Com a chegada de um lote de Coronavac exclusivo para atender essa população, município vai conseguir iniciar a vacinação dos pequenos no Dia D de multivacinação; 1ª etapa é para crianças com comorbidades
Texto: Tatiana Ferreira – Fotos: Adriana Horvath
Da Redação – Neste sábado (20/08), Diadema promove um grande dia de mobilização contra as doenças imunopreveníveis, a partir da realização do Dia D de vacinação contra a poliomielite e multivacinação voltada para crianças e adolescentes, de 0 a 15 anos. E outra grande notícia é que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai iniciar a vacinação das crianças de 3 a 4 anos com comorbidades contra a Covid-19.
A medida vai ser possível porque o município recebeu nesta sexta-feira (19) um lote de 3.360 doses de Coronavac exclusivas para uso nessa faixa etária de 3 a 4 anos. Vale lembrar que o imunobiológico (Coronavac) é o único aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), até o momento, para aplicação nessa faixa etária. Essa autorização especial saiu em julho e apenas agora o município recebeu doses para iniciar a aplicação.
“Este é um momento importante e especial no avanço do combate à Covid-19. Estávamos ansiosos para a chegada de um novo lote da Coronavac e, agora, vamos poder imunizar as crianças da cidade. Convidamos todos os pais e mães que levem seus filhos para vacinar. Vacinas protegem e salvam vidas. Nossas equipes estarão a postos durante todo o dia para vacinar o maior número possível de pessoas”, afirmou a secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto.
Mães e pais poderão levar seus filhos para uma das 20 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que estarão abertas nesse sábado para o Dia de multivacinação. As UBSs funcionarão das 8h30 às 16h.
Dia D de multivacinação
As 20 UBSs de Diadema estarão abertas neste sábado, das 8h30 às 16h, para a campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação voltada para crianças e adolescentes, de 0 a 15 anos; e de Covid-19 para todo o público elegível. Quem for a alguma UBS poderá ter sua caderneta de vacina conferida e, se necessário, atualizá-la, caso esteja com doses em atraso.
É preciso ficar atento, pois cada vacina possui um público-alvo específico. As gotinhas que protegem contra a poliomielite são destinadas a crianças de 1 a 4 anos. A dose faz parte do calendário vacinal, mas precisa de reforço anual.
As vacinas contempladas pela campanha de multivacinação englobam as seguintes doenças imunopreveníveis: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23 e todas as demais vacinas do calendário nacional de vacinas. Para receber a vacina, a criança precisa ser levada por um responsável e é preciso apresentar caderneta de vacinação e documento de identidade do menor.
Já o imunizante da Covid-19 está disponível para crianças entre 3 e 11 anos de idade e pessoas a partir de 12 anos. Para receber as doses (D1, D2, D3, D4 e D5, de acordo com as regras para cada grupo) é importante ter em mãos documento de identidade com foto e número do CPF e comprovante de dose anterior (caso não seja a primeira dose). Apenas pessoas de 18 anos ou mais com alto grau de imunossupressão podem receber a quinta dose. Caso o indivíduo tenha fica imunossuprimido após a quarta dose, é preciso apresentar documentação que comprove a condição de saúde.
A ação visa ampliar o acesso daquelas pessoas que não conseguem ir à uma UBS durante a semana. E, neste ano, o município contará com o reforço de voluntários do Rotary Club, entidade que presta serviços humanitários, em três unidades: Centro, Paulina e Paineiras. Os voluntários vão atuar na divulgação e mobilização do evento, além de disponibilizar decoração com bandeirinha e bexigas.
Nenhum comentário on "Diadema inicia vacinação contra a Covid-19 em crianças de 3 a 4 anos neste sábado (20)"