Centros culturais e bibliotecas recebem eventos como contação de histórias, teatro, workshops, encontros literários e as celebrações do Dia do Patrimônio Histórico
Texto: Aline Melo – Foto: Dino Santos (PMD)
Da Redação – A segunda quinzena de agosto acaba de começar e a Cultura em Diadema segue agitando os centros culturais, bibliotecas e outros equipamentos públicos do município. O mês que começou com a grande festa de aniversário da Casa do Hip Hop, que reuniu 5.000 pessoas para celebrar o primeiro espaço voltado à cultura do hip hop na América Latina, ainda tem uma programação extensa de atividades. Confira!
O Centro Cultural Vladmir Herzog (Rua Eduardo de Matos, 159), no Campanário, recebe no dia 17, às 10h e às 14 horas, contação de história no projeto Leiturices Brincantes da Cultura Popular- Folia de Reis. A iniciativa tem por objetivo trazer conhecimentos das lendas, brincadeiras e músicas na finalidade de estreitar os saberes sobre a história da Folia de Reis, valorizar a diversidade e promover o respeito da cultura popular.
Na mesma data, 17 de agosto, na Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira (Rua Bernardo Lôbo, 263), na Vila Nogueira, será realizado o 8º encontro do Clube de Leitura Leias Mulheres Diadema, onde será debatida a obra Entre Atos, de Virgínia Wolf, escritora inglesa considerada uma das maiores e mais importantes do século 20. O encontro está marcado para 14 horas.
A Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira ainda recebe outros dois eventos literários até o final do mês. Dia 24, às 14 horas, será realizada roda de conversa com o escritor Sallié Oliveira. Natural de Diadema e autor de Grande Casa À Beira da Estrada e Guerra no Corpo do Homem, o escritor vai conversa sobre processo criativo, arte periférica e a produção artística em tempos de pandemia. Já no dia 29, às 13 horas, o encontro será com a escritora mirim Laura Salles.
O Centro de Memória de Diadema (Avenida Alda, 277, Centro) terá diversas atividades no dia 17 dedicadas à celebração do Dia do Patrimônio Histórico. A programação começa 10 horas, com encontro aberto do Condepad (Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico Documental, Artístico e Cultural de Diadema); conversa com Sol Massari sobre a Lei de Patrimônio Imaterial, às 14 horas; encontro com os memorialistas da cidade Walter Adão Carreiro, Irio Marega, Luiz Chierotto, Josmar Brás Pereira, Paulo Leite e Luiz Landi, às 16 horas; e a abertura da exposição de artes visuais “O Passado e o Presente – A preservação do patrimônio de Diadema”, às 19 horas, cuja exibição será realizada até o dia 30 de agosto.
O Centro Cultural Serraria (Rua Guarani, 790) recebe no dia 16, 13 horas, oficina de xadrez para iniciantes e no dia 27, às 20 horas, apresentação de teatro infantil com a Cia Elevador de Teatro Panorâmico, com a peça Caro Kafka, que propõe uma releitura de passagens famosas dos livros de Franz Kafka, escritor tcheco muito conhecido pelo conteúdo fantástico de suas obras. O evento faz parte do Circuito SP, programa de difusão cultural executado pela organização social Amigos da Arte.
Nenhum comentário on "Cultura agita Diadema até o final de agosto"