este para integrar a sociedade no debate em questão.
“Que essa ação seja um grande exemplo para o nosso contexto regional, para o Estado e o país. Muitas vezes a discussão do desenvolvimento sustentável acaba ficando distante da sociedade e, quando nós organizamos todos os setores em ocasiões como esta, nós conseguimos fazer um trabalho muito melhor para todos”, comentou Thiago.
Para o presidente da Agência, Aroaldo da Silva, o evento é um caminho para conectar e disseminar novas ações sustentáveis.
“Precisamos fazer um debate profundo com toda a sociedade sobre qual será o rumo do nosso planeta. Nesse sentido, os cases apresentados hoje demonstram muito bem a necessidade de conectarmos os setores e disseminar, a partir do Grande ABC, a Agenda 2030 para toda a sociedade”, disse Aroaldo.
Representando o Legislativo, o presidente da Casa, Guto Volpi, apresentou os novos conceitos e destacou as iniciativas da Casa.
“Esse é um Legislativo do fazer. A gente discute, vota, cria leis, ouve a sociedade civil, criamos legislação, discutimos com o poder público, mas essa Câmara é a do fazer e hoje temos a honra de dizer que é a primeira sustentável do Brasil”, destacou Guto.
No evento, o Governo de SP foi representado por Rafael Goffi, Coordenador do SP+Consórcios, que reafirmou o compromisso do Estado com a Agenda.
“Quero reafirmar com vocês o compromisso do Governo com a Agenda 2030 em prol do desenvolvimento sustentável. Eu costumo falar do trabalho de Ribeirão Pires como exemplo para todo o país e, com base nisso, queremos desenvolver muito mais através da parceria do Estado com os municípios e a iniciativa privada, pois é assim que vamos construir um mundo melhor”, comentou Goffi.
A gerente de Relações Institucionais da Braskem, Sylvia Tabarin Vieira, comentou sobre a importância da ocasião para a reflexão de medidas conjuntas.
“Hoje foi um momento muito importante para a Braskem, onde pudemos apresentar as nossas iniciativas de desenvolvimento sustentável. Um momento único, onde vimos iniciativas do poder público, iniciativa privada e sociedade, e pudemos também refletir como esses setores estão engajados em buscar um futuro melhor e como podemos trabalhar em conjunto”, destacou Sylvia.
Nenhum comentário on "Grande ABC ganha Programa Regional de discussão da Agenda 2030"